terça-feira, 3 de março de 2009

Olimpic Cross Country

Egitanienses no podium

Equipa de BTT do Clube de Montanhismo da Guarda, deslocou-se até Castro Marim para demonstrar que os serranos pedalam e dão grande ênfase as corridas, A competição algarvia que, reuniu quase três centenas de participantes, foi ainda assinalada pela realização de um Encontro Regionals de Escolas de Ciclismo e BTT.

1ª Prova da Taça de Portugal de XCO (Olimpic Cross Country) Castro Marim
Foi no fim-de-semana passado que a equipa do CMG se deslocou até Castro Marim a fim de realizar a 1ª prova da Taça de Portugal de XCO. Nas categorias de Iniciados, Infantis e Cadetes, numa festa da juventude que caracterizou a actual vitalidade da única disciplina olímpica de BTT e que, face ao ano anterior, sofreu um incremento de 30 por cento do número de participantes.José Melitão, betetista setubalense, no primeiro ano no escalão Elite aproveitou a prova algarvia cotada no calendário internacional da União Ciclista Internacional (UCI) para acumular os primeiros 35 pontos na Taça de Portugal XCO, batendo a concorrência liderada por Alexandre Guilhoto (Clube Montanhismo Guarda) e Tiago Santos (Santa Cruz-Bicicastro),
Os atletas da cidade mais alta de Portugal obtiveram grande destaque pois conseguiram um brilhante 2º lugar por equipas, demonstrando que a pequena equipa se mostrou muito grande com este resultado de destaque a nível nacional.

Individualmente, Alexandre Guilhoto foi a grande supresa ao conseguir um 2º lugar na classe rainha da prova na categoria de Elites, ficando assim à frente do actual Campeão Nacional em título. O escalão sub-23 - uma das novidades introduzidas na presente edição da Taça de Portugal - pautou-se por premiar corredores que apresentaram uma regularidade assinalável na época transacta. Numa corrida com duração inferior a duas horas, o campeão nacional Tiago Ferreira (Blackjack-Castrovães) rodou de acordo com o seu estatuto e impôs-se, ao cabo de sete voltas, diante de Ricardo Vicente (Bicisintra) e Renato Ferreira (GD Volta da Pedra), cabendo a Diogo Afonso (Casa SLB/VR Santo António),Em sub-23, David Rebelo também mostrou muita garra e que está disposto a lutar pelos lugares cimeiros fazendo um 5º lugar; Ricardo Teixeira fez um 13º Lugar mas teve problemas mecânicos à mistura.

Nos Juniores, o vice-campeão nacional David Rodrigues (Clube Montanhismo da Guarda) foi o grande vencedor cumpridas seis voltas ao percurso, terminando a prova com mais de dois minutos de avanço sobre Mário Costa (MSS-Povoa Varzim-Maxibikes) e Fábio Oliveira (Santa Cruz/Bicicastro).David Rodrigues, atleta da Selecção Nacional e já habituado aos pódios, mostrou estar à altura e garantiu o 1º Lugar dominando completamente a categoria de Juniores.
A próxima competição da Taça de Portugal de XCO decorre a 29 de Março em Ribeira de Pena numa organização Montycirclemix.

Classificações
Elites / oito voltas
1º José Melitão (GD Volta da Pedra)
2º Alexandre Guilhoto (Clube Montanhismo da Guarda)
3º Tiago Santos (Santa Cruz/Bicicastro)
7º Ivo Santos (Clube BTT Seia)

Geral Taça de Portugal
1º José Melitão (GD Volta da Pedra), 35 pontos
2º Alexandre Guilhoto (Clube Montanhismo da Guarda), 30 pontos
3º Tiago Santos (Santa Cruz/Bicicastro), 25 pontos

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: