
Nesta acção não foi avaliada a rapidez, mas, por exemplo, a posição de condução, posicionamento das mãos no volante, manuseamento da caixa de velocidades, travagem, trajectórias, transferências de massas e comportamento em pista. No final, já com os 20 apurados conhecidos, o sentimento dos vencedores era de grande expectativa, pois agora vai seguir-se o Curso de Pilotagem no dia 14 de Abril: “Estou muito curioso para saber como tudo se vai proceder, pois o gosto é grande e vou ter a oportunidade de alinhar numa corrida a sério num Autódromo”, revelavam alguns vencedores. No dia 3 de Março em Palmela, serão também conhecidos, através do mesmo processo, os 20 finalistas em representação das Universidades de Lisboa, Técnica de Lisboa, Lusófona, Católica Portuguesa, Algarve, Nova de Lisboa, ISCTE - Instituto Superior das Ciências do Trabalho e do Emprego, Instituto Politécnico de Lisboa, IPL - Instituto Politécnico de Leiria e IPS - Instituto Politécnico de Setúbal. Após serem conhecidos os 40 finalistas, terá lugar o Curso de Pilotagem e um primeiro contacto com a pista do Autódromo do Estoril no dia 14 de Abril. No dia 17 de Abril terá lugar então a corrida final com 1 Hora de duração, para os dois pilotos apurados de cada Universidade que ao comando do SEAT Leon 2.0 TDi com 140 HP, irão partilhar o carro procedendo-se à troca de pilotos a meio da prova. Quem pontua são as Universidades e a vencedora será conhecida através dos pontos obtidos nesta corrida.
Novas regras na F1

Também aprovada foi a redução do número de jogos de pneus, de catorze para onze, que cada equipa utilizará durante o fim-de-semana, sendo estas obrigadas a entregar um antes do início da segunda sessão de treinos-livres e dois antes da terceira, para que exista actividade nestas duas sessões. A FIA informou ainda que está a examinar mais medidas para a temporada de 2010, mas está também a preparar a temporada de 2011. Para o próximo ano o apoio aerodinâmico será alvo de mais uma redução, sendo a altura dos extractores aerodinâmicos diminuída de 175mm para 125mm. A FIA anunciou ainda que Jean Todt foi mandatado para analisar a introdução de tecnologias amigas do ambiente no Campeonato Mundial de Fórmula 1.
WRC 2010 Todos ao ataque

Para 2010 o WRC irá contar com uma ainda maior cobertura televisiva, MTV3 na Finlandia, e Network 10 e One HD na Austrália, Italia (RAI), Escandinavia (Viasat), Portugal (Sport TV), França (Orange y Motors TV), EEUU (Discovery), China (cadeias nacionais e regionais) no oriente próximo (Abu Dhabi TV).Também se realizaram parcerias para 2010 com França (TF1 e France Television), Grécia (SKAI), América do Sul (Fox Sports) e Nova Zelânda (Sky TV) e Reino Unido (Dave e S4C), com as notícias a serem tratadas pela Reuters e SNTV.Entre as iniciativas previstas para 2010 encontramos a cobertura em directo de várias provas, começando já na Suécia, assim como maior cobertura aérea dos troços cronometrados.Em 2011 serão utilizadas novas tecnologias com as câmaras no interior dos carros e cobertura de alta definição (HDTV).
Bernardo Sousa já testou o Fiesta S2000

A acompanhá-lo neste primeiro teste esteve, numa fase inicial, o piloto britânico Mathew Wilson, seguiu-se-lhe depois o egitaniense Nuno Rodrigues da Silva, conceituado navegador que irá piloyar Bernardo Sousa nesta sua terceira aventura no Mundial de Ralis, a primeira aos comandos do Fiesta S2000.Na próxima 2ª Feira, um segundo contacto com este mesmo carro, num teste que se realizará no gelo e neve nórdicas. Findo o mesmo, a equipa ruma a Karlstad para disputar o Rali da Suécia (10 a 14 Fevereiro), a primeira das sete provas que estão previstas no seu programa mundialista deste ano.Recorde-se que, no final do ano transacto, Bernardo Sousa firmou um acordo com a M-Sport para a participação no Campeonato S-WRC, a nova categoria reservada a condutores, instituída pela FIA no âmbito do Campeonato do Mundo de Ralis S2000.A equipa promete revelar brevemente mais detalhes sobre o programa para 2010 da dupla Bernardo Sousa/Nuno Rodrigues da Silva aos comandos do Ford Fiesta S2000.
Salvador Cabral / BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário