segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Benfica derrotado pelo Trofense

O Benfica perdeu este domingo a invencibilidade na Liga portuguesa de futebol e cedeu a liderança ao tricampeão FC Porto, ao perder por 2-0 no reduto do ex-"lanterna vermelha" e estreante Trofense, na 13 jornada da prova.

Já o Trofense conseguiu, com esta vitória histórica sobre o ex-líder do campeonato e na primeira recepção a um dos "grandes" do futebol português, sair do último lugar da classificação e mesmo colocar-se acima da "linha de água" (para já é 13 colocado). O resultado começou a ser desenhado antes do intervalo, com um golo de por Reguila, aos 45 minutos. Hélder Barbosa estabeleceu o marcador nos 2-0, aos 82 minutos. O Benfica poderia ter inaugurado o marcador logo no primeiro minuto de jogo, mas o cabeceamento de Suazo, após cruzamento de Jorge Ribeiro, encontrou Valdomiro pela frente.

A equipa orientada por Tulipa começou a mostrar que não se renderia facilmente ao líder do campeonato, depois dos primeiros 10 minutos de jogo. Delfim foi o primeiro a ameaçar, ao rematar ao lado, após passe de Paulinho. A primeira grande oportunidade de golo perteceu, porém, ao Benfica, aos 19 minutos, por intermédio de Suazo, que, à entrada da área, aproveitou bem uma perda de bola de Miguel hngelo e isolou Pablo Aimar, que, displicente, permitiu a defesa a Paulo Lopes. Após este susto, o Trofense voltou a concentrar-se na defesa, obrigando a equipa de Quique Flores a procurar chegar à baliza adversária através de lances de bola parada.

Aos 36 minutos, um remate de Jorge Ribeiro, de livre, quase culminava no primeiro dos "encarnados", mas mais uma vez o defesa Valdomiro estava no momento certo à hora certa. Dois minutos depois (38), Reguila - conquistou a titularidade devido à ausência dos lesionados Edú Souza e Lipatin - rematou cruzado do lado direito, ameaçando fazer o que mais tarde concretizaria, mesmo em "cima" do intervalo, mas Moreira conseguiu agarrar. O primeiro golo aconteceu aos 45 minutos, numa jogada de contra-ataque, que nasceu numa recuperação de bola de Tiago Pinto. A bola sobrou para Hélder Barbosa e este isolou Reguila, que atira para o fundo das redes. O guarda-redes benfiquista podia ter feito mais.

Na segunda parte, o Benfica entrou decidido a reverter o resultado a seu favor e Aimar parecia ser o jogador mais inconformado com a desvantagem. O argentino aproveitou bem um cruzamento forte de Jorge Ribeiro e obrigou Paulo Lopes a esticar-se (59 minutos). A partir dos 64 minutos. os "encarnados" passaram a jogar com menos um jogador, por expulsão de Binya, que viu o segundo amarelo. Jorge Sousa considerou que o médio cortoua bola com a mão à entrada da área do Benfica.

Apesar de estarem jogar em desvantagem numérica, as "águias" continuaram mais atacantes do que a equipa da casa, que começou a apostar tudo na defesa. Aos 67 minutos, Jorge Ribeiro podia ter feito o empate, após passe de Pablo Aimar, e, aos 74, Balboa não conseguiu ultrapassar um atento Paulo Lopes. Do outro lado, Hélder Barbosa começava a ameaçar as redes de Moreira, com remates bem colocados, aos 75 e 79 minutos. O golo da tranquilidade para o Trofense surgiu aos 82: começou nos pés do recém-entrado Pinheiro e acabou no "tiro" certeiro de Hélder Barbosa.

RTP

Sem comentários: