quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Rotações 29 Janeiro 2009

Tiago Monteiro de Seat em 2009

Seat confirma WTCC na I gala anual e mantém os mesmos pilotos
No passado dia 27 de Janeiro, o construtor espanhol deu por terminada a temporada de 2008 com a entrega de prémios aos pilotos Seat que mais se destacaram durante a época. Numa cerimónia em Barcelona, o presidente Eric Schmitt anunciou oficialmente a defesa dos títulos conquistados no WTCC e confirmou os cinco pilotos: Yvan Muller, Tiago Monteiro, Gabriele Tarquini, Rickard Rydell e Jordi Gene.
Para além dos pilotos oficiais no Mundial de Turismo, foi destacada a prestação de Tom Coronel que venceu uma corrida e de Pierre-Yves Corthals, quarto classificado na tabela dos independentes. Na cerimónia são ainda distinguidos os vencedores da Eurocup e das Supercopas locais.O presidente comentou o seguinte: “Estou orgulhoso dos êxitos alcançados pela nossa equipa, anuncio ainda que a Seat vai manter o programa desportivo para 2009. Quero agradecer ao Jaime Puig e a todos os pilotos porque o espírito de equipa que mostraram no ano passado é a razão do sucesso. Estou seguro que também a será este ano”.

Campeonato de Portugal pobre

Campeonato de Portugal de ralis poderá ficar por aqui em termos de participação onde o máximo de pilotos poderá não ultrapassar os 16 se tudo se mantiver assim, vamos esperar que este figurino venha a ser alterado para bem do desporto nacional e da modalidade. As provas FIA ficam demasiado caras e não são aliciante em termos de projecção para os pilotos nem em termos de pontuações o que acaba por deixar pilotos e maquinas na prateleira.

Bruno Magalhães Peugeot 207 S2000 4 PROVAS
Adruzilo Lopes Subaru Impreza 8 PROVAS
Fernando Peres Mitsubishi Lancer 8 PROVAS
Pedro Meireles Impreza / Fabia S2000 8 PROVAS
Ricardo Teodósio Mitsubishi Lancer 2 a ? PROVAS
Vitor Lopes Subaru Impreza ? PROVAS
Bernardo Sousa Mitsubishi Lancer / S2000 8 PROVAS
Luís Cardoso Mitsubishi Lancer ? PROVAS
Nuno Barroso Pereira Subaru Impreza WRX 8 PROVAS
Miguel Campos ? ? PROVAS
Pedro Raimundo Mitsubishi ? PROVAS
Ricardo Moura Mitsubishi 8 PROVAS

PROJECTOS CPR 2L/2RM
F. Barros Leite Seat Leon Tdi 6 PROVAS
Manuel Inácio Seat Leon Tdi 6 PROVAS
Pedro Leal Fiat Stilo 6 PROVAS
Manuel Inácio Renault Clio R3 6 PROVAS
Carlos Matos Renault Clio S1600 6 PROVAS
Paulo Antunes Citroen C2 R2 Max 6 PROVAS
Carlos Lopes Citroen C2 R2 Max 6 PROVAS
Paulo Louro Citroen C2 R2 Max 6 PROVAS
Paulo Neto Citroen C2 R2 Max 6 PROVAS
Wilson Aguiar Citroen C2 R2 Max ? PROVAS
Rodrigo Ferreira Citroen C2 R2 Max ? PROVAS
Catarina Sousa Citroen C2 R2 Max ? PROVAS
Armando Oliveira Citroen C2 R2 Max 6 PROVAS
Frederico Gomes Citroen C2 R2 Max 6 PROVAS

Vítor Sá de regresso na Ilha

Novidade Evo X Vitor Sá vem mesmo para o Campeonato da Madeira
O pluri-campeão madeirense não vai mesmo perder a temporada de 2009 e estará a competir com uma viatura que muitos têm posto um grande ponto de interrogação: um Mitsubishi Lancer Evolution X!. O piloto que chegou a correr em Portugal com assistência da ARC sport de Aguiar da Beira, regressa depois de muitos terem dado como certo o arrumar das botas.Depois de ter posto a hipótese de trazer um WRC, Sá mantém-se nas 4 rodas motrizes mas do agrupamento de produção e a viatura japonesa é a nova aposta do veterano piloto para novo ano.

Depois de uma visita, acompanhado por Armindo Araújo, às oficinas do preparador italiano e mesmo não estando nenhuma viatura pronta para testar, parece que Vitor Sá gostou do que viu e decidiu naquele preciso instante apostar nesta nova máquina. O Mitsubishi Lancer Evolution X será fabricado de raiz pela RalliArt Itália, com todas as mais recentes evoluções, estando ainda por definir se será esta mesma equipa a dar assistência durante esta época. José Camacho, que na temporada passada acompanhou Miguel Nunes, foi o co-piloto escolhido para integrar a Sá Competições e é o mais recente membro da equipa. Uma excelente notícia para o automobilismo regional!

Parabéns pelos 40 anos Ford Capri

Um dos mais emblemáticos coupés europeus de sempre o Ford Capri,acabou de completar o seu 40º aniversário no passado dia 24.
Surgir como 'Projecto Colt' nas pranchas de desenho dos ateliers da Europa, graças ao muito sucesso que o Mustang detinha do outro lado do Atlântico, e cedo se mostrou sucesso no Velho Continente.No início de 1966 tomaram forma os primeiros mock-ups à escala, mostrados em clínicas realizadas em várias cidades europeias, para em Julho desse ano a Ford dar o aval ao início do desenvolvimento do projecto, com um investimento inicial de 20 milhões de libras.Em Novembro de 1967 apurava-se, em definitivo, o design da carroçaria e, em virtude da designação Colt estar registada por outro construtor, o nome escolhido passava a ser Capri, proveniente da ilha sita ao largo de Itália e que a Ford já havia utilizado noutro modelo, o Consul Capri. Quanto a conteúdos, muitos eram oriundos de outros modelos da marca, como os motores, do bloco 1.3 litros (do então novo Escort MKI), ao 2.0 do Corsair, passando pelo 1.6 do Cortina, deonde provinham também as transmissões.
No mesmo mês de 1968 arrancava na fábrica de Halewood (Inglaterra) a produção do Ford Capri, de modo a assegurar que todos os concessionários tivessem pelo menos uma unidade em exposição nos seus stands no lançamento. O seu posterior sucesso faria com que passasse também a sair de Dagenham (Inglaterra), Genk (Bélgica), Colónia e Saarlouis (Alemanha), de modo a dar resposta às encomendas.A apresentação pública do modelo far-se-ia, assim, a 24 de Janeiro de 1969, por ocasião do Salão de Bruxelas (Bélgica). Três dias antes o Ford Capri havia estado exposto numa pré-mostra em Bona (Alemanha), para um grupo restrito de convidados. Pouco tempo antes houvera outra em Chipre, só para a imprensa e com total embargo à publicação do que quer que fosse antes do seu lançamento ao público na abertura do salão automóvel.Depois de três gerações – MKI, MKII e MKIII – a 19 de Dezembro de 1986 saía da linha de montagem na Alemanha o último dos Ford Capri, a unidade nº 1.886.647.
O Ford Capri em Portugal
Daquele total produzido, 4.310 unidades foram matriculadas no nosso país. As primeiras 115 foram importadas de Inglaterra em 1969, para no ano seguinte se iniciar a produção do Ford Capri na Fábrica de Montagem de Azambuja, o que sucederia até 1976, último ano da comercialização do modelo em Portugal. Em Portugal só se comercializaram variantes com motorizações de origem britânica, como sejam os Capri1300, 1600, 1600GT e 3000GT. Em 1973, no face-lift do modelo (que entre nós ficaria a conhecer-se como Capríssimo), foram introduzidos os motores de árvore de cames à cabeça, os conhecidos motores 'Pinto' para os modelos 1600, 1600GT, 2000GT e 3000GT. Em 1974 surge o Capri MKII com as motorizações anteriores. Refira-se que neste ano é importado para Portugal – via Alemanha, para o gerente da Auto Neofor, então Concessionário Ford na Guarda – o único Capri 2600 RS Injection, a jóia da coroa da gama. Muitos deles ainda circulam nas nossas estradas graças ao carinho dos coleccionadores e também aos esforços do Capri Club de Portugal em manter viva a chama à volta do modelo que, entre outras particularidades, é lembrado pela sua assinatura de publicidade, como "O automóvel que sempre prometeu a si próprio".

Salvador Cabral / BandarraFm

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