quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Cavaco inaugura bibliotecas no Distrito

O Presidente da República, Cavaco Silva, está hoje de visita à região, tendo como pontos de passagem a Guarda e Mêda, onde vai proceder a inaugurações de bibliotecas. A primeira da lista, agendada para as 11h30, é a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, que detém o nome do ensaísta que vai ser também agraciado hoje com a Medalha de Ouro da Cidade da Guarda.

Construída de raiz, num investimento de dois milhões de euros, a biblioteca, localizada na Quinta do Alarcão, junto ao Centro de Estudos Ibéricos, possui um total de cerca de 130.000 obras, onde se incluem os 3.000 livros do acervo pessoal oferecido pelo ensaísta, que têm direito a um espaço próprio. Entre outras valências, o edifício de três pisos possui auditório, salas para crianças e adultos, depósito livreiro e documental, oficina para conservação, encadernação e preservação do fundo documental e Livraria Municipal.

Cavaco Silva preside ainda à sessão solene do 809º aniversário de atribuição da Carta de Foral à Guarda. Já a Biblioteca Municipal de Mêda, que custou cerca de 1,5 milhão de euros, vai ser inaugurada por Cavaco Silva por volta das 16h30. Com dois pisos, este equipamento localizado no Bairro do Barrocal possui zonas de leitura para adultos e crianças, espaço de animação e promoção de leitura e sala polivalente, numa área total de 2.400 metros quadrados. O Presidente da República inaugura, de manhã, a Biblioteca Eduardo Lourenço, na cidade mais alta. À tarde, será a vez da Biblioteca Municipal de Mêda
Luís Forra/Lusa

Sem comentários: