PTCC Felix e Campaniço repartem vitórias
Foi com um belo dia de sol, mas um vento algo frio que o Estoril recebeu o Circuito ACDME 1, prova de abertura das hostilidades dos Campeonatos de Portugal Circuitos/PTCC, Clássicos Circuitos e Clássicos 1300.
No primeiro embate do ano entre os homens do PTCC o triunfo ficou a cargo de um estreante. Duarte Felix da Costa esteve imparável aos comandos do seu Seat Leon e, apesar de partir de segundo, necessitou apenas de uma volta para superar o Campeão Nacional César Campaniço. O piloto do BMW 320 SI não conseguiu tirar partido da pole e chegou mesmo a ver-se batido também por Patrick Cunha. Vindo do quarto posto da grelha, o piloto do Seat Leon não tardou a ocupar a posição intermédia do pódio, dando depois alguma luta a Felix da Costa, mas não conseguiu encontrar os argumentos necessários para o triunfo.Enquanto isso, João Figueiredo foi o primeiro dos candidatos ao ceptro a desistir. O piloto deparou-se com problemas mecânicos no Peugeot 407 S2000 à terceira volta, isto enquanto o Campeão Nacional de 1999, José Pedro Fontes, que regressou este ano aos circuitos, se viu obrigado a vir para as boxes ao cabo de seis voltas devido a avaria no seu BMW 320 SI. Já Joffrey Dedier fechou o pódio dos Seat, enquanto os três primeiros da Categoria 3 foram Nuno Baptista (Hyunday Coupé V6), Fábio Mota (Renault Clio) e Filipe Monteiro (Honda Civic Type R), e José Monroy estreou-se na Categoria 4 aos comandos de um Mitsubishi Lancer Evo X com um sexto posto da geral.
Foi com um belo dia de sol, mas um vento algo frio que o Estoril recebeu o Circuito ACDME 1, prova de abertura das hostilidades dos Campeonatos de Portugal Circuitos/PTCC, Clássicos Circuitos e Clássicos 1300.
No primeiro embate do ano entre os homens do PTCC o triunfo ficou a cargo de um estreante. Duarte Felix da Costa esteve imparável aos comandos do seu Seat Leon e, apesar de partir de segundo, necessitou apenas de uma volta para superar o Campeão Nacional César Campaniço. O piloto do BMW 320 SI não conseguiu tirar partido da pole e chegou mesmo a ver-se batido também por Patrick Cunha. Vindo do quarto posto da grelha, o piloto do Seat Leon não tardou a ocupar a posição intermédia do pódio, dando depois alguma luta a Felix da Costa, mas não conseguiu encontrar os argumentos necessários para o triunfo.Enquanto isso, João Figueiredo foi o primeiro dos candidatos ao ceptro a desistir. O piloto deparou-se com problemas mecânicos no Peugeot 407 S2000 à terceira volta, isto enquanto o Campeão Nacional de 1999, José Pedro Fontes, que regressou este ano aos circuitos, se viu obrigado a vir para as boxes ao cabo de seis voltas devido a avaria no seu BMW 320 SI. Já Joffrey Dedier fechou o pódio dos Seat, enquanto os três primeiros da Categoria 3 foram Nuno Baptista (Hyunday Coupé V6), Fábio Mota (Renault Clio) e Filipe Monteiro (Honda Civic Type R), e José Monroy estreou-se na Categoria 4 aos comandos de um Mitsubishi Lancer Evo X com um sexto posto da geral.
Com a regulamentar inversão da grelha a segunda corrida conheceu, como seria de esperar fortes emoções e um resultado bem diferente da primeira. Como que querendo vingar-se dos erros da primeira corrida, Campaniço largou de sexto para assumir o primeiro posto e isolar-se na frente rumo a uma vitória confortável. Enquanto isso, o Campeão da Categoria 1 de 2008 viu a sua equipa resolver os problemas mecânicos do Peugeot 407 S2000 que ditaram o abandono no primeiro embate para terminar em segundo, mas isto apenas após ter escalado desde último da grelha. Já o estreante e vencedor da primeira corrida, Duarte Felix da Costa, teve de se contentar com o mais baixo do pódio depois de mais um animado despique com Patrick Cunha, que concluiu em quarto da geral e segundo dos Seat, neste particular à frente de Gonçalo Manahu. Enquanto isso, Monroy repetiu o sexto da geral, com o pódio da Categoria 3 a ser composto por Marinte Pereira (Alfa Romeo 147), Nuno Baptista (Hyundai Coupé V6) e Fábio Mota (Renault Clio).
Nos Clássicos, que também deram início à temporada nesta jornada organizada pela ACDME, a vitória foi conquistada sem problemas por Carlos Barbot. Aos comandos do Lola T70, Barbot partiu da pole para não mais perder a liderança até final e terminar com dilatada vantagem. Enquanto isso, Carlos Santos (Porsche RSR) ainda contou com alguma oposição inicial de Joaquim Jorge (Ford Escort RS9), que chegou mesmo a rodar em segundo. Mas o facto é que Jorge não demorou a responder para depois se isolar no segundo posto do pódio, relegando Jorge para o mais baixo.No segundo embate o resultado final foi igual ao do primeiro, mas a verdade é que se assistiu a uma corrida muito mais animada. Com uma má partida, Barbot caiu da pole para o quarto posto, onde rodou por duas voltas para depois iniciar a escalada, chegando ao primeiro lugar na quarta volta e não mais o perdendo. Enquanto isso, e assim que JJ cedeu a liderança a Barbot, teve início fortíssima luta pelo segundo posto. Joaquim Jorge e Carlos Santos trocaram argumentos ao longo de todo o resto da corrida, trocando de posições e rodando muito próximos por várias vezes, mas a três voltas do fim Santos impôs a força do seu Porsche para repetir o segundo posto.
Também emocionante foi a luta no Campeonato de Portugal de Clássicos 1300 – Circuitos. Miguel Ferreira (Ford Escort 1.3) efectuou excelente largada para bater Alexandre Beirão (Alfa Romeo Sprint), dando assim o mote para a corrida. Ferreira rodou sempre em primeiro, mas a partir da segunda volta sem grande margem sobre o rival, ainda assim, tudo levava a crer que poderia somar a primeira vitória do ano. Contudo, a falta de combustível a duas voltas do final ditou a sorte de ambos. Ferreira, depois de alguns ameaços de Beirão, acabou mesmo por ser ver batido ao cair da bandeira de xadrez, terminando em segundo a meros 0,027 segundos do vencedor. Enquanto isso, Vítor Araújo levou a cabo a prova possível, sem contudo deixar de ter sido muito positiva. Com orçamento reduzido e pneus usados o piloto do Datsun 1200 logrou o terminar na terceira posição.
E se a primeira corrida dos Clássicos 1300 foi animada, o que dizer da segunda. Vítor Araújo largou muito bem, levando a melhor sobre Alexandre Beirão que ainda passou pelo terceiro posto antes de recuperar até ao intermédio do pódio na segunda volta. A partir daqui os dois primeiros começaram a levar a cabo animado duelo, com alguns ligeiros toques pelo meio, mas a verdade é que os pneus novos montados no Datsun 1200 valeram a Araújo o triunfo à frente Beirão. Enquanto isso, o segundo classificado da primeira corrida, Miguel Freitas, teve de partir da via de boxes devido a problemas com o motor de arranque do Ford Escort 1.3. O piloto mostrou toda a sua garra para passar pela linha de meta em quinto ao cabo de duas voltas e depois já em terceiro volvidas outras tantas. Contudo, era já tarde demais para conseguir ir além do terceiro posto em que logrou terminar
Áustria – Lavantall Polo S2000 ainda vence
Depois de ter dominado a prova de abertura do campeonato, o Janner Rally, mas ter sido obrigado a desistir devido a uma saída de estrada, Waldherr, com o VW Polo S2000 assistido pela equipa belga de René Georges, dominou novamente e desta vez conseguiu terminar a prova vencendo.Ao volante de um VW Polo S2000 Andreas Waldherr venceu o Rali Lavantall, segunda prova do campeonato austríaco.Na segunda posição terminou Gassner Jr em Mitsubishi, a 27,2s. Completou o pódio R. Baumschlager já a 1m03,7, que estreou nesta prova o Skoda Fabia S2000 (o carro com que Patrik Sandell tem dominado, até agora, o PWRC). Nos lugares seguintes terminaram o Gassner Sr. (pai do segundo classificado), já a 3m 27,9, e a fechar o Top 5, M. Stohl, com o Subaru Impreza a Gás, a 3m,45,0.A próxima prova do campeonato austríaco é o Bosch Rally, a 1 e 2 de Maio.
Fuster venceu Vila Joiosa
O Rali Vila Joiosa abriu o Campoenato de Espanha de Ralis, numa prova com poucas novidades face aos anos anteriores.Na estreia ao volante do Porsche, Miguel Fuster venceu o Rali de La Vila Joiosa, conseguindo suplantar no último troço Xavi Pons. Carlos Oliveira foi quarto entre os Clio.O piloto de Alicante Miguel Fuster venceu o seu rali na estreia do seu novo carro, mais um Porsche para o Campeonato de Espanha de Ralis de Asfalto.Depois da desistência dos irmãos Vallejo, com um problema mecânico no seu Porsche, …”foi devido a uma pedra que danificou a correia dos acessórios, uma peça de 50 euros que tinha sido posta nova para a prova…”, afirmou o co-piloto do Team Nupel, Diego Vallejo!
Áustria – Lavantall Polo S2000 ainda vence
Depois de ter dominado a prova de abertura do campeonato, o Janner Rally, mas ter sido obrigado a desistir devido a uma saída de estrada, Waldherr, com o VW Polo S2000 assistido pela equipa belga de René Georges, dominou novamente e desta vez conseguiu terminar a prova vencendo.Ao volante de um VW Polo S2000 Andreas Waldherr venceu o Rali Lavantall, segunda prova do campeonato austríaco.Na segunda posição terminou Gassner Jr em Mitsubishi, a 27,2s. Completou o pódio R. Baumschlager já a 1m03,7, que estreou nesta prova o Skoda Fabia S2000 (o carro com que Patrik Sandell tem dominado, até agora, o PWRC). Nos lugares seguintes terminaram o Gassner Sr. (pai do segundo classificado), já a 3m 27,9, e a fechar o Top 5, M. Stohl, com o Subaru Impreza a Gás, a 3m,45,0.A próxima prova do campeonato austríaco é o Bosch Rally, a 1 e 2 de Maio.
Fuster venceu Vila Joiosa
O Rali Vila Joiosa abriu o Campoenato de Espanha de Ralis, numa prova com poucas novidades face aos anos anteriores.Na estreia ao volante do Porsche, Miguel Fuster venceu o Rali de La Vila Joiosa, conseguindo suplantar no último troço Xavi Pons. Carlos Oliveira foi quarto entre os Clio.O piloto de Alicante Miguel Fuster venceu o seu rali na estreia do seu novo carro, mais um Porsche para o Campeonato de Espanha de Ralis de Asfalto.Depois da desistência dos irmãos Vallejo, com um problema mecânico no seu Porsche, …”foi devido a uma pedra que danificou a correia dos acessórios, uma peça de 50 euros que tinha sido posta nova para a prova…”, afirmou o co-piloto do Team Nupel, Diego Vallejo!
Na altura, terceira prova de classificação, Sérgio Vallejo comandava a prova, quando discutia o primeiro lugar com o outro piloto Porsche, Manuel Aviño, passando Xavi Pons, também piloto da Nupel e aos comandos do Mitsubishi EVO X, a intrometer-se com um Grupo N entre os GTs alemães.Xavi Pons acabou por chegar ao comando na 5ª Classificativa, relegando Aviño para a 2ª posição, enquanto Fuster chegou ao comando na 7ª classificativa.A 8ª classificativa foi anulada e apesar de Pons ainda ter assumido o comando nas, 9ª e 10ª classificativa, na ultima e 11ª perdeu 18,6s para Fuster e o piloto do Porsche venceu com 3,4s de vantagem sobre o piloto do Mitsubishi.Vitória entre os Renault Clio R3 de Fernando Cima, enquanto o piloto português, na sua segunda temporada em Espanha depois de ter sido o vencedor em 2008 do Troféu Subaru, foi 4º entre os carros franceses e 12º da geral entre 30 concorrentes que terminaram a prova.
Salvador Cabral / BandarraFm
Salvador Cabral / BandarraFm
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