domingo, 11 de maio de 2008

Portal Bombeiros.pt pronto em Outubro

Quatro anos depois da fundação, a Associação Amigos bombeirosdistritoguarda.com ganha dimensão nacional (agora com o portal www.bombeiros.pt) e mantém a sua aposta nas novas tecnologias. A novidade assenta na criação de estruturas em todos os distritos, com o intuito de disponibilizar no site informações específicas de cada associação de bombeiros e gerais de interesse para os «soldados da paz». O projecto está ainda a ser ultimado e vai ser oficialmente apresentado dia 4 de Outubro, altura em que arranca com informação das duas estruturas distritais já em funcionamento: Guarda e Coimbra. Estes dois organismos irão servir de exemplo para os restantes, sendo Viseu o seguinte a ser criado, adianta Sérgio Cipriano, presidente da associação. Para dar conhecimento do Bombeiros.pt, a associação vai promover diversas actividades pelo País, como o workshop que vai decorrer em Penela, distrito da Coimbra, durante a tarde de amanhã. Apresentar o projecto e esclarecer os «soldados da paz» sobre as novas tecnologias de que dispõem no portal Bombeiros.pt ocupa o programa da iniciativa.

INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS EM TELEMÓVEL
Será também a partir de 4 de Outubro que vai ser possível aceder à informação específica por concelho de cariz operacional no portal a partir do telemóvel. A partir desse dia, os bombeiros poderão consultar via telemóvel códigos de matérias perigosas, localizar pontos de água, a velocidade do vento, consultar mapas, ou, simplesmente, verificar quais são os incêndios activos em Portugal. "Vai dar muito jeito, porque também estará disponível uma escala que indica a possibilidade do «efeito chaminé», por exemplo, a causa de morte dos seis bombeiros em Famalicão da Serra", em 2006. Novo portal custa 15.000 eurosApoios foram pedidos, mas ainda não há garantias.

O novo portal, que a associação estima que terá 100.000 visitas no primeiro ano, está orçado em 15.000 euros. Um valor "elevado" para o qual estão a ser procurados apoios, nomeadamente dos ministérios da Administração Interna e da Ciência e Tecnologia e governos civis. Os pedidos foram enviados há um mês e Sérgio Cipriano acredita que ainda é cedo para ter respostas, mas, de qualquer forma, se os patrocínios não chegarem a associação assume os custos, garantiu o presidente. Entretanto, também outras parcerias e apoios são necessários, como reconstituições de incêndios no terreno que servem de formação, para as quais contam com o conhecimentos de especialistas da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial. O Instituto Politécnico de Castelo Branco é outra das entidades que também já se ligou ao projecto, através do envio de artigos especializados sobre protecção civil.

Liliana Machadinha / Diario XXI

Sem comentários: