terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Rotações 27 Janeiro 2009

Campeonato Nacional de Enduro – 2009

Problemas de cronometragem afectaram seriamente o Enduro de Ourém, implicando mesmo o cancelamento do segundo dia de prova. Além disso, os resultados do primeiro dia encontram-se suspensos até à próxima Quinta-feira, data agendada para uma reunião definitiva sobre o assunto.
Uma falha técnica na transmissão dos dados recolhidos pelos "transponders" e células fotoeléctricas, esteve na origem dos problemas de cronometragem verificados no Enduro de Ourém. Durante o primeiro dia de prova, os "displays" (mostradores) colocados à saída das "especiais" não funcionaram, impedindo os concorrentes de terem conhecimento dos tempos alcançados.

Por outro lado, a classificação referente ao primeiro dia – afixada às 8h00 da manhã deste Domingo – foi objecto de reclamação por parte de diversos pilotos. Em consequência, seguidamente o Delegado da F.M.P. à prova promoveu uma reunião com os pilotos, para análise da situação. Atendendo à falta de garantias quanto ao funcionamento dos "displays", foi decidido cancelar o segundo dia de prova.
Entretanto, a classificação da jornada de Sábado fica suspensa até à próxima Quinta-Feira, quando a equipa de cronometragem deverá apresentar – em reunião com responsáveis da Organização e da F.M.P. – os registos totais obtidos através dos "transponders", para a partir daí se proceder à homologação dos resultados.

A organização decidiu também restituir aos pilotos 25 euros, correspondentes ao diferencial da taxa de inscrição para provas de um e dois dias de duração. Diga-se que em Ourém alinharam à partida 96 concorrentes, que deveriam ter enfrentado três voltas diárias a um percurso de 38 Km – reduzido face à quilometragem inicialmente prevista, para eliminar sectores impraticáveis devido à chuva caída durante a semana anterior à prova. Embora não tenha chovido no Sábado, o terreno apresentava-se naturalmente lamacento, mas só os problemas de cronometragem ditaram um fim prematuro para este Enduro de Ourém.

Miguel Praia brilha em ’casa’

O desfecho dos três dias de testes da Parkalgar Racing Team no Autódromo Internacional do Algarve não poderia ter sido melhor, permitindo mesmo dizer que tanto Miguel Praia como Eugene Laverty vão estar em posição de discutir os lugares cimeiros da tabela nas corridas do Campeonato do Mundo de Supersport. Miguel Praia, o único piloto português de motociclismo a disputar um Campeonato do Mundo, foi o protagonista do fim-de-semana, ao marcar presença sistemática entre os mais rápidos e a bater de forma categórica alguns dos mais fortes adversários, especialmente o actual campeão em título Andrew Pitt.

Eugene Laverty protagonizou uma excelente evolução na adaptação à nova Honda CBR 600 RR, encontrando um bom compromisso que o irá ajudar a entrar bem no Campeonato. Os resultados deste fim-de-semana revelam o excelente trabalho desenvolvido por toda uma equipa ao longo do período de interrupção entre as temporadas e dá aos pilotos a confiança necessária para entrarem em força no Campeonato que começa no próximo dia 1 de Março em Philip Island na Austrália.
O terceiro dia de testes começou com muita chuva, pelo que melhorar os cronos ficou completamente posto de parte. Miguel Praia nem sequer foi para a pista durante o treino da manhã, pois considerou que não seria uma mais valia testar naquelas condições. Laverty contrariou o seu companheiro de equipa e esteve em pista durante cerca de sete voltas.

À tarde o sol decidiu aparecer, mas não de forma a que os pilotos conseguissem melhorar os tempos registados ontem. Tanto Praia como Laverty estiveram em pista a trabalhar na electrónica da Honda CBR 600 RR: “Rodei para avaliar um pouco a electrónica e no fundo para acumular quilómetros. As condições estavam muito más, com muito vento. Não havia necessidade de correr riscos. Acabámos por rodar muito menos do que aquilo que estávamos à espera, mas o resultado de ontem foi muito bom. Sinto que estou muito mais confiante tanto com a moto como com a equipa. O entendimento entre mim e o meu novo responsável de moto está-se a revelar bastante profícuo”, explicou o piloto algarvio, Miguel Praia que melhorou em cerca de um segundo, o seu melhor tempo registado o ano passado a aquando da última corrida da temporada em Portimão.

Eugene Laverty fez muitos progressos ao longo destes três dias de testes e parte agora para a primeira corrida da temporada muito entusiasmado: “Foram três dias de intenso trabalho, mas que acabaram por resultar bastante bem. Estamos no caminho certo, o que me deixa bastante optimista para a primeira corrida. A Honda CBR 600 RR está bastante rápida, isso reflecte-se no crono conseguido. Fiquei logo atrás de Andrew Pitt, o Campeão de 2008. Este é um aspecto muito encorajador”, referiu o irlandês que este ano alinha pela Parkalgar Racing Team.

Tempos Combinado - 1º, 2º e 3º Dia:
1º J. Lascorz – Kawasaki ZX-6R
2º C. Crutchlow – Yamaha YZF R6
3º K. Sofuoglu – Honda CBR 600 RR
4º M. Praia – Honda CBR 600 RR
5º A. Pitt – Honda CBR 600 RR
6º E. Laverty – Honda CBR 600 RR

Harley Davidson acusa crise


A Harley-Davidson acaba de anunciar que irá proceder ao despedimento de 1100 funcionários (de um total de 9500 trabalhadores) maioritariamente na América. O fecho de certas unidades de produção e o reajustamento de outras, serão a causa desta resolução, de forma a compensar a queda nas vendas superior a 30% apresentada em 2008, e que chegou mesmo a registar, em Dezembro, um valor de recorde de 58% que representam no total, grosso modo, uma perca de 78 milhões de dólares. O actual Director, James Ziemer que recentemente tinha anunciado que pretendia deixar a empresa durante o ano de 2009, admitiu que a Harley-Davidson não está imune ao cenário económico actual.Grande parte dos despedimentos (70%) terão lugar já este ano, e os restantes irão ocorrer durante o próximo. A actual conjuntura irá obrigar a um corte na produção com valores entre os 10 e os 13 por cento, o equivalente à queda de vendas em 2008.

P.S.P. equipada com Honda

Em 2008 a Honda ganhou um concurso para fornecer a Polícia de Segurança Pública, com trinta novas motos para ajudar nas funções de patrulhamento, controlo de tráfego e segurança.O modelo escolhido foi a Pan-European, e as trinta unidades já foram entregues aos novos “proprietários”, nas instalações da Honda Portugal, devidamente equipadas com todos os detalhes específicos para ajudar os agentes da autoridade a cumprir as suas funções.Os responsáveis da Honda Portugal afirmam que “A Honda orgulha-se de ter sido a marca preferida entre todas as outras concorrentes e faz votos para que a Pan possa contribuir para uma sociedade melhor”.Por isso, é bom que todos os condutores – de duas ou quatro rodas – passem a ter mais cuidado quando virem uma Pan-European atrás de vocês… é que pode ser a Polícia!

Expomoto Batalha

Durante três anos vivemos em Portugal, com um sector dividido por duas exposições de motos. Este ano, com a não realização da Moto Expo em Lisboa, o único salão de exposições de motos que teremos no nosso País, será a Expomoto na Batalha, que decorrerá de 24 de Janeiro a 1 de Fevereiro.Nas palavras do Director do ExpoSalão, José Frazão “A EXPOMOTO apresenta-se com uma maior projecção no mercado, reforçada pela presença de um maior número de marcas de motos e de acessórios. A presença dos importadores das marcas, amplia e dinamiza a dimensão do salão, tornando-o mais atractivo para os visitantes”.As principais marcas de motos já confirmaram a presença na Batalha, assim como várias marcas de acessórios.Para complementar a animação nos stands, irá haver desfiles de roupa dedicada aos motociclistas, ou ainda uma prova de mini supercross de série, que se realizará no dia 1 de Fevereiro, no parque anexo à Expomoto Batalha.Os bilhetes custam 4 Euros, e as crianças até aos 11 anos não pagam.Os horários durante a semana são das 17h até às 23h, ao Sábado será das 14h às 23h, e ao Domingo das 14h até às 20h. Não perca, de 24 de Janeiro e de 1 de Fevereiro, a Expomoto na Batalha!

Salvador Cabral / BandarraFm

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