quarta-feira, 7 de maio de 2008

" Os Lusiadas " - Re-manuscritos em Trancoso

"Os Lusíadas", de Luís de Camões, estão a ser "re-manuscritos" por iniciativa da empresa municipal Trancoso Eventos, que convida gente anónima e personalidades nacionais a associarem-se à iniciativa, disse hoje à Lusa um elemento da organização.
A acção denominada "Os Lusíadas manuscritos pelo Povo Português" foi iniciada no dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, e deverá estar concluída no final de 2008, segundo Santos Costa, presidente da Trancoso Eventos.
O responsável explicou que no âmbito desta iniciativa serão copiadas 1.102 estrofes por igual número de pessoas, numa acção que considera "de grande alcance cultural e social".
A obra épica será "escrita" a duas colunas, com a utilização de esferográfica de cor preta, em folhas de papel normal reforçado, que no final darão corpo ao único volume do livro.
Numa primeira fase, o projecto está acessível a qualquer pessoa na Biblioteca Municipal de Trancoso, onde os interessados em colaborar "escolhem as estrofes e reproduzem a obra pelo seu punho", disse o responsável.
"Começámos no Canto IV, que já está quase concluído", referiu Santos Costa, adiantando que o trabalho "foi iniciado em Trancoso, mas tem a participação de pessoas que visitam a cidade e de jovens que pedem para o fazer".
"Há uma fase experimental, iniciada em Trancoso, e agora partimos para a fase mais a sério, daí termos reservado os primeiros Cantos para as personalidades" que irão ser convidadas a participar.
As personalidades serão contactadas e "vamos junto delas, de acordo com a sua agenda, e levaremos essa obra para que a possam reescrever pelo seu punho", explicou.
Adiantou que serão convidadas a participar figuras de todos os quadrantes administrativos, políticos, económicos, culturais e desportivos, com destaque para o Presidente da República, primeiro-ministro e Presidente da Assembleia da República.
Os promotores também vão lançar o repto a membros do Governo, dirigentes desportivos, responsáveis autárquicos, desportistas, actores, jornalistas, poetas, escritores, historiadores, estudantes e funcionários públicos, entre outros.
Por outro lado, Santos Costa salientou que também é dada a oportunidade de participação a artistas, amadores ou profissionais, que queiram ilustrar as estrofes da obra.
O livro terá um formato de 50 cm por 35 cm e "a primeira página será adaptada do original", segundo o presidente da empresa municipal Trancoso Eventos.
Santos Costa contou que a ideia, que foi sua, surgiu "já algum tempo" e teve por base a necessidade de "pôr as pessoas a escrever 'Os Lusíadas' por ser uma obra emblemática" de Portugal.
Os colaboradores figurão numa listagem final do volume "re-manuscrito".
Adiantou que a missão não é inédita, porque "já depois de ter esta ideia" leu que, "no século XIX também foi levada a cabo uma cópia destas".

Lusa / BandarraFm

Sem comentários: