quinta-feira, 29 de maio de 2008

Trancoso - Feriado Municipal

Batalha de São Marcos
29 de Maio 2008

O Orgulho dos Heróis de Trancoso
Pão e Laranjas para os Invasores

Foi no ano de 1385, a 29 de Maio, que se feriu uma das batalhas mais importantes da Guerra da Sucessão, a qual se seguiu à morte do rei D. Fernando I. Quase todos os nobres haviam seguido os pretensos direitos de D. Beatriz e de seu marido D. João, rei de Castela, ao trono de Portugal.
A invasão deu-se por Almeida, praça que tinha aderido a Castela. Os invasores passaram ao largo de Trancoso e acometeram a cidade de Viseu, que saquearam. Vieram os castelhanos de Viseu, abarrotados de saque e prisioneiros, presentes grande número de peões e besteiros, mais 400 homens de armas outros tantos pagens e 200 ginetes.
Em Trancoso esperavam-nos 300 homens de armas, umas escassas dezenas de peões e homens de lavoura.Os invasores viram os naturais e deram em virar de flanco para os lados de Freches. Logo os portugueses foram nessa direcção, esperando-os junto à capela de S. Marcos. Cortavam o caminho ao inimigo.
Foi uma carnificina e os castelhanos saíram completamente desbaratados. Os de Trancoso tinham posto os castelhanos “a pão e laranjas”.
Feito memorável, precursor da grande vitória de Aljubarrota, deu-se a 29 de Maio de 1385.
Actualmente, um justo feriado em terras de Trancoso.

BandarraFm / Trancoso Eventos / Municipio Trancoso

Sem comentários: