O mau tempo que se mantém em Portugal continental levou o Instituto de Meteorologia a colocar 10 distritos com aviso Laranja por causa da agitação marítima, enquanto outros cinco se encontram sob aviso Amarelo. Apenas os distritos de Santarém, Portalegre e Évora escapam as situações meteorológicas de risco.
Dez distritos de Portugal continental e ainda o arquipélago da Madeira estão hoje com aviso Laranja devido à agitação marítima que se aguarda para toda a costa e que irá causar forte ondulação. Com aviso Laranja estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal Beja e Faro, a que se junta a Madeira, enquanto com aviso Amarelo estão os distritos de Vila Real, Braga, Viseu, Guimarães, Castelo Branco e ainda o arquipélago dos Açores. Para os distritos com aviso Amarelo aguarda-se queda de neve acima dos 800 metros de altitude, enquanto para os distritos que se encontram com aviso Laranja, todos situados na costa marítima, se aguarda ondulação entre os cinco e os seis metros e meio.
A costa do arquipélago da madeira está também com aviso Laranja, por força da ondulação que deve oscilar entre os seis e os sete metros e ainda pela previsão de vento forte, com rajadas até aos 100 quilómetros por hora. Já para os grupos Central e Oriental dos Açores têm a costa com aviso Amarelo por causa da altura das ondas. Atendendo às condições meteorológicas adversas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) decidiu alargar o alerta Amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis, a todo o território nacional.
As previsões meteorológicas apontam para o regresso do frio, queda de neve e forte ondulação na costa. Para hoje o Instituto de Meteorologia aguarda períodos de céu muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes e queda de neve acima dos 800 m. Há ainda condições favoráveis à ocorrência de trovoada e queda de granizo.
O mau tempo que se tem feito sentir e que, recorde-se, se deve manter pelo menos até ao próximo domingo, leva a que vários troços de estradas municipais e nacionais estejam hoje fechados ou condicionados em oito distritos de Portugal continental devido à neve ou inundação. Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil, os troços em causa situam-se nos distritos do Porto, Lisboa, Vila Real, Coimbra, Castelo Branco, Viseu, Guarda e Aveiro.
Vila Real é o distrito com maior número de troços cortados devido à neve estando intransitáveis as estradas municipais 313.1, entre Lamas de Olo e Mondim, e a 304 entre Campeã e Mondim. Neste distrito está condicionado a auto-estrada A-7, entre o nó de Ribeira de Pena e o nó de Vila Pouca, as nacionais 101, entre Mesão Frio e Amarante, e a 108 entre Mesão Frio e Marco Canaveses. Também condicionada está a circulação nas estradas nacionais 103, entre Boticas e Montalegre, a 206, entre Balugas e Lagoa, a 212 em Vila Pouca de Aguiar, a 311, entre Boticas e Salto, e a 312 entre Boticas e Ribeira de Pena. Já no distrito de Coimbra estão cortados os troços das estradas municipais 341, entre Alqueidão e Amieira, entre Lavos e Alqueidão e a 1106 entre Piquete e Santo Izidro, por inundação.
Em Castelo Branco a neve obrigou ao corte das estradas nacionais 338, entre Piornos / Torre / Cruz e Entroncamento de Loriga, e a 339 entre Covilhã e Piornos. Em Viseu está cortada a nacional 321, entre Castro Daire e Cinfães, devido à neve, e a municipal entre Quintela e Pascoal por causa da queda de um poste de iluminação. Na Guarda estão fechadas as nacionais 338, entre Piornos e Manteigas, e entre Portela do Arão e Lagoa Comprida, a 339, entre Sabugueiro e Lagoa Comprida, e a 232 entre Gouveia/Penhas Douradas/Manteigas, devido à neve. Por fim, no distrito de Aveiro, está encerrada a estrada municipal entre Oronhe e Espinhel por inundação.
Rtp
Sem comentários:
Enviar um comentário