sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Cinema : Estreias da Semana

Quinta 13 Novembro 2008

Ensaio Sobre a Cegueira

Fernando Meirelles, realizador reconhecido internacionalmente e já nomeado para os Óscares, por «O Fiel Jardineiro» e «Cidade de Deus», transporta para o cinema uma das mais aclamadas obras de José Saramago, vencedor de um Prémio Nobel. Uma cidade é devastada por uma epidemia instantânea de «cegueira branca». Face a este surto misterioso, os primeiros indivíduos a serem infectados são colocados em quarentena, num hospital abandonado, pelas autoridades governamentais.

Cada dia que passa, aparecem mais pacientes e esta recém-criada «sociedade de cegos» entra em colapso. Tudo piora quando um grupo de criminosos, mais poderoso fisicamente, se sobrepõe aos fracos, racionando-lhes a comida e cometendo actos horríveis. Há, porém, uma testemunha ocular a este pesadelo: uma mulher, cuja visão não foi afectada por esta praga, que acompanhou o seu marido cego para o asilo. Ali, mantendo o seu segredo, guia sete desconhecidos, que se tornam, na sua essência, uma família.
Ela leva-os para fora da quarentena, em direcção às ruas deprimentes da cidade, que viram todos os vestígios de uma civilização entrar em colapso. A viagem é plena de perigos, mas a mulher guia-os numa luta contra os piores desejos e fraquezas da raça humana. Assim, abre-lhes a porta para um novo mundo de esperança, onde a sua sobrevivência e redenção final reflectem a tenacidade do espírito humano.
Ficha Técnica:
Título original: «Blindness»
Realização: Fernando Meirelles
Elenco: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover, Gael García Bernal, Alice Braga, Sandra Oh e Maury Chaykin
Género: Drama/Thriller
A Dupla Face da Lei

«A Dupla Face da Lei», um thriller psicológico, pleno de adrenalina, conta com os actores galardoados pela Academia norte-americana Robert De Niro e Al Pacino como uma dupla de detectives veteranos da polícia de Nova Iorque, que segue o rasto de um serial killer. Mergulhados no ambiente de grande pressão da Polícia de Nova Iorque, os detectives, altamente condecorados, deveriam estar prestes a reformar-se. Mas, antes de poderem pendurar os seus distintivos, são chamados a investigar o assassinato de um chulo, que parece ter vínculos com um caso resolvido anos antes.

Assim como no primeiro homicídio, a vítima é um suspeito, cujo corpo é encontrado acompanhado por um poema de quatro linhas, que justifica o crime. As semelhanças entre os recentes assassinatos e o anterior caso levantam uma importante questão: terão colocado o homem errado atrás das grades? Quando novos crimes ocorrem, torna-se evidente que os detectives estão à procura de um «serial killer», que tem como alvos criminosos que tenham vencido as fissuras do sistema judicial. A sua missão é fazer o que a polícia não pode fazer por si própria: retirar os criminosos das ruas para sempre.
Ficha Técnica:
Título original: «Righteous Kill»
Realização: Jon Avnet
Elenco: Robert De Niro, Al Pacino, Carla Gugino, John Leguizamo, Curtis «50 Cent» Jackson e Brian Dennehy
Género: Drama/Crime/Mistério
Sobreviver Com os Lobos

Uma menina de oito anos percorre a Europa nazi à procura dos seus pais. Ela chama-se Misha, é judia, o seu pai e a sua mãe acabam de ser deportados e ela apenas sabe uma coisa: que eles estão no Leste. Com a ajuda de uma simples e pequena bússola, ela deixa para trás a sua Bélgica natal e vai na direcção da Ucrânia, a pé, atravessando a Alemanha e a Polónia, na esperança de os encontrar.

Para sobreviver, rouba comida e roupas. Para sobreviver, evita os homens e a sua violência. Para sobreviver, integra uma alcateia de lobos e torna-se «um» deles. A partir de uma narração autobiográfica de Misha Defonseca, este é um testemunho pungente sobre a animalidade dos homens e a humanidade dos animais.
Ficha Técnica:
Título original: «Survivre Avec Les Loups»
Realização: Véra Belmont
Elenco: Mathilde Goffart, Yael Abecassis, Guy Bedos, Michèle Bernier e Benno Furmann
Género: Drama
Trancoso - Filme em Destaque
De 14 a 17 de Novembro

Cine Auditório Jacinto Ramos
Horários: Sextas, Sábados e Segundas - 21:30h
Domingos - 16:00h
Não te Metas Com o Zohan

Um agente da Mossad sonha ser cabeleireiro. Improvável? Talvez, não fosse a história ter saído da cabeça de Adam Sandler. Zohan (Sandler) é um agente de elite da Mossad, uma verdadeira estrela no seu país. Mas Zohan tem um segredo: sonha tornar-se cabeleireiro nos EUA. Zohan aproveita então um combate com o seu pior inimigo, um terrorista conhecido como Fantasma (John Turturro), para simular a sua própria morte e ir para Nova Iorque, armado apenas com tesouras e um secador.

Apesar de inexperiente, é contratado pela patroa de um salão de cabeleireiros, uma jovem e bonita palestiniana. Rapidamente, Zohan ganha reputação como um dos melhores cabeleireiros da cidade e a clientela do salão não pára de aumentar. Mas, quando o seu passado como agente parece já estar enterrado, Zohan é descoberto pelo Fantasma, que desta vez vai tentar acabar com ele de uma vez por todas.
Ficha Técnica:
Título original: You Don't Mess With The Zohan
De: Dennis Dugan
Com: Adam Sandler, John Turturro, Emmanuelle Chriqui
Género: Acção, Comédia
Classificacao: M/12
DD/Publico/ Supersónico - BandarraFm

Sem comentários: