domingo, 4 de maio de 2008

Jovem de 17 anos morre afogado no Mondego

Marco Paulo Fernandes, de 17 anos, era conhecido de todos em Celorico da Beira, onde estudava da Escola Secundária e se preparava para entrar no seminário.
Ontem ao final da tarde e depois de um almoço "pesadito" o jovem deslocou-se de bicicleta para a Praia dos Doutores, em Celorico Gare. Com o calor da tarde e o esforço da bicicleta, o jovem, que ia na companhia de uma amiga, atirou-se às águas do rio Mondego. Acabou por morrer vítima de congestão.
A companheira do jovem deu o alerta pouco antes das 16.00 de ontem, altura em que os bombeiros foram alertados. Do outro lado da margem estavam uns populares que ao aperceberem-se do sucedido "tentaram resgatar o jovem das águas", contou ao DN José António, morador em Casas do Rio.
"O rapaz é sossegado e conhecido de todos já que desde muito novo ajuda na missa e logo alguém alertou o padrasto". No local estiveram cerca de 30 bombeiros, auxiliados por uma equipa de mergulho que se deslocou de Viseu. O corpo do jovem viria a ser "resgatado, já cadáver, cerca das 18.40, 300 metros a montante do local onde mergulhou.
Foi levado para o Centro de Saúde e posteriormente foi transportado para o Instituto de Medicina Legal da Guarda onde irá ser autopsiado", disse ao DN José Caetano, adjunto do comando dos bombeiros de Celorico da Beira."Ao que apuramos o jovem almoçou grão e bacalhau. Depois veio de bicicleta e o esforço com o calor devem-no ter feito mergulhar. Foi o suficiente para um choque térmico e uma eventual congestão que terão sido a causa da morte", disse José Caetano.
Marco Paulo Fernandes "era um rapaz sossegado e amigo da família. A mãe estava casada com outro homem e o padrasto sempre tratou bem dele", afirmou Anabela Diogo, moradora em Celorico da Beira e amiga da vitima. "Era sossegado e apesar de estudar cá desde sempre ajudava na missa. O sonho dele era ser padre e preparava-se para isso", conclui Anabela Diogo. Muito procurada no tempo quente, a Praia Fluvial dos Doutores está localizada em Celorico Gare, nas imediações da EN 102 junto à Ponte Nova. Fica paredes-meias com o restaurante municipal e lagar de azeite, recuperado pela câmara em 2004.

Amadeu Araujo / Diario de Noticias

Sem comentários: