sexta-feira, 27 de junho de 2008

Trancoso - Festa da História, 28 e 29 Junho

A sétima edição da Festa da História em Trancoso realiza-se durante dois dias (28 e 29 de Junho) na zona nobre da antiga vila de Trancoso. À semelhança dos anos anteriores há vários espaços dedicados às tendas de artesanato, tabernas, tendas militares e de ofícios medievais, com animação de folgedos, danças, torneios de armas, bobos, saltimbancos e desfiles. E ainda a rememoração do casamento real de D. Dinis e Isabel de Aragão.
O cerimonial de abertura acontece no sábado, pelas 14 horas, com a visita dos Fiscais e Meirinhos às diversas tendas. Uma hora depois começa o cortejo régio pelas praças do burgo, com a recepção D´El Rei D. Dinis a D. Isabel de Aragão, seguindo-se um torneio de armas na Praça Principal e representação da lenda de “João Tição”. E ainda, o toque a rebate e recrutamento de homens para a defesa do Burgo; assédio e assalto ao burgo por tropas castelhanas, bem como, o resgate do burgo por uma mesnada conduzida pelo próprio Rei D. Dinis. Às 20h30 realiza-se a Ceia Medieval no Largo Padre Francisco Ferreira, «com bailias e folias no terreiro do mercado» segundo o programa.
No domingo, às 14 horas, repete-se o cortejo régio pelas ruas de Trancoso, seguindo-se o esposamento e bodas de D. Dinis e D. Isabel de Aragão, entre outros episódios da história, como o auto dos Histriões e corridas de carroças ou o torneio de armas e investidura de novos cavaleiros. A festa termina com o Juízo Eclesiástico às 21 horas.
O evento é organizado pela Trancoso Eventos e conta com o apoio da Escola Profissional de Trancoso, Raia Histórica, Câmara Municipal de Trancoso e outras associações do Concelho.

Trancoso Eventos EM / Guarda.pt

Sem comentários: