terça-feira, 25 de março de 2008

Trancoso : Jogo da boccia dinamiza idosos...

Modalidade cruza malha com “bowling” ...

Os treinos começam em Abril e têm como objectivo a constituição de equipas que poderão, depois, entrar no campeonato nacional.
O jogo da boccia é a proposta que a empresa municipal Trancoso Eventos, em colaboração com a professora Jacinta Sá, vai oferecer à população sénior do concelho, a partir de Abril.

Os lares e centros de dia são os principais espaços onde terão lugar os jogos de uma modalidade desportiva “não muito divulgada e conhecida em Portugal”, como reconhece a organização, descrevendo que se trata de desporto Olímpico que integra as competições de Inverno.“Espécie de malha dos tempos modernos, semelhante ao «bowling»”, o jogo da boccia é constituído por 13 bolas (seis vermelhas, seis azuis e um bola branca).

O objectivo consiste em aproximar o maior número de bolas coloridas da bola-alvo, tudo isto dentro de um rectângulo com as dimensões de 12,5 por seis metros. “Pode ser jogado de forma recreativa ou em competição, individualmente, em pares ou em equipas de três elementos, sem distinção de sexo ou idade”, de acordo com a Trancoso Eventos. “A vantagem para os idosos e pessoas com deficiência é que este jogo pode ser jogado com a mão ou com o pé, podendo mesmo ser utilizadas calhas para os jogadores com maior incapacidade motora ou reduzida mobilidade”, refere ainda a empresa municipal.

OCUPAÇÃO DE IDOSOS É O PRINCIPAL OBJECTIVO

Esta iniciativa surge no âmbito da “preocupação social” do município do distrito da Guarda e vai, numa primeira fase, promover a formação e treinos. Depois, serão constituídas equipas que participem no campeonato nacional da modalidade. As actividades do jogo da boccia surgem na sequência de outras acções de dinamização da população mais velha como a “Hora de Leitura a Idosos”. Ambas “visam promover o espírito de recreação para e com os mais idosos, a mobilidade daqueles que se encontram confinados aos espaços e ao tempo que vai passando”, conclui a Trancosos Eventos.

Diario XXI

Sem comentários: