sexta-feira, 18 de abril de 2008

Território nacional menos vulnerável a incêndios

O Governo quer tornar o território nacional menos vulnerável a incêndios florestais com o reforço da Rede de Salvaguarda do Território Florestal, nomeadamente com a criação de 60 novas equipas de sapadores por ano, anunciou o ministro da Agricultura.
"Temos 205 equipas, o nosso objectivo é ter, até 2012, 500 equipas", afirmou Jaime Silva numa apresentação da Rede de Salvaguarda do Território Florestal (RSTF), considerando que a criação de cerca de 60 novas equipas de sapadores florestais por ano é um objectivo definido para os próximos anos.
A RSTF está integrada no Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que prevê que 60 por cento do território tenha a rede delineada até 2009. O reforço e alargamento da RSTF prevê a continuidade da limpeza de matas e florestas, a abertura de uma rede viária de acesso aos terrenos florestais, a utilização de uma rede de pontos de água que permitam o abastecimento dos meios de combate aos incêndios e a integração dos meios da rede de vigilância nacional, assim como das infra-estruturas de combate aos fogos.

SEM RISCOS PARA AGRICULTORES
Jaime Silva garantiu que não existe qualquer risco para os agricultores no que se refere à utilização dos terrenos agrícolas. "O plano não afecta o uso dos terrenos agrícolas, porque foi tida em conta a estrutura fundiária. Nalguns casos, a largura da rede viária e das faixas de contenção é de tal ordem que tornaria uma pequena exploração de meio hectare reduzida a dezenas de metros. No entanto, o plano foi concebido para ter em conta a especificidade da pequena propriedade portuguesa", disse à Agência Lusa o ministro.

Diario XXI

Sem comentários: