quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Rotações 28 Janeiro 2009

Pedro Sousa entra a ganhar

O campeão nacional de Trial, Pedro Sousa, iniciou a nova temporada a vencer. Aconteceu no Pavilhão Rosa Mota, em plena cidade do Porto, onde o minhoto dominou as operações na jornada de abertura do Campeonato de Trial Indoor.Cerca de dois mil espectadores aproveitaram esta tarde de Domingo para vibrar com a acção dos cinco pilotos, participantes na primeira ronda do "Nacional" de Trial Indoor. Um tempo bem empregue, pois ao longo de duas horas e meia – com uma exibição de "bike trial" pelo meio – o espectáculo foi de bom nível, entusiasmando o público presente.

O percurso apresentou obstáculos com coeficiente de dificuldade médio e alto, quatro dos quais utilizando caixas metálicas de diferentes formas geométricas, e o restante construído em madeira.Os concorrentes percorreram nos dois sentidos as cinco zonas delineadas – o que, na prática, corresponde a dez zonas. Além disso, lutaram directamente nas "paralelas", aos pares, e no sistema de cada piloto ter de enfrentar todos os seus adversários, proporcionando um total de dez séries nesse obstáculo. Em termos de sequência, refira-se que a primeira metade das séries nas "paralelas" foi disputada entre as zonas 3 e 4, e a segunda metade entre as zonas 7 e 8. A encerrar a prova, realizou-se o exercício de salto em altura.

Pedro Sousa instalou-se no comando logo na primeira zona, onde penalizou apenas 1 ponto, contra 5 dos rivais. O piloto de Braga manteve a liderança durante a toda a prova, terminando destacado com 9 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, Pedro Maia.
Muito interessante de seguir foi a luta pelo segundo posto, entre Pedro Maia e Diogo Vieira. À entrada para a última zona os dois pilotos estavam em igualdade pontual, mas nesse obstáculo decisivo Maia só averbou 2 pontos, contra 5 de Vieira, determinando a diferença final de 3 pontos entre eles.Também para o 4.º lugar houve boa disputa entre Diógenes Nogueira e Nuno Santos, que terminaram separados apenas por 5 pontos, favoráveis a Diógenes. Os referidos duelos conferiram particular animação à prova organizada pelo Moto Clube do Porto.
O Campeonato Nacional de Trial Indoor prosseguirá a 7 de Março, em Arouca, com uma jornada nocturna.

Classificação:
1.º Pedro Sousa (Gas Gas 125) 20 pontos;
2.º Pedro Maia (Gas Gas 300) 29;
3.º Diogo Vieira (Gas Gas 125) 32;
4.º Diógenes Nogueira (Gas Gas 280) 55;
5.º Nuno Santos (Sherco 250) 60.

Campeonato:
1.º Pedro Sousa (Gas Gas) 10 pontos;
2.º Pedro Maia (Gas Gas) 7;
3.º Diogo Vieira (Gas Gas) 5;
4.º Diógenes Nogueira (Gas Gas) 3;
5.º Nuno Santos (Sherco) 1.

Toyota abandona campeonato

Mais um abandono de uma marca de um campeonato. Neste caso foi a Toyota que anunciou que não participará no campeonato australiano de ralis.

Verdadeiramente de surpresa e a poucos dias do início do campeonato australiano, com o Rali da Tasmania, a Toyota anunciou que não participará, deixando apeados os seus dois pilotos, Neal Bates e Simon Evans.

Pódio de João Barbosa em Daytona

O piloto foi o melhor português na mítica prova, disputada intensamente até ao fim e conquistada pela Brumos.
João Barbosa conquistou o terceiro lugar nas 24 horas de Daytona, depois de formar equipa com JC France, Hurley Haywood, Terry Barcheller e, por isso, foi o melhor português em acção, uma vez que Pedro Lamy, companheiro de Max AngeleLli, Wayne Taylor, e Brian Frissele, ficou na quarta posição.
Os dois pilotos nacionais lutaram sempre no topo da classificação, chegaram a dominá-la, e, passadas doze horas, Lamy (em destaque era o líder. Contudo, o Porsche Riley vencedor não foi o pilotado por Barbosa, mas o de David Donohue, António Garcia, Darren Law e Buddy Rice. Donohue ultrapassou Juan Pablo Montoya, a 39 minutos do fim, tendo garantido a vantagem mais reduzida de sempre (3.167 segundos), num ano em que o pai, Mark Donohue, comemora o 40ª aniversário da vitória nesta prova de resistência. Portanto, a Ganassi ficou impedida de conquistar o quarto triunfo consecutivo. Menos feliz foi César Campaniço, o terceiro português que competiu em Daytona na classe GT, pois não concluiu a prova dominada por Andy Lally, Justin Marks, Jorg Bergmeister e Patrick Long. «Os meus companheiros esforçaram-se bastante e estou satisfeito por poder transportar a bandeira», afirmou, no final, David Donohue.

C4 WRC mais seguro

O C4 WRC está equipado com um novo sistema que visa melhorar a segurança dos pilotos. A equipa Citroën Total World Rally Team parte para o Rali da Irlanda com outras perspectivas. Nesta edição do WRC 2009, a Citroën aprsenta-se com um carro mais seguro. Didier Clément, responsável pela gestão dos C4 WRC, sublinha dois pontos-chave: «Em primeiro lugar temos de lutar contra a meteorologia, que é variável e certamente húmida! As temperaturas andam próximo dos zero graus pelo que não é de estranhar que apareçam neve e gelo A grande novidade reside na gestão dos pneus Pirelli nestas condições singulares. Nós teremos à nossa disposição os PZero de mistura mole e pneus de neve sem pregos SottoZero. Uma sessão de testes na Irlanda permitiu afinar os carros e avaliar o desempenho dos dois tipos de borracha nas diferentes condições. Ou seja, apresentamo-nos à partida bem preparados, mas em competição tudo é diferente.»
Sem nenhuma evolução técnica de registo, o C4 WRC estará equipado com um novo sistema que visa melhorar a segurança dos pilotos: «As portas estão preenchidas com uma ?mousse? de alta densidade que permite absorver a energia em caso de embate lateral. Por essa mesma razão, os vidros laterais ? agora em policarbonato ? são fixos. Este sistema só foi possível graças à excelente colaboração entre a FIA e os construtores», explicou Didier Clément. No que diz respeito ao Rali da Irlanda propriamente dito, o homem que regista 47 vitórias em ralis do mundial, Sébastien Loeb, espera condições particularmente delicadas: «Tudo está reunido para tornar esta prova muito difícil! Nestas provas especiais de classificação, o carro tem a tendência de ?procurar a estrada? o que é complicado. Os testes permitiram encontrar afinações que garantem uma excelente estabilidade ao nosso C4 WRC. O Dani confirmou as minhas sensações, mas apenas na prova teremos a validação desse trabalho.»

O próximo Salão de Genebra

Opel apresenta o automóvel eléctrico Ampera
Ampera é a designação do revolucionário automóvel eléctrico com extensor de autonomia que a Opel vai revelar em estreia mundial na próxima edição do Salão Automóvel de Genebra (5 a 15 de Março de 2009). “Com o novo Ampera, a Opel torna-se no primeiro construtor automóvel europeu a oferecer a possibilidade de percorrer centenas de quilómetros com motorização eléctrica sem interrupções”, afirma o responsável de Marketing da GM Europe, Alain Visser.

A inovadora tecnologia de propulsão eléctrica desenvolvida pela GM, designada Voltec, apresenta um modo de funcionamento diferente de outros sistemas avançados de propulsão. Em percursos até 60 quilómetros, o Ampera é alimentado exclusivamente por uma bateria de iões de lítio carregada em qualquer tomada de electricidade de rede de 230v. Para distâncias maiores, o Ampera continua a ser movido a energia eléctrica que é fornecida por um pequeno motor-gerador de combustão interna instalado a bordo.Com estas características, o Ampera ajusta-se aos padrões de condução da maioria dos consumidores europeus. Na Alemanha, por exemplo, cerca de 80 por cento dos automobilistas percorrem menos de 50 quilómetros por dia.

Salvador Cabral / BandarraFm

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