sexta-feira, 16 de maio de 2008

Trancoso - Colóquio 'Profetismo de Bandarra a Vieira'

A Câmara Municipal de Trancoso realiza na próxima sexta-feira, dia 16 de Maio, a convite da Delegação Pastoral da Cultura da Diocese da Guarda, um colóquio subordinado ao tema “Profetismo: de Bandarra a Vieira”.
O evento, que se realiza no Auditório do Pavilhão Multiusos de Trancoso, aparece integrado nas comemorações nacionais do “Ano Vieirino” que têm como objectivo assinalar os quatrocentos anos do nascimento de Padre António Vieira (1608-2008), refere a autarquia.
Segundo a mesma fonte, o padre António Vieira reconheceu as trovas de Gonçalo Annes Bandarra, profeta, poeta e sapateiro de Trancoso, o qual viria a escrever: “Bandarra foi verdadeiro profeta, pois profetizou e escreveu tantos anos antes, tantas cousas, tão exactas, tão miúdas e tão particulares, que vemos todos cumpridas com os nossos olhos”.
O programa da iniciativa, aberto à participação do público em geral, integra pelas 9h 30m uma sessão de abertura, com a participação do presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Júlio Sarmento, do Bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício e do presidente da Assembleia Municipal de Trancoso.
Pelas 10 horas, começa uma mesa redonda, que será moderada por Carla Alexandra Gaspar dos Santos (Historiadora da Câmara Municipal de Trancoso), com intervenções do padre José Júlio Pinheiro (Delegado da Cultura da Diocese da Guarda) que falará da temática “A presença de Bandarra no pensamento de Vieira”, seguindo-se Fernando Santos Costa (presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal Trancoso-Eventos) que falará de “O Mito do V Império” e José Luís Lima Garcia (docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda) falará de “Futurismo e Profecia Lusitanista no V Império de Vieira”.
Segue-se, pelas 11h 20m outra mesa redonda, moderada pelo padre Joaquim António Duarte (Arcipreste de Trancoso), com intervenções de Antonieta Garcia (professora aposentada da Universidade da Beira Interior) sobre “Textos de Bandarra e a sedução de Babel” e Armando Fernandes “Os comeres no tempo do Bandarra”.
Após o almoço, pelas 14 horas, será feita uma homenagem a Bandarra, junto ao Túmulo na Igreja de S. Pedro, com recitação de trovas por Antonieta Garcia, António Carvalho e Fernando Santos Costa.
Seguidamente terá lugar outra palestra, moderada por Fernando Santos Costa, com intervenções de Manuel Sandra (Director do Centro Ernesto Soares de Iconografia e Simbólica) que falará de “O Sebastianismo no feminino” e de António Carlos Carvalho (jornalista e escritor) abordará o tema “Profetas e Videntes – o que nos resta de profecia em tempo de ideias feitas e lugares – comuns”.
Após uma pausa, pelas 16h 30m terá início uma mesa redonda moderada por Cármen Ballesteros (Membro do Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora) que terá intervenções de Augusto Moutinho Borges (Conservador do Museu de S. João de Deus da Ordem Hospitaleira) que falará de “Desejo, Vontade e Identidade: A Eloquência Profética em Frei Bernardo de Brito” e do padre doutor Pires Gameiro (Irmão da Ordem Hospitaleira S. João de Deus) sobre “Profecia e Visão Antropológica Alternativa em S. João de Deus. Para uma Visão Identitária de Portugal.”
Pelas 17h 10m terá lugar um debate e apresentação de conclusões, seguindo-se a sessão de encerramento com a participação do presidente da Câmara Municipal de Trancoso e do Bispo da Guarda.

A Guarda

Sem comentários: