segunda-feira, 30 de março de 2009

Rotações 30 Março 2009

ARC aposta terminar em várias frentes

O Distrito da Guarda por intermédio da equipa ARC Sport vai estar presente em várias frentes no Rali de Portugal, o profissionalismo que revela que a formação de Aguiar da Beira já atingiu um bom nível. A meta é terminar a prova rainha portuguesa, pontuável para as disciplinas máximas do mundial de ralis, nas melhores posições possíveis, é ponto de honra para a equipa.
“Sabemos que é uma prova dura e difícil, nas desejamos terminar com os três carros nas melhores posições possíveis.Muita dedicação e uma entrega total. É esta a nossa forma de estar na competição automóvel. Esperamos que esta prova tão importante, corra melhor que a prova de abertura do campeonato, onde o Manuel Inácio rubricou uma grande actuação na estreia em terra do Clio R3, e onde o Adruzilo Lopes e o Ricardo Moura mostraram as suas credenciais, são os nossos desejos..”, afirma, com confiança, Augusto Ramiro, responsável pela ARC Sport.

Adruzilo Lopes, o campeão nacional do Agrupamento de Produção, vai voltar a contar com o novo Subaru Impreza N2009, com as mais recentes especificações da Prodrive. Para o piloto, para o seu navegador José Janela e para toda a equipa, este será um teste de longa duração. “Estamos confiantes e tranquilos. Desejamos optimizar o comportamento e a competitividade do Impreza, que já deixou excelentes indicadores na prova de abertura do campeonato. É um rali difícil, longo e duro. O desafio não vai ser fácil, mas vamos fazer tudo para alcançar o nosso objectivo, que passa em primeiro lugar pela vitória no grupo N nacional. Se existirem condições, poderemos tentar uma intromissão na luta geral do grupo, embora, essa não seja uma preocupação. Gosto de medir forças com pilotos estrangeiros, mas essa não é a nossa prioridade. Não nos podemos esquecer que temos uma pontuação desperdiçada”, declara, com realismo, Adruzilo Lopes.

A ARC Sport está igualmente confiante numa boa prestação da dupla Manuel Inácio/Aloísio Monteiro, depositando muitas esperanças numa boa classificação do Renault Clio R3 entre as viaturas de duas rodas motrizes. “Este é na realidade um teste de grandes dimensões, sem qualquer objectivo de classificação. Vou poder competir lado a lado com a nata dos ralis mundiais, o que não deixa de ser uma experiência muito importante. É um rali para ser gerido com muita calma, apostando numa classificação que aponte para o meio da tabela dos carros de duas rodas motrizes. Estou bastante confiante!”, afirma Manuel Inácio.
Convidado especial para integrar o PWRC, Ricardo Moura, campeão de ralis dos Açores, volta a confiar o seu Mitsubishi Lancer Evo IX aos cuidados técnicos da ARC Sport. Depois de uma condução irrepreensível no Rali Torrié, Ricardo Moura vai defender as cores dos Açores no Campeonato do Mundo de Ralis. Agora, com um carro refeito nas oficinas da ARC Sport, espera-se que tudo esteja pronto para enfrentar a dureza de uma prova muito exigente. “Vai ser uma prova muito difícil. Para mim é uma total novidade e um desafio com uma dimensão completamente diferente daquela a que estou habituado. Existem poucos reconhecimentos para uma prova tão importante como esta. Vou fazer o melhor possível e apostar na regularidade e consistência”, afirma Ricardo Moura, que contará com Paulo Fiúza como navegador.

Camacho vence em Porto Santo

Os grandes vencedores da 13ª edição do Rali Porto Santo Line, a 2ª prova do Coral Campeonato da Madeira foi para Alexandre Camacho e Pedro Calado. Venceu até controlar o andamento directo todas as provas de especiais de classificação, a dupla do Team Nacional da Madeira/Olca imprimiu um ritmo bastante forte desde o início da prova, nas 3 últimas especiais de classificação os seus mais directos opositores foram vencedores. Ainda assim os campeões em título conseguiram terminar a prova com vantagem para, Miguel Nunes e Victor Calado.

A dupla da Tomiauto Total esteve “melhor” na parte da tarde, uma vez que perdeu vários segundos nas primeiras especiais do dia devido à chuva que “apanharam” aqueles que se seguiam a Alexandre Camacho na lista. Ainda assim o vice-campeão regional. Surpreendente esteve Samir Sousa e Duarte Miranda ao volante do Peugeot 206 S1600! O piloto “local” esteve irrepreensível em todas as especiais disputadas, uma vez que soube enfrentar de forma inteligente toda a prova. De manhã e com o piso molhado a dupla da viatura francesa desferiu um forte ataque, ganhando assim alguns segundos a Filipe Freitas e Daniel Figueiroa, enquanto que de tarde soube segurar os seus opositores na “traseira”. Rui Pinto e Duarte Lagos do Agrupamento de Produção, terminou no 5º lugar e foi o vencedor, do agrupamento. Fruto de um “forcing” final, os vencedores da primeira prova do ano, tomaram as rédeas do Grupo N e não as largaram. Ainda houve tempo para apanhar um susto na última curva da última especial, onde devido a um excesso embateu na berma e perdeu a roda traseira do lado direito. Mesmo sem a roda, Rui Pinto pôs “prego a fundo” e só parou quando cortou a meta da especial de classificação.

No 6º lugar da geral ficou o pluri-campeão regional ao volante do Mitsubishi Lancer Evo X, este que sai do Porto Santo com bons indicadores para o restante campeonato. Sem conhecer a viatura que tripula e com afinações base, Sá e Camacho rodaram sempre perto dos seus opositores, o que fez com que terminassem a prova a uns escassos 4 segundos de diferença. João Magalhães e Jorge Pereira voltaram a não estar bem na prova organizada pelo Sporting Clube Santacruzense, perdendo de especial para especial preciosos segundos para os seus adversários. João Silva e Vítor Martins foram os oitavos classificados da geral ao volante do Renault Clio R3, depois de terem estado nas primeiras posição da geral no decorrer da manhã. A fechar o Top 10 ficaram Rui Fernandes/Roberto Castro ao volante do Mitsubishi Lancer Evo IX, muito graças a um furo no decorrer da manhã, e Filipe Silva/Paulo Coelho ao volante do Peugeot 206 RC, que surgiram no Porto Santo mais habituados à sua montada. No que diz respeito aos troféus monomarcas e campeonatos, Wilson Aguiar/Nuno Gomes foram os vencedores do Troféu Eng.º Rafael Costa, Isabel Ramos/Carina Barros as vencedoras da competição destinada às “caras bonitas” deste desporto, Rui Fernandes/João Freitas na competição destinada aos pequenos Citroën Saxo e Miguel Andrade/Bruno Gouveia no Campeonato Open de Ralis da Madeira.

Classificação:
1 Alexandre Camacho / Pedro Calado Peugeot 207 S 2000
2 Miguel Nunes / Victor Calado Peugeot 207 S 2000
3 Samir Sousa / Duarte Miranda Peugeot 206 S1600
4 Filipe Freitas / Daniel Figueiroa Renault Clio S 1600
5 Rui Pinto / Duarte Lagos Mitsubishi Lancer Evo IX
6 Vitor Sá / José Camacho Mitsubishi Lancer Evo X
7 João Magalhães / Jorge Pereira Mitsubishi Lancer Evo IX
8 João Silva / Vitor Martins Renault Clio R3
9 Rui Fernandes / Roberto Castro Mitsubishi Lancer Evo IX
10 Filipe Silva / Paulo Coelho Peugeot 206 RC

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: