terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Cinema norte-americano passou ao lado da crise em 2008

Os estúdios de cinema nos Estados Unidos tiveram cerca de sete mil milhões de euros de lucros de bilheteira em 2008, o que representa um aumento de 4% em relação ao ano anterior, noticiou a revista Variety.

Segundo a publicação, os estúdios de Hollywood receavam não conseguir superar a fasquia de 2007, que contou com grandes sucessos de bilheteira, como as sequelas de «Os Piratas das Caraíbas», «Shrek» e «Harry Potter».

Em 2008, a Warner Brothers liderou as empresas que mais lucraram, com 1,2 mil milhões de euros, muito por culpa de «Batman - O Cavaleiro das Trevas», com Christian Bale e Heath Ledger (já falecido), considerado o mais lucrativo filme de um super-herói. Seguiu-se a Paramount, com 1,1 mil milhões de euros, assegurados por filmes como «Homem de Ferro», protagonizado por Robert Downey Jr, «Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal» e com a animação «Kung Fu Panda».
Em conjunto, os seis maiores estúdios de cinema (Warner, Paramount, Sony, Universal, Disney e Fox) estrearam 148 filmes, contra os 160 de 2007.
O musical «Mamma Mia!» foi o filme mais lucrativo no mercado norte-americano, com 105 milhões de euros.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: