quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Rotações 10 Fevereiro 2010

12º Portugal de Lés-a-Lés 2010 começa em Faro

Foi noticiado sábado 6 de Fevereiro, pela Federação de Motociclismo de Portugal no stand no MC Faro na ExpoMoto, na Batalha, que o 12º Portugal de Lés-a-Lés Moviflor começará na capital de distrito algarvia. A mesma FMP já tinha avançado de que em 2010 o rumo da maior aventura mototurística nacional seria Sul-Norte, começando no Algarve. Pela primeira vez haverá prólogo algarvioAgora vamos apenas aguardar mais uns dias até serem desvendadas todas as cidades e vilas onde a gigante e colorida caravana irá parar para subir a palanques, dormir, almoçar e jantar, emprestando grande alegria e entusiasmo pelo interior do país.Após as eleições autárquicas que fizeram parar as decisões pelas câmaras de todo o país, finalmente a FMP está em condições de levantar o véu de mais uma edição da tão aguardada viagem mototurística portuguesa.E assim, podem ficar já a contar com verificações técnicas e documentais na cidade do Moto Clube Faro - pela 4ª vez a apoiar a FMP no Lés-a-Lés - e um inédito prólogo algarvio, conciliando a Ria Formosa, ruínas romanas, um Algarve castiço e um pouco de serra do Caldeirão. Isto a 3 de Junho de 2010, o tradicional feriado do Corpo de Deus.Após o Jantar de Apresentação, será tempo de descanso pois a partida de Faro, a 4 de Junho, para a 1ª etapa será bem cedo como é habitual.

TT já mexe

O planalto Transmontano volta a ser o palco escolhido pelo Motor Clube de Guimarães para a realização da 18ª edição do Rali TT SERRAS DO NORTE, que em 2010, será a primeira etapa do Campeonato Nacional de Todo o Terreno que se realizará nos dias 19 e 20 de Fevereiro, tendo por centro nevrálgico a cidade de Macedo de Cavaleiros. A jornada deste ano será renovada, vendo a sua quilometragem aumentada e sendo também o esquema da prova grandemente alterado; oportunamente serão apresentadas mais novidades sobre o percurso.No entanto, pode-se desde já anunciar uma medida, que visa dar ainda maior retorno a todas as equipas que irão participar na prova, pois todos os concorrentes, poderão colocar ao longo do percurso (Especiais e/ou Zona de Assistência), painéis ou lonas com a publicidade dos seus patrocinadores pessoais. Esta é uma medida inédita no actual panorama desportivo motorizado, e serve o interesse de todos os participantes, pois têm mais uma oportunidade de mostrar os seus apoios a todos os que seguem a modalidade, e aos meios de comunicação social. Esta edição 2010 do Rali TT Serras do Norte verá a sua estrutura renovada, apesar das baixas temperaturas e do Inverno rigoroso que se tem feito sentir este ano no Nordeste Transmontano, não impedirão a equipa do Motor Clube de Guimarães de proceder aos reconhecimentos do percurso, apesar de já terem sido obrigados por diversas vezes à paragem dos trabalhos. Mesmo assim, tudo estará pronto na devida altura, pois contam com a preciosa ajuda dos meios técnicos da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, que têm realizado um excelente trabalho, na planificação das pistas por onde passará o traçado do Rali TT.

Bruno Magalhães eleito o Melhor Piloto Nacional de 2009

Bruno Magalhães foi eleito o Melhor Piloto Nacional de 2009, na 7ª edição dos troféus Capacete de Ouro, da revista Autohoje. A cerimónia teve lugar no Centro Cultural de Belém, e a conceituada publicação do Grupo Motorpress, em conjunto com os seus leitores, atribuiu este importante galardão ao piloto oficial da Equipa Peugeot Total. Após esta distinção, Bruno Magalhães conta já com quatro troféus Capacete de Ouro: em 2005 foi Piloto Revelação do ano e em 2007, 2008 e 2009 o Melhor Piloto Nacional.O tricampeão nacional mostra-se naturalmente satisfeito com este reconhecimento por parte dos leitores do Autohoje: “Este é um prémio importante, é sempre com agrado que vemos reconhecido o nosso trabalho pelos amantes do desporto motorizado.” Este ano, Bruno Magalhães e a Peugeot Total participam no Intercontinental Rally Challenge, que viu já uma demonstração da dedicação e profissionalismo da Equipa, com o 7º lugar no mítico Rallye de Monte Carlo, a primeira prova do ano.

WTCC Testa no Algarve
A "FIA Touring Car Commission" aprovou ontem oito sessões de testes oficiais para o Campeonato do Mundo FIA de Viaturas de Turismo (WTCC). O Autódromo Internacional do Algarve, que este ano se estreia no calendário do mundial de turismos, foi contemplado. Curitiba, Puebla, Marrakech, Monza, Zolder, Portimão e Okayama vão organizar uma "sessão de testes" na sexta-feira antes do evento propriamente dito do WTCC. O Grande Prémio de Macau também terá, como é hábito, uma destas sessões de testes, no entanto, a "sua" sessão será realizada numa quinta-feira, pois no ex-território português a Oriente o WTCC tem um folga no Sábado, cedendo tempo de antena ao Grande Prémio de Motociclismo. O critério da FIA para premiar estes circuitos com esta sessão de testes passou pelas provas além-Europa, circuitos que nunca estiveram no calendário do WTCC ou que já não estavam há muito tempo e os circuitos citadinos.

Super Especial do Capão de Freamunde

A Desigual Eventos, realiza a 21 de Fevereiro do corrente, a I Super Especial do Capão de Freamunde. Uma prova desportiva automóvel, que conta com um regulamento aprovado pela FPAK e cumprindo as demais exigências regulamentares para este tipo de eventos desportivos. Esta prova, surge, depois de obtido o consenso e aprovação da Junta de Freguesia, Câmara Municipal, GNR, Bombeiros e FPAK. O apoio, determinação, vontade e colaboração estiveram absolutamente presentes desde a primeira hora, sendo com apreço e satisfação que a Desigual Eventos encara esta iniciativa. A prova conta com um traçado cujo piso se apresenta com elevado nível de qualidade e estado, um nível de segurança capaz de cumprir com as normas vigentes, e com um nível de condições tais, que embora sempre condicionando alguma zonas, não prejudica no entanto a mobilidade local. Assim também a preocupação do organizador, vai no sentido de, minimizando incómodos, proporcionar um espectáculo capaz de produzir animação e vida na cidade de Freamunde.Haverá 4 divisões. A Div 1 terá as classes A-B-C e D para motorizações até 1000, 1400, 1600 e 2000 cm3 respectivamente. A Div 2 para motorizações até 3500 cm3 e duas classes, A para os carros 4X2 e B para os 4X4. Div 3 para os carros Diesel com a classe A para os 4X2 e B para os 4X4. A Div 4 destinada a todos aqueles que não se englobem em nenhuma das divisões anteriores, tais como as Barquetas, os Kartcross e outros.

A prova contará com duas voltas de reconhecimento a partir das 10H00 e a partir das 14 Horas com o inicio das corridas. Haverá duas Mangas de duas voltas cada, num total por volta de 2.100 metros aprox. Contará o melhor tempo obtido, sendo a classificação obtida por classes. Haverá ainda uma Finalíssima que será disputada entre os primeiros classificados de cada classe. Ao primeiro classificado será entregue o prémio CAPÃO, em estanho, oferecido pela Junta de Freguesia de Freamunde. Estão previstos muitos concorrentes conhecidos e que disputam provas nacionais, para além de diversos pilotos da região e alguns mesmo locais. De registar muitas inscrições já recebidas, contando a organização com uma lista de inscritos agradável, dado os inúmeros contactos já recebidos Esta prova conta ainda com o Motor Clube de Guimarães, o qual assegurará o sector desportivo. Tratando-se do primeiro evento do ano do promotor, acresce informar duas iniciativas para 2010, nomeadamente um passeio de clássicos temático e a desenvolver em dois dias, com o apoio da Rota do Românico, a corrida de camiões e Ralicross. Estão ainda em preparação alguns eventos mais que se tornarão público logo que definidos.

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: