quinta-feira, 22 de maio de 2008

Politécnico estreia veículo para circuito urbano na Shell Eco-Marathon

A equipa Egiteam da Guarda vai concorrer, pela primeira vez, com um veículo para circuito urbano, na prova internacional Shell Eco-Marathon 2008, que premeia quem percorrer o máximo de quilómetros com o mínimo de combustível. No circuito de Nogaro, no Sul de França, vão estar em competição, entre quinta-feira e sábado, 200 equipas de 25 países, das quais 150 concorrem na classe de protótipos e 50 na categoria "urban".Jorge Gregório, professor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico da Guarda e coordenador da equipa, disse à Agência Lusa que, nos anos anteriores, a Egiteam marcou presença na categoria de protótipos, mas este ano, concorre na classe "urban concept", com o veículo "EGI Urban". "Até agora, os protótipos tinham sido o nosso grande campo de acção e este ano virámos para o urban", referiu o coordenador do projecto. Acrescentou que o novo carro "tem uma concepção ligeiramente diferente dos outros", que se assemelhavam a um golfinho.

CARACTERÍSTICAS DIFERENTES
As características técnicas também são outras, pois como refere, o veículo "tem uma utilização mais próxima daquilo a que estamos habituados num carro urbano", apontando que o condutor deixa de estar "deitado" e passa a conduzir sentado. Nos veículos anteriores "tínhamos todos os comandos no volante e, neste caso, já não, excepto os comandos do motor de arranque, a buzina, ou seja, aquela instrumentalização convencional".

O "EGI Urban" está equipado com um motor diesel de 268 cm3, utilizado com frequência em motores de rega, moto-cultivadores e martelos para compactação de solos, adiantou.O objectivo da equipa é gastar "meio litro aos 100", ou seja, fazer 200 quilómetros com um litro de combustível, o que equivale a "cerca de dez vezes menos" do consumo de um utilitário normal, em cidade, segundo Jorge Gregório. A construçãoO novo veículo foi construído a partir "de uma plataforma em ninho de abelha, revestida com fibra de vidro, fibra de carbono e Kevlar, sobre a qual construímos a carroçaria", disse Jorge Gregório. Pesa cerca de 150 quilos, tem 2,40 metros de comprimento, 1,20 de largura e 1,30 de altura.

(Quase) tudo feito na escola"Todos os componentes foram desenvolvidos na escola, excepto o motor, os aros das rodas e os pneus", garantiu o professor, que coordena uma equipa de 24 elementos, que iniciou o projecto em Novembro do ano passado. Como o veículo concorre pela primeira vez, salienta que a equipa "já ficava satisfeita" se o mesmo fosse "qualificado para a prova". "Só o facto de este ano termos conseguido fazer este carro, já é uma grande vitória", frisou Jorge Gregório.Quem conduz?Na prova que terá lugar em Nogaro, a partir de amanhã e até sábado, o carro será conduzido por Ana Isabel (aluna do curso de Design do Equipamento) e por Gil Bravo (estudante de Engenharia Mecânica). Nos anos anteriores, a ESTG participou com o projecto Egiecocar, que criou dois veículos a energia solar (Solareco) e quatro a gasolina (Egiecocar).

Diario XXI

Sem comentários: