quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Rotações 15 Janeiro 2009

Dakar 2009
Etapa Anulada com Adelio Machado a liderar entre portugueses…


É importante saber gerir o esforço e a mecânica do carro nestas etapas de muito desgaste em especial para as viaturas de serie! Quando se prepara para cumprir em ligação a “anulada” 11ª etapa do Dakar Argentina-Chile Dakar, Adelio Machado mostra-se bastante optimista quanto às especiais que faltam realizar com vista a um lugar entre o pódio T2 e o excelente resultado que vem mantendo entre a comitiva lusa, liderando a classificação desde a sexta etapa: “vamos continuar a ser prudente e não por em risco em grande desafio. Para vencer o Dakar teremos que chegar ao final, o Dakar ganha-se etapa a etapa, sendo regular e consistente. É isso que temos vindo a fazer, é importante saber gerir o esforço e a mecânica do carro nestas etapas de muito desgaste em especial para as viaturas de serie” relembrou o piloto de Famalicão que terá na etapa de amanhã um grande teste à capacidade da mecânica do Toyota que não pode contar com assistência no final do dia de hoje no bivouc em Fiambalá, sendo esta uma etapa maratona.

A etapa de hoje foi anulada devido às condições meteorológicas – estando previsto intenso nevoeiro no alto das montanhas com altitude a chegar aos 4.000 mts, cepondo em causa o cumprimento do horário previsto. Desta forma os concorrentes efectuaram uma ligação de Copiapó até ao bivouc localizado em Fiambalá.
O Deserto de Atacama criou grandes dificuldades ao piloto da Padock Competições na décima etapa, com as mais íngremes dunas do Chile a obrigar ao uso das pranchas: “fartamo-nos de cavar, por prancha tirar prancha… foi uma etapa que obrigou a muito trabalho físico da equipa e muita atenção na navegação. Tivemos um descuido que nos custou cerca de 45 minutos e um furo, tirando isso correu normalmente, com grandes alterações de piso, mas é isto o Dakar” revelou Adélio Machado que terminou a decima etapa do Dakar sul americano na primeira metade da caravana, descendo um lugar na categoria Produção – T2, a escassos minutos do pódio.

ETAPA 12 - Quinta-feira, 15 Janeiro / FIAMBALÁ - LA RIOJA
Ligação: 4 km - Especial: 253 km - Ligação: 261 km - Total: 518 km
A especial do dia é um concentrado de técnicas. Vários tipos de dunas estarão presentes, incluindo as temidas dunas brancas. A três dias da chegada, esta etapa pode mudar a hierarquia, especialmente pelos veículos de assistência não terem acesso. A regra absoluta é saber poupar o veículo.

Martine Pereira passou a noite no deserto
Falha do alternador e bateria atrasam equipa lusa em franca recuperação na classificação…
Martine Pereira e José Marques acabaram de chegar ao bivouc em Copiapó depois de uma longa etapa, devido aos problemas de alternador e bateria do Toyota Land Cruiser: “foi muito complicado, é segunda noite que passo no deserto! Desta feita, foi a bateria e o alternador que teimava em não funcionar. Fomos obrigados a esperar pelo camião de assistência que por três vezes teve de mudar estes órgãos mecânicos. Acabamos por fazer a parte que faltava da especial com dunas enormes a um ritmo muito lento, sempre na calha do nosso camião de assistência que nos acompanhou em pista. O que importa é que chegamos ao final de mais uma etapa, bem de saúde e entre a caravana. Vamos tomar o pequeno-almoço e partir para esta especial que acabou por ser anulada” adiantou o piloto da Padock Competições bastante agastado, mas feliz por poder prosseguir esta grande aventura desportiva e humana.
A anulação desta 11ª etapa, devido às condições meteorológicas adversas, com denso nevoeiro nas montanhas da Cordilheira dos Antes com altitudes a rondar os 4.000 mts, levará os concorrentes em ligação de Copiapó até ao bivouc localizado em Fiambalá: “o que será optimo, depois de uma desgastante etapa. Vamos aproveitar para descansar um pouco quando chegar-mos ao bivouc e preparar a especial de amanhã em direcção à fronteira argentina. Buenos Aires é cada vez mais um lugar apetecível! O pódio é já um horizonte”.

Classificação Geral:
1º Carlos Sainz / Michel Perin - VW Race Touareg
2º Mark Miller / Ralph Pitchford - VW Race Touareg
3º Giniel de Villiers / Dieter Von Zitzewitz - VW Race Touareg
4º Joan Roma / Lucas Senra - Mitsubishi Racing Lancer
5º Robby Gordon / Andy Grider - Hummer H1
35 Machado (Prt) Flament (Fra) Toyota
44 Inocencio (Prt) Fiuza (Prt) Mitsubishi
63 Inocencio (Prt) Santos (Prt) Mitsubishi
70 Leal Dos Santos (Prt) Pires De Lima (Prt) Bmw
77 Pita (Prt) Goncalves (Prt) Toyota

Motos

Dois portugueses no top tem da classificação mostram bem a força e a vontade de vencer.
Marc Coma continua a liderar.Passo a passo, o Team Repsol KTM a concluir as etapas finais que os separam da chegada em Buenos Aires. Marc Coma,o seu piloto número um, continua a ser o líder global entre os dois colegas da equipe, Gerard Farres e Jordi Viladoms, ainda na corrida, os dois sempre se mantiveram próximo dele. Na etapa foi anulada e era uma das mais bonitas da segunda metade do Dakar 2009, já se passou sem incidentes para os três pilotos Repsol. Marc Coma foi enrolado em um grupo com Vest Lopez, Cyril Despres, Frans Verhoeven e David Fretigne.

Classificação Geral:
1 Coma (Esp) Ktm
2 Fretigne (Fra) Yamaha
3 Despres (Fra) Ktm
4 Viladoms (Esp) Ktm
5 Rodrigues (Prt) Ktm
10 Goncalves (Prt) Honda
34 Bianchi Prata (Prt) Bmw

PWRC – Noruega


Armindo Araújo e Bernardo Sousa inscritos
Os pilotos portugueses vão estar presentes na segunda prova do WRC 2009 ao volante dos seus Mitsubishi Lancer Evo IX.Armindo Araújo/Miguel Ramalho estarão ao volante do carro japonês da Ralliart Italia, enquanto Bernardo de Sousa que alinha com Jorge Carvalho, surge também como concorrente.
Conforme Mm noticiou, os primeiros números pertencem a:
1 – Citroen Total WRT - Sebastien Loeb/Daniel Elena - Citroen C4,
2 - Citroen Total WRT – Dani Sordo/Marc Marti - Citroen C4,
3 – BP Ford Abu Dhabi World Rally Team - Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen – Ford Focus RS WRC 08,
4 - BP Ford Abu Dhabi World Rally Team – Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla - Ford Focus RS WRC 08,
5 – Stobart VK M-Sport Ford Rally Team - Umo Aava/Kuldar Sikk - Ford Focus RS WRC 08,
6 - Stobart VK M-Sport Ford Rally Team – Henning Solberg/Cato Menkerud - Ford Focus RS WRC 08,
Serão 24 equipas do Grupo N e 19 as do Grupo A, sendo de destacar a inscrição autorizada pela FIA de Peter Solberg/Phill Mills, sem mencionar qual o carro a utilizar…A Citroen Junior Team inscreveu três carros para Conrad Rautenbach/Daniel Barrit, Evgny Novikov/Dale Moscatt e Sebastien Ogier/Julien Ingrassia.A Red Bull Rallye Team inscreve um Skoda Fabia RS S2000 para Patrik Sandell/Emil Axelsson, enquanto P-G Andersson também vai participar em Skoda mas num Fabia WRC, carro com que ganhou já duas provas do campeonato norueguês.

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: