Montelongo, Ricardo Costa vence Pedro Peres
Pedro Peres depois de dois anos de domínio, viu chegar um adversário com aparentes argumentos para contrariar o bi-campeão. Ricardo Costa, em Fafe começou o ano a vencer, com Peres a assumir uma entrada demasiado cautelosa na prova e a vergar-se ao domínio de Ricardo.
Pedro Peres depois de dois anos de domínio, viu chegar um adversário com aparentes argumentos para contrariar o bi-campeão. Ricardo Costa, em Fafe começou o ano a vencer, com Peres a assumir uma entrada demasiado cautelosa na prova e a vergar-se ao domínio de Ricardo.
No troço inaugural Peres entrou com demasiadas cautelas, em contraste com a entrada ao ataque de Ricardo Costa. Para Ricardo Costa foi um excelente início de temporada, "no meio das controvérsias em que iniciei o campeonato, este acabou por ser um prémio.
Não era possível fazer melhor, estava à espera de andar próximo do Pedro Peres, mas entrei ao ataque e isso revelou-se uma táctica que deu frutos." Daqui para a frente a luta pelo título está ao seu alcance, apesar do piloto de Famalicão não pensar nele e preferir pensar que "vou dar luta ao Pedro". No final dos dois primeiros troços o homem do Mitsubishi liderava com 26,4s de vantagem.
Luís Mota fechou o pódio do Rali de Montelongo depois de uma prova quase sozinho, sem conseguir chegar à frente mas sem que os adversários que o seguiam lhe conseguissem chegar. No 1º troço estava a desenhar-se uma animada luta com João Ruivo, só que o homem do Stilo teve problemas no 2º troço e deu um toque no 3º, acabando por abandonar. Frederico Ferreira conseguiu o 4º posto a correspondeu a um indiscutível triunfo entre os clássicos. O piloto do Ford Escort MKII explicou que "correu tudo bem e só no derradeiro troço aumentamos o ritmo".
E foi justamente nesse troço que Ferreira conseguiu bater Nuno Pina na luta pelo 4º lugar da geral. Alinhando com o Peugeot 206 GTI que utilizará no Desafio Modelstand e com objectivo de ganhar experiência, Pina foi uma surpresa, entrando no derradeiro troço empatado com Frederico Ferreira. Apesar desta prestação, Nuno Pina irá concentrar as suas atenções no Desafio nas provas futuras. Armindo Neves estreou o Huyndai Coupá Kit-Car no Open, garantindo o 6º lugar final. Neves não tinha a prova bem preparada e considerou o ersultado positivo tendo em conta que foi um rali para ganhar rodagem.
Luís Mota fechou o pódio do Rali de Montelongo depois de uma prova quase sozinho, sem conseguir chegar à frente mas sem que os adversários que o seguiam lhe conseguissem chegar. No 1º troço estava a desenhar-se uma animada luta com João Ruivo, só que o homem do Stilo teve problemas no 2º troço e deu um toque no 3º, acabando por abandonar. Frederico Ferreira conseguiu o 4º posto a correspondeu a um indiscutível triunfo entre os clássicos. O piloto do Ford Escort MKII explicou que "correu tudo bem e só no derradeiro troço aumentamos o ritmo".
E foi justamente nesse troço que Ferreira conseguiu bater Nuno Pina na luta pelo 4º lugar da geral. Alinhando com o Peugeot 206 GTI que utilizará no Desafio Modelstand e com objectivo de ganhar experiência, Pina foi uma surpresa, entrando no derradeiro troço empatado com Frederico Ferreira. Apesar desta prestação, Nuno Pina irá concentrar as suas atenções no Desafio nas provas futuras. Armindo Neves estreou o Huyndai Coupá Kit-Car no Open, garantindo o 6º lugar final. Neves não tinha a prova bem preparada e considerou o ersultado positivo tendo em conta que foi um rali para ganhar rodagem.
Logo atrás ficou outra dupla que esteve a aprender a trabalhar junta: Aníbal Rolo que agora é navegado pelo campeão de clássicos José Sousa. O 7º lugar poderia ter sido melhorado se não errasse na escolha de pneus de manhã.
Paulo Azevedo foi 8º numa aparição esporádica, já que o ex-campeão não tem previstas participações regulares. Martinho Ribeiro no Ford Puma Kit-car e o sempre espectacular Júlio Bastos no BMW 320is fecharam o "top-ten". Depois de duas semanas conturbadas o campeonato começou. O triunfo ficou nas mãos de um carro que há 15 dias estava proibido de correr e a publicidade obrigatória só o foi para alguns. O publico foi bem visível nos troços, apesar de 3 neutralizações, uma delas para permitir a passagem de um funeral...
Classificação final:
1º Ricardo Costa / Nuno Almeida - Mitsubishi Lancer Evo VI
2º Pedro Peres / Tiago Ferreira - Ford Escort Cosworth
3º Luis Mota / André Mota - Mitsubishi Lancer Evo IV
4º Frederido Ferreira / Octávio Araújo - Ford Escort RS 1800
5º Nuno Pina / Guilherme Pereira - Peugeot 206 GTI
6º Armindo Neves / João Luz - Hyundai Coupé Kit-car
7º Aníbal Rolo / José Sousa - Renault 5 Turbo
8º Paulo Azevedo / Luís Cavaleiro - Ford Escort RS
9º Martinho Ribeiro / Paulo Marques - Ford Puma Kit-car
10º Júlio Bastos / Estefânio Pinto - BMW 320iS
Irlanda - Safety Direct Galway International, Vitória para Eugene Donnelly
Eugene Donnelly, em Skoda Fabia WRC, venceu o Galway Rally aproveitando a desistência do primeiro líder, Eamonn Boland em Subaru Impreza.
Irlanda - Safety Direct Galway International, Vitória para Eugene Donnelly
Eugene Donnelly, em Skoda Fabia WRC, venceu o Galway Rally aproveitando a desistência do primeiro líder, Eamonn Boland em Subaru Impreza.
O piloto do carro checo venceu a primeira prova da Irlanda de 2009 com uma vantagem para o segundo classificado, Gareth MacHale/Murphy ao volante do Ford Focus WRC.Refira-se que no final do primeiro dia a prova era comandada por Eamonn Boland (Subaru Impreza WRC) que assumiu a liderança logo no 1º troço debaixo de condições atmosféricas muito adversas, mas que desistiu. O futuro vencedor da prova, Donnelly, no final do 1º dia ocupava a terceira posição ao volante do Skoda Fabia WRC, já a fazer uma excelente prova. Conrad Rautenbach (Citroen Xsara WRC PH Sport) acabou por desistir no segundo dia depois de ter terminado ontem na 4ª posição. O vencedor do Grupo N foi Anthony O´Halloran (Mitsubishi Evo IX) que terminou a prova num excelente 5º lugar entre e à frente de alguns WRC!
Resultados Finais:
1º Eugene Donnelly/Paddy Toner (Skoda Fabia WRC)
2º Gareth MacHale/Brian Murphy (Ford Focus WRC)
3º Peadar Hurson/Damien Connolly (Subaru Impreza WRC)
4º Aaron MacHale/Barry Goodman (Ford Focus WRC) a 2:07.3
5º Anthony O´Halloran/Charlie McEnery (Mitsubishi Lancer IX) 1º Grupo N
Terminaram 25 concorrentes a prova internacional, 29 no Nacional com a vitória a pertencer a Patterson/McGarrity (Ford Escort MkII), 7 nos Históricos/Clássicos e a vitória foi para Cunningham/Hyland (Morris Cooper S), 12 na prova Junior com Wilson/Lennon 8Honda Civic Type R) a alcançar a vitória e no “Sunday Runners” a vitória foi para McGee/Kierans (Ford Escort) tende terminado mais 7 equipas.
Salvador Cabral / BandarraFm
Salvador Cabral / BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário