quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Rotações 05 Fevereiro 2009

Grandes Conversas na Biblioteca da UNL

Após o sucesso da edição de 2008 do ciclo de debates “Fronteiras”, as grandes conversas regressaram à Biblioteca da UNL no Campus de Caparica. Elisabete Jacinto foi um dos oradores do primeiro debate de 2009, subordinado à temática da Aventura. A iniciativa, que pretende ser uma nova forma de dinamizar o espaço, contou ainda com a presença de Ricardo Diniz (Velejador), Tiago Salazar (Repórter de Viagens), Pedro Mota (Escritor e Viajante) e Paulo Viegas (Empresário) sendo moderada por José Moura (FCT-UNL).

Muito comunicativa Elisabete Jacinto demonstrou apreço pelo convite e satisfação em poder dar a sua visão do desporto de aventura, que é assumidamente o todo o terreno.
“Dou os meus parabéns a esta iniciativa pelo seu dinamismo. Neste edifício enorme, moderno, recentemente construído, existe a consciência que o conceito de biblioteca e o uso quer se faz da mesma pode e deve ser renovado. Com o Fronteiras, a organização criou um conjunto de iniciativas capazes de motivar o público a deslocar-se até a uma biblioteca. Tendo pela frente o tema Aventura, procurei enquadrar a teoria na perspectiva do desporto de aventura. De certa forma, concebi também um ponto de comparação entre o desporto de aventura e as outras actividades que não se direccionam concretamente para essa vertente”, referiu Elisabete Jacinto, muito solicitada durante e após o debate. Dentro desta nova dinâmica a Biblioteca da UNL, que será ainda palco de mais quatro grandes conversas no decorrer deste ano, apresenta-se como um espaço de eleição para a apresentação de palestras, visitas virtuais a museus, exposições, etc.

27º Raid Transportugal Accenture

O 27º Transportugal Accenture vai sair para a estrada e as cidades de Beja e Tavira foram as escolhidas para receber a caravana deste raid organizado pelo Clube Aventura. Mais uma vez, com o apoio da Accenture, a equipa dirigida por José Megre vai organizar, entre 28 de Fevereiro a 1 de Março, um passeio de todo o terreno já com longa tradição e prestígio. Para esta 27ª edição do Transportugal Accenture a organização escolheu o Baixo Alentejo e o Algarve para acolher um percurso de dois dias repletos de aventura. A caravana irá partir no dia 28 de Fevereiro de Beja rumo a Tavira, numa etapa em que os participantes poderão desfrutar das belas paisagens do rio Guadiana e vislumbrar as serras do Sotavento algarvio.

Para o segundo dia, o Clube Aventura escolheu a Serra Algarvia para acompanhar o raid desde Tavira até sair do Algarve em direcção a Beja. Com excelentes vistas sobre o litoral e bastantes passagens de linha de água, a segunda etapa do 27º do Transportugal Accenture será repleta de encantos naturais que certamente farão as delícias dos seus participantes. Apresentando-se com um percurso mais reduzido, o 27º Transportugal Accenture vai, ao longo de dois dias, percorrer alguns dos tesouros culturais do Baixo Alentejo e Algarve entre os quais se destacam Almodovar, Serpa, Castro Marim e Pomarão, localidade do Concelho de Mértola, que se situa junto ao rio Guadiana e que foi, em tempos, um importante ponto de apoio às Minas de S. Domingos.

Ao longo do itinerário, como não poderia deixar de ser, realizar-se-ão alguns exercícios de transposição de obstáculos, de navegação e de regularidade, mas haverá sempre um percurso alternativo para quem não desejar participar nestas actividades. A 27ª edição do Transportugal Accenture será, assim, mais um importante marco na longa história de um passeio carregado de tradições em que José Megre é o rosto de uma organização competente e cheia de prestígio.

11ª Gala Spal Festa de Esperança

No dia 6 de Fevereiro, o Clube Escape Livre organiza a 11ª Gala Spal de homenagem aos pilotos da Guarda. O palco é o Hotel Vanguarda que, pela primeira vez, recebe as cerca de duas centenas de convidados na festa com que o Clube da Guarda dá início ao calendário de actividades preparadas para o ano em curso. Aí vão ser entregues os Diplomas e os Troféus SPAL pelos elementos da Comissão de Honra, e por diversos convidados, alguns deles nomes bem conhecidos do automobilismo nacional, que se deslocam propositadamente à Guarda para estarem presentes nesta noite de festa. Uma festa de reconhecimento aos pilotos e simultaneamente de esperança para as actividades motorizadas de 2009.
Três dezenas de pilotos de dez modalidades distintas vão ser distinguidos pela sua participação em provas oficiais, de âmbito nacional ou internacional, além de outras distinções como a atribuição do título de Sócio Honorário do Clube Escape Livre a uma conhecida personalidade e a atribuição de uma Menção Honrosa. Além destas, o Clube Escape Livre atribui em cada edição da Gala Spal três distinções especiais: O Troféu Piloto do Ano (que resulta da votação entre todos os presentes), o Troféu Prestígio e, a mais importante, o Troféu Manuel Gião. Os nomes de todos os contemplados apenas serão divulgados na noite de 6 de Fevereiro.
A Nossa Selecção de Pilotos 2008;
Autocross:
Ana Matias
António Matias
José Blanco
José Pedro Fonseca
Nuno Paixão
Ecomaratonas
Ana Isabel
Gil Bravo

Karting:
Francisco Correia

Navegação:
Alexandre Faro
António José Tavares
Filipe Ferreira
Filipe Rebolho
João Pedro Borges
Jorge Esteves
José Pereira
Luis Poço
Paulo Fernandes Dias
Paulo Gomes
Sérgio Loureiro

Radiomodelismo:
Nuno Costa
Rui Brites

Ralis:
Nuno Rodrigues da Silva
Ralis Clássicos
João Queiroz

Velocidade:
David Saraiva
Francisco Carvalho

Motocross:
André Ruano
Márcio Ferreira
Vinícius Ferreira

Todo Terreno e Enduro:
Mário Patrão

Cancelado o V’ Open CAM

Em virtude do escasso interesse manifestado pelas equipas e pilotos do automobilismo de Velocidade nacional, o Clube Automóvel do Minho viu-se forçado a cancelar o V’ Open CAM agendado para o dia 8 de Fevereiro.Assim, em sua substituição, o clube bracarense vai promover no mesmo dia um “Track Day”, abrindo da mesma forma o Circuito Vasco Sameiro para todos os que querem preparar a nova época que tem início no final do mês de Março.
Para os pilotos que já estavam inscritos no V’ Open, as condições para utilização do traçado bracarense serão especiais, enquanto para os restantes as condições são as actualmente em vigor.Recorde-se que este V’ Open, tinha agendado treinos cronometrados e corridas do Campeonato de Portugal de Circuitos (CPC/PTCC) 2009, Campeonato de Portugal de Clássicos (Circuitos) (CPCC) 2009, Campeonato de Portugal de Clássicos 1300 (Circuitos) (CPCC 1300), Campeonato Portugal de Resistência 2009 e Challenge Desafio Único.

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: