terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Rotações 29 Dezembro 2009

ASSEMBLEIA-GERAL DA F.M.P.
Principais novidades no plano desportivo
Como sempre acontece nas Assembleias-Gerais da FMP, os dirigentes das várias Comissões especializadas divulgam as principais alterações introduzidas nos regulamentos desportivos, bem como as mudanças mais significativas referentes aos calendários de cada modalidade. A seguir apresentamos uma síntese das novidades, a nível desportivo, apuradas no Estoril.Cross-Country – Este Campeonato/ Troféu deixa de ser exclusivamente disputado na parte final da época, sendo que as três primeiras provas foram calendarizadas de forma intercalar ao Campeonato de Enduro. Nesta modalidade vai passar a existir "Parque Fechado", e no acto de inscrição os pilotos passam a ter de indicar também o nome do respectivo assistente para a grelha de partida.Enduro – A primeira prova terá um dia de duração, e todas as outras são jornadas de dois dias. A ronda inaugural marca o regresso a Tomar, com organização a cargo do Clube TT Minjoelho. No regulamento, um pormenor importante: quem não aplicar os tapetes ecológicos será brindado com 30 segundos de penalização. Em estudo está a possibilidade de cada piloto utilizar o mesmo número em todas as provas, tal como já acontece na categoria Elite.
Motocross/ Supercross – O calendário não trás novidades de vulto, pois todas as provas de âmbito nacional irão disputar-se em pistas bem conhecidas nas duas modalidades. Por outro lado, passa a ser obrigatório o uso de tapetes ecológicos, e serão atribuídos passes permanentes a cada piloto, mecânico e assistente. Os pequenos Infantis terão as suas provas enquadradas nos Campeonatos Regionais Norte e Centro-Sul.Quad-Cross – O calendário ainda está em gestação, assim como eventuais retoques no regulamento, pelo que será necessário esperar mais algumas semanas para conhecer as novidades nesta disciplina. Não se trata de um atraso, porque desde a introdução do Quad-Cross o respectivo calendário sempre foi propositadamente divulgado em finais de Janeiro ou início de Fevereiro. No entanto, é já certo que os pilotos seniores passam a estar incluídos numa única classe, designada QX Open. Em pista continuarão os Troféus das classes QX Basic e de Iniciados/ Infantis.Stunt Riding – A recta de asfalto para estas provas passa a ter uma extensão de 160 metros, em vez dos 200 até agora aplicados.
Na manga de exercícios obrigatórios a figura designada "Cristo de 40 metros" deixa de existir, sendo substituída pelo "Cavalo em cima do volante de 40 metros". Na manga de exercícios livres, todas as figuras executadas serão avaliadas pelo júri na sua perfeição de execução. No calendário existem duas novidades: as provas em Coimbra e Lamego.Supermoto – Além do habitual Campeonato de Consagrados, está de regresso um Troféu Nacional de Iniciados, mantendo-se também o Troféu de Minimotos. Os kartódromos a utilizar são igualmente conhecidos – Alcanede, Almeirim e Santo André – registando-se apenas a estreia do Bombarral, onde também se realizará um "Track Day" no dia 28 de Março.Todo-Terreno – Desta vez a Baja de Portalegre não será pontuável para a categoria de motos, apenas devido à proximidade de datas com os ISDE. As provas são todas conhecidas, e a maior novidade regulamentar situa-se entre os UTV/ Buggy, pois passam a estar repartidos em duas classes: a de UTV vai acolher veículos com caixa de velocidades automática, e a de Buggys integra os de caixa manual.
Trial – O calendário do Campeonato "Outdoor" está maioritariamente definido, pois apenas falta designar a localização de duas provas. Quanto ao "Indoor", prosseguem negociações com diversas entidades para determinar a calendarização – a partir de Maio – de quatro jornadas pretendidas. No regulamento, destaque para um aspecto: o piloto que tocar nas setas, que sinalizam as "portas" das zonas, receberá 5 pontos de penalização.Velocidade – A nível de regulamentos, estabilidade é a palavra de ordem – como tal, eventuais alterações serão de pormenor, mantendo-se as classes existentes. Para os organizadores de provas, vai existir um "caderno de encargos" tendente a uniformizar determinados procedimentos nas corridas. No calendário, a prova agendada para Portimão carece ainda de confirmação, estando garantidas três jornadas no Estoril e outras tantas em Braga. Além destas, os troféus de iniciação também visitam novamente Santo André e devem ter uma nova ronda (nocturna) no Bombarral. No Troféu de Clássicas, a classe C3 passa a acolher máquinas construídas até 1981, inclusive.
ASSEMBLEIA-GERAL DA F.M.P.
Decisões consensuais
A Assembleia-Geral da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) votou por unanimidade as diversas propostas constantes da ordem de trabalhos, entre as quais se evidenciava o Orçamento e Plano de Actividades para 2010. No plano desportivo, a acção será repartida durante todo o ano, pois a primeira competição começa em finais de Janeiro. Nesta notícia, a seguir ao texto encontra-se o calendário desportivo.O Presidente da FMP, Jorge Viegas, considerou que "o ano de 2009 foi o mais preenchido de sempre da FMP. Entretanto, em Maio de 2010 a Federação completa vinte anos de existência e, mesmo em tempo de crise económica, queremos manter uma dinâmica de desenvolvimento sustentado do motociclismo português."Assim, na próxima época a FMP propõe-se executar um Orçamento ligeiramente superior a milhão e meio de euros (exactamente 1.521.850 €). No plano desportivo, cerca de uma centena de provas deve movimentar mais de mil praticantes, enquanto milhares de mototuristas têm no respectivo calendário oficial quase meia-centena de Concentrações, além dos Moto-Ralis turísticos. Quanto a eventos especiais nesse âmbito, o "Dia do Motociclista" ficou marcado para 11 de Abril no Montijo, e o "Portugal de Lés-a-Lés" acontece entre 3 e 5 de Junho.
A Assembleia aprovou os calendários desportivos na maioria das modalidades, que a seguir apresentamos, e alterações de pormenor nos regulamentos desportivos. Em termos de Campeonatos Nacionais, só os calendários de Quad-Cross e Trial Indoor ficaram ainda por definir, estando a sua divulgação prevista para Fevereiro. Esta Assembleia-Geral Ordinária, realizada Sábado no Centro de Congressos do Estoril, reuniu delegados de 27 clubes, procedendo também à atribuição dos galardões da FMP. Assim, com a Medalha de Mérito foram distinguidos o Dr. Laurentino Dias, Secretário de Estado do Desporto, e duas prestigiadas colectividades, com intervenção de reconhecida qualidade no motociclismo lusitano e internacional: Ginásio Clube de Águeda e Motor Clube do Estoril. Já o Diploma de Mérito foi atribuído ao Dr. Miguel Tiago Rosado – deputado na Assembleia da República, cujo empenho foi determinante para ser implementada a legislação que possibilitou a condução de motociclos até 125cc, com potência limitada, a detentores de cartas de condução da categoria B. O referido diploma foi também atribuído aos pilotos Luís Correia, Pedro Maia, José Leite e Rui Reigoto, bem como a três colectividades: Clube Automóvel do Algarve, Moto Clube de Paços de Ferreira e Motor Clube do Marco.No lote de acontecimentos internacionais a realizar em Portugal no próximo ano, além de oito eventos desportivos pontuáveis para Campeonatos do Mundo e/ou da Europa, destaque também para o 15.º Congresso da União Europeia de Motociclismo, no Porto, entre os dias 1 e 4 de Julho.

Salvador Cabral /BandarraFm

Sem comentários: