quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Internet «mina» capacidade de concentração dos jovens

A Internet está a comprometer a capacidade de concentração dos jovens, segundo um estudo da University College de Londres. David Nicholas, o académico responsável pelo trabalho, chegou à conclusão que os adolescentes estão a perder a capacidade de ler e escrever textos longos, já que a grande rede faz com que as mentes desse grupo populacional funcionem de um modo diferente do cérebro de gerações anteriores.

Durante o estudo, 100 pessoas foram convidadas a responder a perguntas que exigiam um pouco de pesquisa. Os mais jovens (de 12 a 18 anos) escreveram as suas respostas após consultar metade dos sites visitados por um grupo de pessoas mais velhas instruído a fazer o mesmo. Também foi constatado que as respostas dos mais novos eram mais incompletas.

Segundo Nicholas, 40% dos adolescentes que participaram do estudo não consultaram mais que três das milhares de páginas encontradas na Internet sobre um determinado assunto. Já as pessoas do período pré-Internet voltavam às mesmas fontes e aprofundavam a sua pesquisa nestas em vez de saltar de uma página para outra.«Há provas empíricas de que a sobrecarga de informação e o pensamento associativo está a remodelar o funcionamento do cérebro dos jovens», destacou o psicólogo Aleks Krotoski.

Diário Digital

Sem comentários: