quinta-feira, 1 de maio de 2008

Assembleia Municipal de Trancoso

Realizou-se esta manhã, no Auditório do Pavilhão Multiusos de Trancoso, mais uma sessão da Assembleia Municipal de Trancoso.

Nesta reunião deste órgão deliberativo foi, pela primeira vez, implementado um novo sistema de controlo de presenças e que implica a marcação de falta, aos membros que se ausentem por um período superior a trinta minutos. Segundo o Presidente da Assembleia, este sistema pretende uma maior responsabilização dos eleitos.
-No primeiro ponto da ordem de trabalhos, como habitualmente designado de Período Antes da Ordem do Dia, o assunto em foco foi a não antecipação do mercado do feriado do dia 25 de Abril. Não restaram grandes dúvidas de que, apesar das críticas de alguns sectores, este mercado foi um grande sucesso, com gente como há muito não se via num mercado normal, só comparado com o que se realiza na sexta-feira santa (sendo que este também nunca é antecipado).
Sobre este assunto, as grandes dúvidas foram acerca de qual será a regra a seguir pelo município no futuro.
Em resposta, o Presidente da Câmara referiu que o mercado semanal precisa de uma reflexão profunda, pois actualmente é essencialmente procurado por pensionistas, reformados e agricultores, com limitado poder de compra. Júlio Sarmento disse haver a necessidade de aproveitar o maior poder de compra de outro tipo de consumidores, não tendo dúvidas de que isso só poderá acontecer se o mercado passar para o sábado, tal como acontecia antigamente.
Quanto à alteração da data sempre que coincidir com feriados, a opinião do edil é de que só devem ser antecipados os mercados que calhem no dia 1 de Janeiro, 1 de Maio, 29 de Maio, 15 de Agosto ou 25 de Dezembro. Todos os outros se deverão manter no dia.
-Já no segundo ponto, dedicado à informação do Presidente da Câmara acerca da actividade municipal, são elencadas as obras concluídas ou execução desde a última assembleia.
-No terceiro ponto, procedeu-se à análise, discussão e votação dos documentos de prestação de contas referentes ao ano de 2007, tendo estes sido aprovados com maioria, com 36 votos a favor, 4 abstenções e 8 votos contra.
-No quarto ponto, foi analisada, discutida e votada a 1ª revisão ao orçamento da receita e despesa e às grandes opções do plano. Esta revisão, que segundo o presidente da Câmara se deve, essencialmente, à necessidade de inclusão da verba dedicada à componente municipal necessária para a construção do novo quartel dos Bombeiros de Vila Franca das Naves, foi aprovada por unanimidade.
-No quinto ponto, foi apreciado o inventário dos bens do município e respectiva avaliação, o qual, após aprovação por unanimidade por parte do órgão executivo, mereceu apreciação positiva por parte da Assembleia Municipal.
No último ponto, destinado ao público, não houve intervenções.

Portal de Trancoso / BandarraFm

Sem comentários: