Baixas temperaturas, ondas marítimas até nove metros e neve colocam Portugal sob alerta amarelo com alguns distritos a verem accionado o vermelho, enquanto na Assembleia da República, responsáveis explicam aos deputados a resposta à vaga de frio no início do mês.
O mau tempo faz-se sentir nesta terça-feira com a Autoridade Nacional de Protecção Civil a accionar em todos os distritos o alerta laranja devido a chuva forte e queda de neve que se prevê para o dia hoje. O segundo nível mais grave de alerta está accionado desde as 18h00 de segunda-feira e prolonga-se até às 24h00 de quarta-feira. Todo o litoral a norte do rio Tejo está com o aviso máximo – o vermelho –, já que o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica prevê ondulação forte que poderá atingir os nove metros. Já a faixa costeira a sul do Tejo, bem como o arquipélago da Madeira, estão com o aviso laranja apenas – o segundo numa escala de quatro –, por se prever que as ondas possam atingir os sete metros.
Nos Açores, toda a costa das suas nove ilhas está com aviso amarelo, também devido à ondulação prevista pelos serviços meteorológicos. No que diz respeito ao Continente, os distritos de Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, e Portalegre estão debaixo do aviso amarelo, prevendo-se queda de neve e vento forte, com rajadas que poderão atingir os cem quilómetros por hora. Nos restantes distritos antecipa-se ventos fortes com rajadas a atingir os 80 quilómetros por hora. Santarém e Évora são os dois distritos que apresentam melhores previsões já que nenhum aviso foi accionado pelo INMG. Além da chuva que atormentará o território durante todo o dia, assinala-se uma acentuada descida das temperaturas.
Às 04h00 de terça-feira, foram cortadas várias estradas na Serra da Estrela e em Alfândega da Fé, devido ao mau tempo, não havendo, no entanto, viaturas retidas. No distrito da Guarda foi cortada a Estrada Nacional 232, na ligação Manteigas-Penhas Douradas-Gouveia. As escolas da cidade da Guarda suspenderam as actividades devido ao nevão que caiu durante a madrugada e manhã. No distrito de Bragança, foi a Estrada Nacional 315, que foi cortada entre o Cruzamento de Mouco até Sambade em Alfândega da Fé.
A circulação no Itinerário Principal 4 (IP4) foi cortada ao princípio da manhã de hoje na zona da área de serviço de Ansiães, perto de Vila Real, devido à neve e gelo. O corte da circulação registou-se às 07h50, ao quilómetro 71,9, junto àquela área de serviço. Como alternativa estão disponíveis a auto-estrada 7 e auto-estrada 24, bem como as estradas nacionais 124, 108 e 101. Desde as 18h30 de segunda-feira encontravam-se já cortadas as Estradas Nacionais 338 e 339 no maciço central da Serra da Estrela, no distrito de Castelo Branco. No distrito e concelho de Viseu, encontram-se cortadas desde as 22h00 de segunda-feira, a Estrada Nacional 321 na ligação Portas de Montemuro-Cinfães e a Estrada Municipal entre Resende, Freirão e Viseu.
RTP / BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário