segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Portugal entre os países que importam carne da Irlanda

A carne de porco infectada com dioxinas pode estar à venda em Portugal. A Comissão Europeia confirmou que Portugal faz parte da lista de mais de vinte países que importam carne irlandesa e que deve ser retirada do mercado.

Os países da UE eventualmente afectados, e que por isso deverão também adoptar medidas, são a Alemanha, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Estónia, França, Holanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido e Suécia, apontou a porta-voz da Saúde da Comissão Europeia.
Nina Papadoulaki anunciou em Bruxelas que, através do "Sistema de Alerta Rápido da União Europeia para Rações e Alimentos", entretanto lançado, foi já disponibilizada uma lista dos países que receberam carne ou produtos suínos derivados da Irlanda, e que inclui 12 Estados-membros da União Europeia e nove países terceiros. Segundo a porta-voz, foram as autoridades veterinárias irlandesas que forneceram a lista dos países que importaram carne de porco irlandesa, tendo mesmo indicado as empresas às quais se dirigiram os produtos.

RTP

Sem comentários: