Museu do Caramulo Reforça Colecção
A colecção automóvel do Museu do Caramulo foi reforçada com mais três automóveis, caminhando assim para uma exposição permanente cada vez mais completa em termos históricos.Os automóveis que agora se juntam à exposição são um Lancia 037 Coupé, de 1982, um Porsche 911 Carrera RS Coupé, de 1972 e um impressionante Mercedes-Benz AMG CLK-GTR LM, de 1998, com 612 cavalos de potência e um conta quilómetros que marca 320 km/h. O exemplar agora em exposição correu nas 24 Horas de Le Mans e no campeonato FIA GT em 1998.Este conjunto de automóveis vem reforçar ainda mais o lado desportivo e de competição da colecção do museu e do próprio Caramulo, que, através do Caramulo Motorfestival, se tem afirmado cada vez mais como um santuário do desporto e da história automóvel.
Yvan Müller e qualificação FIA
O campeão do mundo admite que a SEAT foi melhor, porque a BMW errou mais.
Yvan Müller admite que será mais difícil revalidar o título de campeão do mundo de pilotos e de equipas, no WTCC, depois de a Federação Internacional do Automobilismo ter decretado a redução da pressão do turbo do SEAT León Tdi. «Ganhámos o campeonato, porque a equipa esforçou-se. A BMW foi, muitas vezes, melhor do que nós nos primeiros dois sectores, mas errou no terceiro sector e, por isso, ganhámos. (Augusto) Farfus conquistou, muitas vezes, a «pole» ou foi melhor no «warm up», o que prova aquilo que o carro pode fazer. Por isso, estou um pouco preocupado e, assim, será difícil», afirma o companheiro de Tiago Monteiro na equipa espanhola. Apesar de reconhecer as dificuldades, o francês admite que a SEAT pode lutar pelo título: «Se as regras continuarem assim, será muito difícil para um SEAT a «diesel» estar num nível para ganhar o campeonato. Talvez possamos estar num melhor nível na próxima época, mas não temos muito dinheiro para testes. Contudo, tudo é possível.» Müller, no entanto, não se limita a criticar a FIA, pois também elogia o organismo que tutela o desporto automóvel: «Penso que o novo sistema que penaliza o peso é uma boa medida. Teremos de ver como será em acção, mas a ideia é bastante boa. Por vezes, as pessoas não entendem por que um piloto pode estar na «pole» e, no dia seguinte, em 12º. Por isso, é muito bom que isso dependa mais da velocidade média dos carros. A mudança na qualificação torna-a, ainda, mais excitante.»
Raimund vence pela 3ª vez Janner Rally
Raimund Baumschlager (Evo 9) venceu o austríaco Janner Rally na ronda dramática após Andreas Waldherr ver o seu VW Polo S2000 na penúltima especial ceder depois de ter dominado os dois dias do evento. Waldherr com a suspensão danificada após bater numa rocha no controle do rali e ficou completamente desfeita. Baumschlager, entretanto, consegue a sua terceira vitória no evento. Segundo lugar foi para Snr Hermann Gassner (Evo 9) com seu filho Hermann Jnr (Evo 9), terceiro. Houve uma grande luta durante o rali entre Manfred Stohl e Stig Blomqvist. Stohl no carro a gás natural (GNV) powered Subaru conseguiu bater o veterano Blomqvist (Evo 9) por apenas 10s para o quarto lugar no geral. O rali tem uma história bastante ilustre porque presenciou a estreia competitiva do Audi Quattro, nas mãos de Franz Wittmann,em 1981.
01. Raimund Baumschlager/Thomas Zeltner - Mitsubishi Lancer
02. Hermann Gassner/Karin Tannhäuser - Mitsubishi Lancer
03. Hermann Gassner jun./Kathi Wüstenhagen - Mitsubishi Lancer
04. Manfred Stohl/Ilka Minor - CNG Subaru Impreza MY07
05. Stig Blomqvist/Ragnar Spjuth - Mitsubishi Lancer Evo IX
Portugueses em Alta no Dakar Argentino
A etapa em teoria geral era rápido como uma luva sobre. Na categoria carros, Carlos Sainz, e ganhou na classificação geral. Na categoria carros, a primeira etapa e deixou antever que o Volkswagen Race Touareg não iria permanecer na retaguarda. Carlos Sainz, tem a melhor velocidade combinada com sabedoria. Nasser Al Attiyah e Tina Thorner, que venceu a primeira etapa, tiveram de provar que o seu navegador era talentoso para combinar as suas habilidades no volante.
Ricardo Leal dos Santos e Pedro Pires de Lima, em BMW X5, cumpriram com êxito a 3ª etapa do Dakar. Os problemas sentidos nas duas primeira etapas tiveram grandes reflexos na etapa de hoje em que a equipa foi forçada a fazer um elevado número de ultrapassagens, em situações extremamente complicadas, já que carros e camiões levantam uma enorme nuvem de pó.
A colecção automóvel do Museu do Caramulo foi reforçada com mais três automóveis, caminhando assim para uma exposição permanente cada vez mais completa em termos históricos.Os automóveis que agora se juntam à exposição são um Lancia 037 Coupé, de 1982, um Porsche 911 Carrera RS Coupé, de 1972 e um impressionante Mercedes-Benz AMG CLK-GTR LM, de 1998, com 612 cavalos de potência e um conta quilómetros que marca 320 km/h. O exemplar agora em exposição correu nas 24 Horas de Le Mans e no campeonato FIA GT em 1998.Este conjunto de automóveis vem reforçar ainda mais o lado desportivo e de competição da colecção do museu e do próprio Caramulo, que, através do Caramulo Motorfestival, se tem afirmado cada vez mais como um santuário do desporto e da história automóvel.
Yvan Müller e qualificação FIA
O campeão do mundo admite que a SEAT foi melhor, porque a BMW errou mais.
Yvan Müller admite que será mais difícil revalidar o título de campeão do mundo de pilotos e de equipas, no WTCC, depois de a Federação Internacional do Automobilismo ter decretado a redução da pressão do turbo do SEAT León Tdi. «Ganhámos o campeonato, porque a equipa esforçou-se. A BMW foi, muitas vezes, melhor do que nós nos primeiros dois sectores, mas errou no terceiro sector e, por isso, ganhámos. (Augusto) Farfus conquistou, muitas vezes, a «pole» ou foi melhor no «warm up», o que prova aquilo que o carro pode fazer. Por isso, estou um pouco preocupado e, assim, será difícil», afirma o companheiro de Tiago Monteiro na equipa espanhola. Apesar de reconhecer as dificuldades, o francês admite que a SEAT pode lutar pelo título: «Se as regras continuarem assim, será muito difícil para um SEAT a «diesel» estar num nível para ganhar o campeonato. Talvez possamos estar num melhor nível na próxima época, mas não temos muito dinheiro para testes. Contudo, tudo é possível.» Müller, no entanto, não se limita a criticar a FIA, pois também elogia o organismo que tutela o desporto automóvel: «Penso que o novo sistema que penaliza o peso é uma boa medida. Teremos de ver como será em acção, mas a ideia é bastante boa. Por vezes, as pessoas não entendem por que um piloto pode estar na «pole» e, no dia seguinte, em 12º. Por isso, é muito bom que isso dependa mais da velocidade média dos carros. A mudança na qualificação torna-a, ainda, mais excitante.»
Raimund vence pela 3ª vez Janner Rally
Raimund Baumschlager (Evo 9) venceu o austríaco Janner Rally na ronda dramática após Andreas Waldherr ver o seu VW Polo S2000 na penúltima especial ceder depois de ter dominado os dois dias do evento. Waldherr com a suspensão danificada após bater numa rocha no controle do rali e ficou completamente desfeita. Baumschlager, entretanto, consegue a sua terceira vitória no evento. Segundo lugar foi para Snr Hermann Gassner (Evo 9) com seu filho Hermann Jnr (Evo 9), terceiro. Houve uma grande luta durante o rali entre Manfred Stohl e Stig Blomqvist. Stohl no carro a gás natural (GNV) powered Subaru conseguiu bater o veterano Blomqvist (Evo 9) por apenas 10s para o quarto lugar no geral. O rali tem uma história bastante ilustre porque presenciou a estreia competitiva do Audi Quattro, nas mãos de Franz Wittmann,em 1981.
01. Raimund Baumschlager/Thomas Zeltner - Mitsubishi Lancer
02. Hermann Gassner/Karin Tannhäuser - Mitsubishi Lancer
03. Hermann Gassner jun./Kathi Wüstenhagen - Mitsubishi Lancer
04. Manfred Stohl/Ilka Minor - CNG Subaru Impreza MY07
05. Stig Blomqvist/Ragnar Spjuth - Mitsubishi Lancer Evo IX
Portugueses em Alta no Dakar Argentino
A etapa em teoria geral era rápido como uma luva sobre. Na categoria carros, Carlos Sainz, e ganhou na classificação geral. Na categoria carros, a primeira etapa e deixou antever que o Volkswagen Race Touareg não iria permanecer na retaguarda. Carlos Sainz, tem a melhor velocidade combinada com sabedoria. Nasser Al Attiyah e Tina Thorner, que venceu a primeira etapa, tiveram de provar que o seu navegador era talentoso para combinar as suas habilidades no volante.
Ricardo Leal dos Santos e Pedro Pires de Lima, em BMW X5, cumpriram com êxito a 3ª etapa do Dakar. Os problemas sentidos nas duas primeira etapas tiveram grandes reflexos na etapa de hoje em que a equipa foi forçada a fazer um elevado número de ultrapassagens, em situações extremamente complicadas, já que carros e camiões levantam uma enorme nuvem de pó.
O piloto do Pioneer Desert Team Delta Q averbou o 46º tempo, gastando menos 10 segundos que o antigo campeão do mundo de ralis, Massimo Biasion e este resultado permitiu-lhe subir 26 posições na classificação geral. A mais longa etapa do Dakar Argentina-Chile deu “água pelas barbas” aos pilotos e maquinas, que alcançaram a região da Patagónia, com destaque para a magnificência de suas montanhas, bosques incríveis que emolduram lagos de águas cristalinas, a caminho do extremo sul do continente sul-americano em direcção à “Tierra del Fuego”. Adélio Machado voltou a estar em grande nível ao voltar a destacar-se entre a comitiva lusa e na categoria T2, numa etapa difícil e de grande desgaste físico para os pilotos e mecânica do Toyota Land Cruiser com as cores da Padock Competições e da Toyota France.
1 SAINZ (ESP) PERIN (FRA) VOLKSWAGEN
2 AL ATTIYAH (QAT) THORNER (SWE) BMW
3 DE VILLIERS (ZAF) VON ZITZEWITZ (DEU) VOLKSWAGEN
4 PETERHANSEL (FRA) COTTRET (FRA) MITSUBISHI
5 ROMA (ESP) CRUZ SENRA (ESP) MITSUBISHI
65 LEAL DOS SANTOS (PRT) PIRES DE LIMA (PRT) BMW
67 MACHADO (PRT) FLAMENT (FRA) TOYOTA
85 INOCENCIO (PRT) FIUZA (PRT) MITSUBISHI
91 PITA (PRT) GONCALVES (PRT) TOYOTA
1 SAINZ (ESP) PERIN (FRA) VOLKSWAGEN
2 AL ATTIYAH (QAT) THORNER (SWE) BMW
3 DE VILLIERS (ZAF) VON ZITZEWITZ (DEU) VOLKSWAGEN
4 PETERHANSEL (FRA) COTTRET (FRA) MITSUBISHI
5 ROMA (ESP) CRUZ SENRA (ESP) MITSUBISHI
65 LEAL DOS SANTOS (PRT) PIRES DE LIMA (PRT) BMW
67 MACHADO (PRT) FLAMENT (FRA) TOYOTA
85 INOCENCIO (PRT) FIUZA (PRT) MITSUBISHI
91 PITA (PRT) GONCALVES (PRT) TOYOTA
Motas
Marc Coma, com uma produtividade entre Santa Rosa e Puerto Madryn repôs alguma esperança para outros pilotos no rali. Em teoria geral era rápido como uma luva sobre Marc Coma lidera as classificações globais tenha perdido alguma da sua vantagem, abrandou por um problema mecânico. Frans Verhoeven teve a sua primeira especial em DakarCom o nº185 Pedro Oliveira foi o primeiro portuga a abandonar o Dakar em consequência de uma queda, o piloto da Yamaha WR 450 abandonou no arranque da segunda etapa francamente madrasta para os portugueses Na 3ª etapa Rodrigues a mostrar que pode andar e chegar bem a frente e subiu ate ao 13º lugar tendo por parte de todos os portugueses nas duas rodas uma postura de ataque e de bons resultados numa especial de 551km ao cronometro.
1 COMA (ESP) KTM
2 FRETIGNE (FRA) YAMAHA
3 VERHOEVEN (NLD) KTM
4 ULLEVALSETER (NOR KTM
5 CZACHOR (POL) KTM
13 RODRIGUES (PRT) KTM
19 GONCALVES (PRT) HONDA
40 FERREIRA (PRT) BMW
49 ROSA (PRT) YAMAHA
66 BIANCHI PRATA (PRT) BMW
Camiões
Elisabete viu aparecer os problemas e caiu 10 lugares na geral.
1 DE ROOY (NLD) COLSOUL (BEL) VAN MELIS (NLD) GINAF
2 KABIROV (RUS) BELYAEV (RUS) MOKEEV (RUS) KAMAZ
3 CHAGIN (RUS) SAVOSTIN (RUS) NIKOLAEV (RUS) KAMAZ
4 MARDEEV (RUS) MIZYUKAEV (RUS) MARDEEV (RUS) KAMAZ
5 DE AZEVEDO (BRA) JUSTO (BRA) MARTINEC (CZE) TATRA
30 JACINTO (PRT) VELHINHO (PRT) COCHINHO (PRT) MAN
Salvador Cabral / BandarraFm
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