quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Rotações 04 Fevereiro 2010

Desafio Seat by Vodafone começou em Braga

Num ambiente verdadeiramente académico, o Circuito Vasco Sameiro em Braga deu a conhecer os primeiros 20 finalistas do Desafio SEAT by VODAFONE, numa organização da Publiracing, dirigida às Universidades e Politécnicos Portugueses. As instalações bracarenses viveram, assim, um dia diferente, onde a confraternização entre elementos de várias academias foi uma constante, para além de amigos e familiares que se juntaram a este evento. As emoções foram sendo muitas, quer entre aqueles que são repetentes, quer entre os outros que, pela primeira vez, estiveram aos comandos de uma viatura de competição: “Foi divertido e muito emocionante, sendo também muito diferente do que estamos habituados a fazer na condução em estrada”, podia ouvir-se entre os candidatos, bem como: “Gostei muito da potência do carro que é grande, para além da condução. É pena ser pouco tempo ao volante”, acrescentavam outros. Ao longo de todo o dia cerca de 200 candidatos em representação de 10 estabelecimentos de ensino superior foram postos à prova em três voltas ao Kartódromo Internacional de Braga, aos comandos de SEAT Leon 2.0 TDi com 140 HP, sendo monitorizados por pilotos consagrados, no caso, Gonçalo Gomes, Jorge Rodrigues, Luís Lacerda, Nuno Freitas e Pedro Salvador.

Nesta acção não foi avaliada a rapidez, mas, por exemplo, a posição de condução, posicionamento das mãos no volante, manuseamento da caixa de velocidades, travagem, trajectórias, transferências de massas e comportamento em pista. No final, já com os 20 apurados conhecidos, o sentimento dos vencedores era de grande expectativa, pois agora vai seguir-se o Curso de Pilotagem no dia 14 de Abril: “Estou muito curioso para saber como tudo se vai proceder, pois o gosto é grande e vou ter a oportunidade de alinhar numa corrida a sério num Autódromo”, revelavam alguns vencedores. No dia 3 de Março em Palmela, serão também conhecidos, através do mesmo processo, os 20 finalistas em representação das Universidades de Lisboa, Técnica de Lisboa, Lusófona, Católica Portuguesa, Algarve, Nova de Lisboa, ISCTE - Instituto Superior das Ciências do Trabalho e do Emprego, Instituto Politécnico de Lisboa, IPL - Instituto Politécnico de Leiria e IPS - Instituto Politécnico de Setúbal. Após serem conhecidos os 40 finalistas, terá lugar o Curso de Pilotagem e um primeiro contacto com a pista do Autódromo do Estoril no dia 14 de Abril. No dia 17 de Abril terá lugar então a corrida final com 1 Hora de duração, para os dois pilotos apurados de cada Universidade que ao comando do SEAT Leon 2.0 TDi com 140 HP, irão partilhar o carro procedendo-se à troca de pilotos a meio da prova. Quem pontua são as Universidades e a vencedora será conhecida através dos pontos obtidos nesta corrida.

Novas regras na F1

As equipas de Fórmula 1 aprovaram algumas alterações ao regulamento da temporada deste ano com o intuito de tornar as corridas mais apelativas. A Comissão de Fórmula 1 reuniu-se na segunda-feira em Paris e acordou inúmeras modificações tendo em vista a próxima temporada. Assim, os pilotos que disputem a Q3 terão que iniciar a corrida com os pneus que usaram na parte final da qualificação, adicionando assim um factor de estratégia a todo o fim-de-semana competitivo. Para além disso, a Comissão de Fórmula 1 aprovou uma alteração no sistema de pontuação de modo a que houvesse uma diferença pontual superior entre o primeiro e o segundo classificado, valorizando assim a vitória. Desta forma, o esquema de pontuação será o seguinte: 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1 .

Também aprovada foi a redução do número de jogos de pneus, de catorze para onze, que cada equipa utilizará durante o fim-de-semana, sendo estas obrigadas a entregar um antes do início da segunda sessão de treinos-livres e dois antes da terceira, para que exista actividade nestas duas sessões. A FIA informou ainda que está a examinar mais medidas para a temporada de 2010, mas está também a preparar a temporada de 2011. Para o próximo ano o apoio aerodinâmico será alvo de mais uma redução, sendo a altura dos extractores aerodinâmicos diminuída de 175mm para 125mm. A FIA anunciou ainda que Jean Todt foi mandatado para analisar a introdução de tecnologias amigas do ambiente no Campeonato Mundial de Fórmula 1.

WRC 2010 Todos ao ataque

A contagem final para a primeira prova do Campeonato do Mundo de Rallyes FIA 2010 já começou com a apresentação oficial da temporada em Paris.Os pilotos na sede do Automóvel Clube de França assistiram à apresentação oficial do Presidente da FIA, Jean Todt.A North One Sport, promotora do campeonato, 2010 representou o começo de uma nova era na história do WRC.A primeira prova terá lugar na neve e no gelo da Suécia já no próximo dia 11, com novos carros, pilotos e equipas unidas para dar o melhor espectáculo.A expectativa não podia ser maior, com a chegada do ex-campeão do Mundo de F1, Kimi Raikkonen e a estrela norte americana, Ken Block que faz a sua entrada a tempo inteiro no WRC.Em 2009 a média de telespectadores por rali aumentou 12%, principalmente com Sebastien Loeb e Mikko Hirvonen a discutirem o título na última prova, que atraiu 61 milhões de espectadores de todo o mundo!

Para 2010 o WRC irá contar com uma ainda maior cobertura televisiva, MTV3 na Finlandia, e Network 10 e One HD na Austrália, Italia (RAI), Escandinavia (Viasat), Portugal (Sport TV), França (Orange y Motors TV), EEUU (Discovery), China (cadeias nacionais e regionais) no oriente próximo (Abu Dhabi TV).Também se realizaram parcerias para 2010 com França (TF1 e France Television), Grécia (SKAI), América do Sul (Fox Sports) e Nova Zelânda (Sky TV) e Reino Unido (Dave e S4C), com as notícias a serem tratadas pela Reuters e SNTV.Entre as iniciativas previstas para 2010 encontramos a cobertura em directo de várias provas, começando já na Suécia, assim como maior cobertura aérea dos troços cronometrados.Em 2011 serão utilizadas novas tecnologias com as câmaras no interior dos carros e cobertura de alta definição (HDTV).

Bernardo Sousa já testou o Fiesta S2000

Bernardo Sousa completou o primeiro teste com o Fiesta S2000 com vista à sua participação no S-WRC.Para o efeito, o piloto madeirense esteve nas instalações da M-Sport em Cumbria, Reino Unido, para um primeiro contacto oficial com o novo Ford Fiesta S2000. Nada menos do que o carro recém-vencedor do Rali de Monte Carlo."Estava, naturalmente, bastante expectante relativamente a este primeiro teste com o Fiesta S2000, particularmente depois de ter visto o seu excelente desempenho no Rali de Monte Carlo", refere Bernardo Sousa. "A M-Sport fez um trabalho fantástico de desenvolvimento de um carro que, nesta primeira abordagem, se mostrou fácil de conduzir, parecendo muito intuitivo. Numa palavra, soberbo!"O piloto realizou várias sessões de condução, que totalizaram perto de 50 km, conduzindo num misto de pisos de terra e asfalto, este último muito sujo e com algum gelo em algumas secções.

A acompanhá-lo neste primeiro teste esteve, numa fase inicial, o piloto britânico Mathew Wilson, seguiu-se-lhe depois o egitaniense Nuno Rodrigues da Silva, conceituado navegador que irá piloyar Bernardo Sousa nesta sua terceira aventura no Mundial de Ralis, a primeira aos comandos do Fiesta S2000.Na próxima 2ª Feira, um segundo contacto com este mesmo carro, num teste que se realizará no gelo e neve nórdicas. Findo o mesmo, a equipa ruma a Karlstad para disputar o Rali da Suécia (10 a 14 Fevereiro), a primeira das sete provas que estão previstas no seu programa mundialista deste ano.Recorde-se que, no final do ano transacto, Bernardo Sousa firmou um acordo com a M-Sport para a participação no Campeonato S-WRC, a nova categoria reservada a condutores, instituída pela FIA no âmbito do Campeonato do Mundo de Ralis S2000.A equipa promete revelar brevemente mais detalhes sobre o programa para 2010 da dupla Bernardo Sousa/Nuno Rodrigues da Silva aos comandos do Ford Fiesta S2000.

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: