terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Instabilidade, aguaceiros e vento forte até ao Natal

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê a continuação de tempo instável, com aguaceiros e vento por vezes forte até ao Natal, devido à «passagem alternada de sistemas frontais, associadas a depressões», afirmou à Lusa fonte desta entidade. De acordo com a meteorologista Cristina Simões, a região do Porto esteve esta noite sob a «influência de uma superfície frontal, associada a uma depressão localizada a oeste do continente e que deu alguma instabilidade, chuva e vento forte».

«Estas situações depressionárias geralmente trazem instabilidade, com ocorrência de trovoada», adiantou. Durante o dia de hoje as condições meteorológicas vão «acalmar» mas prevê-se um novo agravamento durante a madrugada, detalhou Cristina Simões. O Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS) do Porto registou, durante a madrugada de hoje, «300 ocorrências no distrito» devido ao mau tempo que se fez sentir, afirmou à Lusa o comandante Teixeira Leite.

Segundo referiu, as situações mais comuns foram as «pequenas inundações» em caves, garagens e habitações, que ocorreram maioritariamente em municípios do litoral do distrito.O mau tempo que assolou o distrito esta madrugada provocou 11 desalojados, acrescentou o comandante do CDOS do Porto. Em declarações à agência Lusa hoje de manhã, o chefe António Oliveira, dos Sapadores Bombeiros do Porto, disse que a situação mais grave ocorria na marina do Freixo, no Porto, com «várias embarcações afundadas, outras com danos graves e umas em cima das outras».

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: