terça-feira, 15 de abril de 2008

Beira Interior ainda precisa qualidade de vida...

Um ranking sobre qualidade de vida, elaborado em 2007 pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior (UBI), dá conta que 20 dos 24 concelhos do distrito de Viseu estão abaixo do meio da tabela, que analisa 278 municípios do país. Apenas os concelhos de Viseu (63º lugar a nível nacional), Mangualde (104º lugar), Nelas (116º lugar) e Santa Comba Dão (130º lugar) surgem acima dos 139 primeiros. O estudo, coordenado pelo professor José Pires Manso, responsável pelo Observatório da UBI, analisa variáveis como educação, população, mercado de trabalho, rendimento e consumo, cultura, saúde e infra-estruturas básicas. A nível nacional, Lisboa é a cidade com melhor qualidade de vida do país, seguida de Albufeira, S. João da Madeira e Porto. "Da análise do ranking, é de realçar a posição dos municípios de área da grande Lisboa e dos municípios do Algarve. Olhando para o fundo do ranking, a grande conclusão que se tira é que os últimos lugares são maioritariamente ocupados por municípios do Norte e do Centro do país", revela o documento da UBI.

Quanto ao distrito de Viseu, a capital, não estando numa posição confortável a nível nacional, lidera de forma distanciada o quadro dos 24 concelhos. Em segundo lugar aparece Mangualde, seguido de Nelas e Carregal do Sal. Só depois se encontra Oliveira de Frades, Tondela e Mortágua. S. Pedro do Sul está no meio da tabela, que tem o concelho de Resende em último lugar, encostado a Penalva do Castelo, Cinfães e Penedono. Os dados permitem observar a nível distrital, a grande diferença existente entre os municípios do Sul e do Norte de Viseu. Abaixo do meio da tabela estão todos os concelhos localizados a Norte (nove dos 10 concelhos do Douro Sul). Por outro lado, são os concelhos onde hoje existem as grandes zonas industriais da região, que apresentam maior qualidade de vida, nomeadamente, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades e Tondela. O relatório, nas suas considerações, faz uma breve abordagem aos principais municípios da Beira Interior, onde inclui Viseu: "O município melhor classificado é o de Viseu, seguido de Castelo Branco (75º lugar).

Estas classificações revelam que, em termos de qualidade de vida, os municípios do interior centro do país, têm ainda um longo caminho a percorrer, no sentido de proporcionar um maior bem-estar às populações e, dessa forma, serem também mais atractivos em termos de fixação de novos habitantes, contrariando a tendência da desertificação". A base de dados fundamental para este estudo do Observatório da UBI foi o Anuário Estatístico do Instituto Nacional de Estatística de 2004. O estudo, com base em 11.398 valores de amostras, permitiu aos observadores chegarem ao ranking dos 278 concelhos. "Este estudo, com todas as limitações e virtudes que lhe estão inerentes, tem a particularidade de mostrar o quão importante é a selecção dos indicadores quando se pretende medir a qualidade de vida", conclui. Numa análise à Beira Interior, Viseu é o distrito mais bem classificado, acima de Castelo Branco, Covilhã e Guarda. Lisboa apresenta o dobro da qualidade de vida de Viseu.

Kaminhos

Sem comentários: