quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Tribunais de Família, Trabalho e Cíveis vão acabar com processos em papel

Os Tribunais de Família, do Trabalho e Cíveis vão passar a tratar os processos na quase totalidade por via informática a partir de 05 de Janeiro, mantendo em papel apenas "peças e documentos essenciais", anunciou hoje o Ministério da Justiça.

Os advogados vão passar a mandar as peças por via electrónica para os tribunais e os actos dos juízes, magistrados do Ministério Público e funcionários judiciais vão ficar disponíveis na Internet, através do sistema designado CITIUS.
A elaboração e emissão de sentenças, despachos e outros actos pelos juízes e magistrados do Ministério Público vão passar a ser feitas também por via electrónica.
O Ministério da Justiça refere, em comunicado, que este processo tem vindo a ser preparado há mais de um ano, em coordenação com o Conselho Superior da Magistratura e a Procuradoria-Geral da República, tendo "sido já disponibilizados aos tribunais todos os meios materiais e a formação necessária à correcta utilização destas novas ferramentas".
A nota do Ministério da Justiça, que vai fazer a apresentação pública do sistema no dia 30, não especifica quando a inovação será alargada aos processos dos Tribunais Criminais, de Comércio e Fiscais e Administrativos.

RTP / Lusa

Sem comentários: