sexta-feira, 30 de maio de 2008

Portal da associação Guarda Digital arranca hoje

Novas Tecnologias
O utilizador vai encontrar um directório regional de contactos, uma secção de notícias e eventos sobre os mais diversos conteúdos e cerca de 10 mil imagens da região.

Um portal sobre a região da Guarda, desenvolvido pela Associação Guarda Digital, arranca hoje na Internet. Segundo os promotores, o novo site "contém mais de 10 mil conteúdos e igual número de imagens", ficando disponível no endereço www.guarda.pt."É um portal dedicado à região da Guarda com notícias, agenda de eventos, serviços úteis, 'pecados' [sugestões], directório regional e outras novidades", referiu Sérgio Duarte, o gestor do projecto.
Acrescentou que o site está organizado por áreas temáticas e possui "muitas novidades, entre as quais se destaca a galeria multimédia com cerca de 10 mil imagens da região"."O utilizador deste portal encontrará um directório regional de contactos e uma secção de notícias e eventos sobre os mais diversos conteúdos, como arte e cultura, desporto, sociedade, política e actualidade", explicou Sérgio Duarte. O portal está assente numa nova ferramenta de gestão de conteúdos, a aplicação Sharepoint, da Microsoft.

CENTRAL VAI ALOJAR SITES DA REGIÃO

Na sexta-feira, será também feita a apresentação pública do “Data Center” da Guarda Digital, a plataforma tecnológica da instituição, que já está em funcionamento e "tem capacidade para alojar todos os sites da região e possui potencialidades para fornecer outros serviços de Internet, como, por exemplo, e-mail ou o serviço de backup", sublinhou o responsável.O Guarda Digital faz parte do programa das Cidades e Regiões Digitais e tem como parceiros 13 municípios: Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.

Os parceiros

O Instituto Politécnico da Guarda, a Associação de Desenvolvimento ADM Estrela, o NERGA - Associação Empresarial da Guarda e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Sabugal são algumas das entidades associadas do Guarda Digital.Investimento global de 2,9 milhões de euros.
O projecto é financiado pelo Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento e tem um investimento global de 2,9 milhões de euros, sendo que cerca de 70 por cento deste montante é comparticipado por fundos comunitários e o restante pelas entidades aderentes.

Diario XXI

Sem comentários: