segunda-feira, 30 de agosto de 2010

TAÇA DE PORTUGAL DOWNHILL URBANO VODAFONE

Não se pode dizer que as condições meteorológicas tenham sido, no passado, muito clementes para com o Downhill Urbano da Guarda, uma organização da downstream e do Clube Escape Livre,com o apoio da Câmara Municipal da Guarda, da Agência para a Promoção da Guarda, do Prime (Programa de Incentivos à Modernização da Economia), e os patrocínios da Vodafone, Ford Frisumo e Downbrigade.Na verdade, se a primeira edição foi caracterizada pelo frio quase glaciar que se fez sentir, já no ano passado a chuva marcou presença intensa, tornando as escadas da prova em verdadeiras cascatas que dificultaram ao máximo a tarefa dos pilotos presentes na prova.


Agora e com a mudança da prova para o próximo dia 19 de Setembro, é de esperar que o calor marque presença na terceira edição do Downhill Urbano da Guarda, de forma a que se torne convidativa a presença de público nas artérias do percurso, podendo deste modo desfrutar do grande espectáculo do downhill urbano, que promete animar uma vez mais o centro histórico da Guarda. Aliás, a experiência dos anos anteriores foi bastante gratificante e encorajou a repetir a iniciativa, que mantém o seu estatuto de prova válida para a Taça de Portugal Downhill Urbano Vodafone 2010, sendo este ano a quarta do seu calendário, depois de disputadas as etapas de Sesimbra, Vila do Bispo e Viseu, ficando apenas por realizar a de Porto de Mós.


O percurso mantém os 1112 metros de extensão, atravessando o coração histórico da Guarda, com partida da Torre de Menagem, passando pelo interior da Escola Santa Clara, que os participantes contornam para depois saltarem directamente para as traseiras da Sé. O traçado prossegue pela Rua D. Miguel Alarcão, chegando à Praça Velha, onde estará instalado um espectacular salto sobre um Ford Fiesta, prometendo ser um local de grande emoção para o público, devido à alta velocidade com que os concorrentes irão cruzar aquele local de referência da Guarda. O ataque às estreitas escadarias da Rua Dr. Bernardino Xavier Freire promete ser um dos desafios técnicos mais difíceis para os pilotos, que prosseguem pela Rua D. Dinis, tendo nova escadaria na entrada na Rua da Glória. Ao fundo desta artéria viram à esquerda para a Rua S. Vicente, passando pelo arco, virando depois à direita, rodando pelo passeio da Rua Paiva Couceiro.


Mal entram na Avenida dos Bombeiros Voluntários Egitanienses, os concorrentes viram à esquerda para as escadas que dão acesso ao Parque. Uma vez aí descem três níveis até saírem pelas escadarias em direcção à Avenida Monsenhor Mendes do Carmo, e depois de saltarem mais um obstáculo artificial, atingem a meta colocada praticamente em frente ao Hotel Vanguarda. De referir que o paddock estará de novo situado junto à meta.Como se pode verificar, um traçado bastante exigente, misturando zonas muito rápidas com outras de grande técnica, e em que os mais afoitos e preparados em termos de experiência estarão claramente em vantagem.


Para Paulo Domingues, o actual líder da Taça de Portugal e vencedor das três competições já disputadas, «o percurso é muito interessante mas exige igualmente uma boa preparação física, já que tem bastante pedal e só um atleta muito completo, que alie uma boa resistência física a uma competência técnica, poderá pensar em vencer. Da minha parte, vou preparado para aumentar com mais um triunfo o meu excelente palmarés na presente temporada, depois de 11 sucessos nas 12 provas em que participei em 2010.» Os treinos livres terão início pelas 09h30 de domingo e a primeira descida de prova está agendada para as 14h00. A segunda terá início pelas 16h00 e, como estipula o regulamento da Taça, apenas será considerado melhor tempo de cada participantes para a decisão da classificação final. Espera-se que quase uma centena de atletas faça a sua inscrição na prova nas categorias de federados e não federados. Os federados estão divididos pelas classes de elites/sub 23, veteranos A, veteranos B+C, juniores e cadetes, havendo ainda uma classificação especial para equipas.


Salvador Cabral/ Clube Escape Livre

Sem comentários: