sexta-feira, 25 de abril de 2008

Lusiadas - Manuscrito e Ilustrado

Está à disposição do público na Biblioteca do Centro Cultural de Trancoso, o exemplar dos Lusíadas que se pretende copiado por todos aqueles que queiram participar nesta iniciativa.
Para isso, todos aqueles que queiram deixar a sua marca nesta obra colectiva, através do seu punho, basta dirigirem-se à Biblioteca e solicitarem o livro, escolhendo a estrofe que pretendem copiar.

Merece uma publicação com carácter de excepcionalidade a narrativa épica, em verso, do maior vulto da cultura portuguesa. Nesse sentido, a Empresa Municipal Trancoso Eventos, pretende dar a oportunidade aos cidadãos portugueses em geral e aos do termo de Trancoso em particular, de escreverem pelo seu próprio punho as estrofes de “Os Lusíadas”; paralelamente, será oferecida a oportunidade de ilustração desta obra a todos os artistas, profissionais ou amadores, que queiram ilustrar as estrofes da grande obra de Camões.
Nesta obra, reunida em um só volume (50 x 35 cm), escrita a duas colunas e ilustrada ao longo dos cantos (cerca de 100 ilustrações), de acordo com a estrofe evidenciada, em plena liberdade do artista, pretende-se que a verdadeira personagem, o herói, seja todo o povo português, o colectivo nacional antanho, contemporâneo e futuro, a sua magma e a sua epopeia - o “peito ilustre lusitano”.

O objectivo parcelarizante que a Trancoso Eventos propõe, consiste em obrar um painel homegéneo de contributos individualizados, manuscritos (tal como o fez o seu Autor), através do punho de cada colaborador (e serão 1.102 colaboradores).
Cada estrofe será, dessa forma, entregue a cada colaborador, que se identificará como cooperante a título gracioso.
Findo o volume, escrito, ilustrado e encadernado, este poderá estar disponível para iniciativas de exposição pública, cópia tipográfica e depósito em instituição, arquivo ou biblioteca que melhor se entender.

Trancoso Eventos EM / BandarraFm

Sem comentários: