terça-feira, 15 de abril de 2008

Centro de Interpretação Judaica arranca

Em Trancoso, vão arrancar nos próximos dias as obras do Centro de Interpretação Judaica “Isaac Cardoso”, instalado na antiga Judiaria (Bairro Judeu), anunciou a Câmara local. O projecto é do arquitecto Gonçalo Byrne e pretende recordar a presença Judaica no concelho, que remonta desde há muitos séculos.
Segundo o presidente do município, Júlio Sarmento, o Centro vai situar-se no “percurso judaico de Trancoso, próximo da rua da Alegria, uma artéria com maior número de marcas de cristianização ou cruciformes insculpidos nos umbrais das portas em local onde os judeus colocavam a Mezuzah ( pequena caixa contendo pergaminho com passagem da Torah)”.
Nesta zona urbana terá existido a primeira Judiaria de Trancoso.
O Centro de Interpretação Judaica será constituído por uma sala de exposições, pequeno templo de oração para visitantes judeus (sinagoga com o nome de Poço das Águas Vivas) e um espaço museológico dedicado ao passado da presença Judaica em Trancoso.

QUEM FOI ISAAC CARDOSO?

Fernando Cardoso, aliás Isaac Cardoso, nasceu no início do século XVII em Trancoso. Foi viver em 1610 para Espanha com a família, onde estudou e doutorou-se em Salamanca. Médico, filósofo e defensor do judaísmo, foi uma das figuras proeminentes da época e das personalidades mais ilustres de Trancoso. Publicou várias obras de que se destacam “Las Excelências de los hebreus”, dedicada ao judeu português Jacob de Pinto, em que cita Bandarra, o “profeta” de Trancoso.

Diario XXI

Sem comentários: