sábado, 22 de março de 2008

Trancoso : Concelho com menor desemprego no distrito

Apenas 167 pessoas estão inscritas como desempregadas, num concelho com 11 mil habitantes e que, por isso, regista o menor índice de desemprego no distrito.O concelho de Trancoso tem o índice da menor taxa de desemprego em termos absolutos e relativos do distrito da Guarda, segundo revelou a Câmara Municipal local.
Baseando-se em dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional, existem apenas 167 desempregados (67 homens e 100 mulheres) registados por aquele organismo segundo o género, tempo de inscrição e situação face à procura do emprego. O concelho de Trancoso possui cerca de 11 mil habitantes dispersos por 29 freguesias.
O presidente do município comentou que aqueles dados são “o resultado da estratégia e das opções tomadas pelo município e agentes económicos do concelho”. Júlio Sarmento considera que este é também o resultado “da adesão do tecido empresarial de Trancoso a essas estratégias de desenvolvimento e consequência, ainda, do entrosamento de todas as instituições a trabalhar no mesmo sentido: Município, Associação Empresarial do Nordeste da Beira (AENEBEIRA) e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), na convergência de estratégias que potenciem o investimento e a criação de emprego”.
Júlio Sarmento afirmou ao DIÁRIO AS BEIRAS que “o município tem adoptado ma estratégia de potenciar os recursos humanos, dimensionar os equipamentos com infra-estruturas de desenvolvimento, criado novos equipamentos geradores de movimento e atractibilidade e bem-estar e num espírito de diálogo e cooperação com instituições, autarquias locais, associação empresarial, tem consolidado o objectivo de desenvolvimento”.
O presidente da câmara evidenciou o apoio ao investimento que aquela autarquia tem concretizado, dando a Trancoso uma atractibilidade que resulta também na fixação de quadros, entre os quais os jovens. “Queremos um concelho próspero, participado por todos, com equipamentos sociais, económicos, culturais, desportivos, recreativos que garantam um futuro para os seus naturais e residentes e para aqueles que aqui escolheres para viver e trabalhar”, disse.

José Domingos / AsBeirasOnline

Sem comentários: