quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Rotações 03 Dezembro 2009

Troféu Nacional Extreme Gonçalo Reis vencedor em Torres Vedras

Gonçalo Reis ganhou a “Extreme” de Torres Vedras, terceira prova pontuável para o Troféu dessa modalidade. O conhecido campeão de Enduro confirmou a sua supremacia ao vencer hoje a “especial” final, entre cinco pilotos que conseguiram terminar classificados.Esta prova organizada pelo Moto Clube de Torres Vedras teve 22 pilotos à partida, número um pouco abaixo das previsões, mas a chuva terá "desmobilizado" alguns concorrentes pré-inscritos para a função. Aliás, choveu na região durante a manhã de Sábado, e como tal ficaram bastante enlameados vários sectores do percurso – traçado para Nordeste da cidade, com 32 Km de extensão, em terreno variado e selectivo – tornando mais árdua a tarefa dos participantes.A partir do meio-dia de Sábado, os pilotos dispunham de cinco horas para completar esse troço selectivo, mas apenas cinco conseguiram atingir a meta dentro do tempo estipulado. Gonçalo Reis foi o mais rápido nessa fase, ao cumprir a função em 3h33m, seguido por Luís Damil (em 4h20), José Guimarães (4h48), Paulo Sousa (4h52) e João Ribeiro (4h53). Já excluídos por excesso de tempo, também completaram o percurso Luís Oliveira, Jorge Araújo e Miguel Salvador.


No entanto, a classificação final da prova seria estabelecida no troço disputado na manhã deste Domingo, no recinto da Expotorres, numa pista artificial ao ar livre concebida com recurso a troncos, manilhas de cimento, grandes pedras, pneus, areia e brita. Face ao reduzido número de concorrentes qualificados na véspera, a organização alterou o formato da "Cross Extreme": para efeitos de Troféu, os cinco pilotos apurados decidiram o resultado numa manga final. Além disso, 14 pilotos enfrentaram diversas mangas, proporcionando interessante espectáculo ao público presente.A final que rendia pontos para o Troféu Extreme foi então ganha por Gonçalo Reis, seguido por um piloto bem conhecido do Trial, João Ribeiro. A organização não efectuou cronometragem, tendo apenas registado o ordenamento dos concorrentes nesta manga, com a duração de 10 minutos mais 2 voltas. No 3.º lugar ficou um piloto local, Luís Damil, e a seguir chegaram os homens que partilhavam o comando do Troféu antes desta prova, com Paulo Jorge Sousa diante de José Guimarães. Paulo Jorge Sousa lidera agora sozinho a competição, com 2 pontos de avanço sobre José Guimarães, mas João Ribeiro também ainda possui algumas hipóteses de discutir o título.

Classificação:

1.º Gonçalo Reis (KTM);

2.º João Ribeiro (Suzuki);

3.º Luís Damil (Yamaha);

4.º Paulo Jorge Sousa (Yamaha);

5.º José Guimarães (Yamaha).

Troféu:

1.º Paulo Jorge Sousa (Yamaha) 65 pontos;

2.º José Guimarães (Yamaha) 63;

3.º João Ribeiro (Suzuki) 47;

4.º Gonçalo Reis (KTM) e Fernando Ferreira (Yamaha) 25;

6.º Luís Damil (Yamaha), Joaquim Paz (KTM) e José Alves (KTM), 20.


Campeonato Regional Centro de Cross-Country Bruno Francisco primeiro na Concavada


Bruno Francisco conquistou a sua primeira vitória absoluta em provas do Campeonato Regional Centro de Cross-Country/ Troféu do Nabão, ao triunfar em Concavada, numa corrida com boa movimentação na luta pelos lugares cimeiros e que não proporcionou campeões Em Concavada, perto de Abrantes, nos dias anteriores a chuva marcou significativa presença, mas hoje só se registaram aguaceiros fracos, a cair de forma intermitente durante as duas horas mais uma volta de corrida. O terreno absorveu bem a água, mas ainda assim a organização teve de introduzir duas ligeiras alterações no percurso com 7 Km de perímetro, para evitar sectores muito enlameados junto à travessia de ribeiros.Nesta prova alinharam 26 pilotos e os mais rápidos completaram quinze voltas ao traçado. Na primeira começou por liderar Ricardo Carvalho (que desistiu na nona volta), mas na segunda passagem já Gonçalo Bandeira aparecia na frente, e pouco depois Joel Paiva instalava-se no 2.º posto.Gonçalo Bandeira capitaneou o pelotão durante a maior parte da corrida, mas no último terço Joel Paiva e Bruno Francisco aproximaram-se gradualmente do comandante.


A fase final foi particularmente movimentada, a começar pelo atraso de Joel Paiva, pois quase a entrar na última volta ficou parado sem gasolina. O líder do Campeonato não baixou os braços e empurrou a sua máquina durante algumas centenas de metros até à assistência, onde abasteceu e ainda conseguiu terminar na 7.ª posição absoluta. Entretanto, na derradeira volta Bruno Francisco conseguiu mesmo ultrapassar Gonçalo Bandeira. O piloto de Tomar arrecadou assim uma preciosa vitória, terminando com 48s de avanço sobre Bandeira – sendo que este último não pontua para o Troféu, por ser um piloto Consagrado. No 3.º lugar ficou Marco Vicente, melhor representante da classe 175 2T/ 250 4T, e que em termos absolutos levou a melhor no confronto com Pedro Vitorino, enquanto Daniel Xavier se impôs a Nuno Filipe na discussão do 5.º posto.Com estes resultados, os campeões regionais Centro de Cross-Country apenas vão ser conhecidos na quinta e última prova desta competição, dia 20 de Dezembro em Igreja Nova (Ferreira do Zêzere). Apesar do contratempo sofrido hoje, Joel Paiva permanece destacado na tabela absoluta, o mesmo acontecendo com Nuno Filipe na classe 175 2T/ 250 4T. Diferente é a situação na classe +175 2T/ +250 4T, pois Pedro Vitorino só tem agora 1 ponto de avanço sobre Bruno Francisco. Apenas Rui Panda já garantiu a vitória global entre os Veteranos.


Classificação:

1.º Bruno Francisco (Suzuki) 15 voltas em 2h17m17s;

2.º Gonçalo Bandeira (Husqvarna) a 0.48;

3.º Marco Vicente (Kawasaki) a 4.02;

4.º Pedro Vitorino (Husaberg) a 4.20;

5.º Daniel Xavier (Suzuki) a 5.54;

6.º Nuno Filipe (KTM) a 6.04;

7.º Joel Paiva (BMW) a 14.52;

8.º Sandro Carolino (KTM) a 1 volta.


Veteranos:

1.º Rui Panda (Yamaha) 97;

2.º Nuno Curado (Suzuki) e Divino Pereira (KTM) 42;

4.º Nélson Vassalo (Kawasaki) 25;

5.º José Tomás (Suzuki) 18.


Lista provisória de pilotos Moto2


A categoria Moto2, que na próxima temporada faz a sua estreia no Mundial de Velocidade em conjunto com as 250 cc, para em 2011 passar a ser uma categoria unicamente com motos de 600 cc, tem despertado muita curiosidade nos fãs dos desporto motorizado em duas rodas.Os anúncios de novas equipas que vão participar em Moto2 são muitos, anunciando ao mesmo tempo vários pilotos, muitos deles já conhecidos de MotoGP, das 250 cc e das 125 cc.Baseando-se na lista provisória de equipas que a Federação Internacional de Motociclismo aprovou e anunciou, foielaborada uma lista própria que adiciona a cada equipa o nome do piloto correspondente.Veja a lista completa em baixo e fique a saber quais as equipas, e quais os pilotos que irão participar em Moto2.


AjoMotorsport – 1 piloto – Alex Débon
Campetella Racing – 1 piloto – Dominique Aegerter
Cardion AB Motoracing – 1 piloto – Karel Abraham
CIP Moto – GP250 – 1 piloto – Valentin Debise
Emmi – Caffe Latte – 1 piloto – Thomas Luthi
G22 Racing Team – 2 pilotos – Fonsi Nieto / Yannick Guerra
Hayate Racing Team – 2 pilotos – Jules Cluzel / ?
Honda Gresini – 2 pilotos – Toni Elias / ?
Jir 2 Kino Racing – 2 pilotos – Mattia Pasini / Roger Lee Hayden
Kino Racing – 1 piloto – Fabrizio Perren
Mapfre Aspar Team - 2 pilotos – Julian Simon / Mike Di Meglio
Matteoni Racing – 1 piloto – Lukas Pesek
Pons Racing – 2 pilotos – Sergio Gadea / Axel Pons
Promoracing – 2 pilotos – Joan Olivé / Kenny Noyes
Racing Team by Quereseno – 3 pilotos – Alex De Angelis / D. de Gadea / B. Martínez
Racing Team Germany – 1 piloto – A. Tode
Scot Racing Team – 2 pilotos – Niccolo Canepa / ?
Speedup Aprilia – 2 pilotos – Gabor Talmacsi / Andrea Iannone
Sprint Tecnology Racing – 2 pilotos – Roberto Rolfo / R. Pietri
Stop and Go Racing Team SL – 2 pilotos – Hector Faubel / Rattapark Wilairot
Tech3 – 2 pilotos – Raffaele de Rosa / Yuki Takahashi
Viessmann Kiefer Racing – 2 pilotos – Stefan Bradl / Vladimir Leonov
WTR San Marino Team – 1 piloto – Claudio Corti


Salvador Cabral/BandarraFm

Sem comentários: