GP Austrália, Brawn GP vence na Estreia
A dobradinha conseguida pelos pilotos da Brawn GP, Jenson Button e Rubens Barrichello, surge como o facto de maior destaque naquela que foi a primeira prova do Mundial de Fórmula Um de 2009. Desde 1977 que nenhuma equipa estreante na Fórmula Um conseguia vencer uma prova de F1 na sua corrida de apresentação e, mais do que isso, é preciso recuar até 1954 para encontrar uma prova em que uma formação estreante na modalidade tenha conseguido colocar dois carros nos dois primeiros lugares.
A dobradinha conseguida pelos pilotos da Brawn GP, Jenson Button e Rubens Barrichello, surge como o facto de maior destaque naquela que foi a primeira prova do Mundial de Fórmula Um de 2009. Desde 1977 que nenhuma equipa estreante na Fórmula Um conseguia vencer uma prova de F1 na sua corrida de apresentação e, mais do que isso, é preciso recuar até 1954 para encontrar uma prova em que uma formação estreante na modalidade tenha conseguido colocar dois carros nos dois primeiros lugares.
Nesse ano foram Juan Manuel Fangio e Karl Kling a dar a dobradinha à Mercedes-Benz, construtor que, de algum modo, repete o feito já que a Brawn GP, escuderia que resultou do abandono da Honda da F1, equipa motores Mercedes. Um acidente a três voltas do final, entre Sebastian Vettel e Robert Kubica, permitiu a Rubens Barrichello garantir o segundo lugar final à frente de Lewis Hamilton... Quanto aos pilotos, Jenson Button e Rubens Barrichello, que chegaram a ser apontados como "desempregados", parece que conseguiram deste modo dar a volta por cima da crise que também se abateu sobre a Fórmula Um, deixando claro que há que contar com eles para a presente temporada. Button pretenderá certamente provar que consegue ser mais do que um valor eternamente adiado no pelotão da Fórmula Um, enquanto que Rubens Barrichello, o piloto mais experiente em actividade, e que esteve à beira de abandonar a F1 por não ter lugar para a presente temporada, continuará certamente empenhado em provar que possui valor para não o considerarem "ultrapassado". Recorde-se que Barrichello teria efectivamente caído no desemprego caso Ross Brawn não tivesse agarrado a oportunidade de manter a escuderia Honda em actividade.
Ainda pela positiva, fica ainda outra nota de destaque para a recuperação notável de Lewis Hamilton, que depois de ter largado da penúltima fila da grelha conseguiu terminar a prova no quarto lugar, sendo depois "promovido" a terceiro devido à penalização que foi imposta ao italiano da Toyota Jarno Trulli. por este ter ultrapassado Hamilton quando o safety-car ainda se encontrava em pista após o acidente entre Vettel e Kubica.
Trulli ainda pôde fazer a festa do pódio, mas no final os pontos foram mesmo para Hamilton, pelo que o actual campeão do Mundo em título acabou por somar importantes pontos para a temporada que agora começa. Será bom recordar que os pontos ainda são, afinal, o principal factor de classificação no Mundial de F1, ao contrário do que chegou a ser pretensão dos dirigentes da FIA. Mas se do Grande Prémio da Austrália ficam desde já algumas notas a retirar que assinaram prestações para esquecer, a começar pelos homens da Ferrari. Quem também não ficará por certo com boas recordações desta passagem pela pista de Melbourne é o alemão Sebastien Vettel já que os comissários de prova determinaram que foi ele o culpada do acidente em que se envolveu com Robert Kubica, tendo penalizado o piloto da Red Bull com a queda de 10 lugares na grelha de partida da próxima prova do Mundial, a disputar na Malásia.
A equipa de Ross Brawn garantiu a dobradinha a três voltas do final, e depois de Button e Barrichello terem largado da primeira fila da grelha. E quando a três voltas do fim Sebastian Vettel e Robert Kubica se envolveram num acidente entre amboe, eles que eram, respectivamente, segundo e terceiro classificados, o brasileiro Rubens Barrichello pôde recuperar a segunda posição, com Jarno Trulli, da Toyota, no terceiro posto à frente de Lewis Hamilton. Trulli, porém, viria a ser penalizado por ter ultrapassado o piloto britânico da McLaren quando o safety-car ainda se encontrava em pista, o que permitiu a Hamilton chegar aos lugares do pódio, exactamente no último degrau correspondente ao terceiro lugar.
No final da corrida, Jenson Button afirmou "Acho que parece sempre mais fácil do que é. As primeiras voltas da corrida foram muito boas e pude manter um bom ritmo, mas quando o safety car saiu tive que ter extrema atenção para garantir que pneus se mantivessem aquecidos", disse.
Classificação da Corrida:
01 Jenson Button Brawn-Mercedes
02 Rubens Barrichello Brawn-Mercedes
03 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes
04 Timo Glock Toyota
05 Fernando Alonso Renault
06 Nico Rosberg Williams-Toyota
07 Sebastien Buemi STR-Ferrari
08 Sebastien Bourdais STR-Ferrari
09 Adrian Sutil Force India-Mercedes
10 Nick Heidfeld BMW Sauber
Filipe Albuquerque e Armando Parente pelo A1 Team Portugal no Algarve
A corrida mais esperada da época para o A1 Team Portugal aproxima-se a passos largos: o Vodafone A1GP Algarve vai ter lugar no fim-de-semana de 10 a 12 de Abril no Autódromo Internacional do Algarve. Filipe Albuquerque é o piloto oficial da equipa portuguesa, enquanto Armando Parente foi novamente chamado pela formação lusa para dar continuidade ao projecto FPAK A1 Team Portugal Júnior Team.Filipe Albuquerque vai, tal como tem acontecido ultimamente, lutar pelas vitórias, tendo como objectivo máximo vencer ambas as corridas em casa: “Vou dar o meu melhor para conseguir esse feito. Acho que a equipa merece mas em especial o público português que tenho a certeza vai aderir em massa ao nosso evento no Autódromo Internacional do Algarve”.
Armando Parente, vencedor da ADAC Fórmula Masters na Alemanha em 2008, eleito pelo Jornal Autosport como Piloto do Ano 2008 e pela Revista Auto Hoje como piloto Revelação do Ano 2008, foi chamado pela segunda vez esta temporada ao A1 Team Portugal, depois da sua presença em Sepang na Malásia. O jovem piloto português vai estar em pista nas duas sessões de treinos livres de Sexta-feira e mostra-se bastante entusiasmado por poder estar presente nesta corrida em casa: ”Acho que vai ser um fim-de-semana espectacular de corridas. A oportunidade de voltar a estar ao volante do A1GP deixa-me muito entusiasmado, sobretudo porque o vou fazer junto do público português. Vou tentar fazer o meu trabalho o melhor possível e apoiar ao máximo o Filipe Albuquerque para que consiga o seu objectivo de vencer no Algarve”.
Pedro Matos Chaves, o Director Desportivo do A1 Team Portugal elogia a sua dupla de pilotos: “As provas em Portimão serão muito importantes para nós tentarmos passar para a liderança do Campeonato A1GP. O Filipe é um excelente piloto com uma capacidade enorme de se abstrair da pressão de correr em casa. Não tenho dúvidas que vai estar no seu melhor e que vai lutar pela vitória final em ambas as corridas. O Armando é um piloto em ascensão e com muitas qualidades, que terá aqui uma segunda oportunidade de dar o seu contributo à Equipa Nacional e experimentar uma vez mais o nosso monolugar. Estou certo que se irá sentir bastante motivado por ter desta vez o apoio dos nossos compatriotas nas bancadas”.
Tragédia no Rali Checo
No que parecia ser o melhor rally do fim-de-semana, na prova de abertura do campeonato checo, o Valasská Rally, acabou por ser dramático com a morte de três espectadores.No primeiro troço do dia, Lukás Lapdavský que ocupava a 29ª posição, ao efectuar um pequeno salto numa zona que se atinge os 150km/h, perdeu o controle do seu Mitsubishi colhendo infelizmente três espectadores que estavam mal colocados. Neste trágico acidente, pai e filho perderam a vida juntamente com outro jovem que estava no mesmo local.O piloto também foi levado ao hospital com muitas dores na cervical e peito, estando ainda em observação, mas fora de perigo.A prova foi imediatamente interrompida com a rápida intervenção das equipas de socorro, mas infelizmente nada se podia fazer com as três vitimas deste viloento acidente.Em termos desportivos, Juho Hanninen ultrapassou Evgeny Novikov que foi relegado para a 5ª posição, enquanto que com os pilotos da frente, nada ficou alterado com Kresta a permanecer primeiro, Kopecky em segundo e Pech em terceiro.
Classificação Final:
Ainda pela positiva, fica ainda outra nota de destaque para a recuperação notável de Lewis Hamilton, que depois de ter largado da penúltima fila da grelha conseguiu terminar a prova no quarto lugar, sendo depois "promovido" a terceiro devido à penalização que foi imposta ao italiano da Toyota Jarno Trulli. por este ter ultrapassado Hamilton quando o safety-car ainda se encontrava em pista após o acidente entre Vettel e Kubica.
Trulli ainda pôde fazer a festa do pódio, mas no final os pontos foram mesmo para Hamilton, pelo que o actual campeão do Mundo em título acabou por somar importantes pontos para a temporada que agora começa. Será bom recordar que os pontos ainda são, afinal, o principal factor de classificação no Mundial de F1, ao contrário do que chegou a ser pretensão dos dirigentes da FIA. Mas se do Grande Prémio da Austrália ficam desde já algumas notas a retirar que assinaram prestações para esquecer, a começar pelos homens da Ferrari. Quem também não ficará por certo com boas recordações desta passagem pela pista de Melbourne é o alemão Sebastien Vettel já que os comissários de prova determinaram que foi ele o culpada do acidente em que se envolveu com Robert Kubica, tendo penalizado o piloto da Red Bull com a queda de 10 lugares na grelha de partida da próxima prova do Mundial, a disputar na Malásia.
A equipa de Ross Brawn garantiu a dobradinha a três voltas do final, e depois de Button e Barrichello terem largado da primeira fila da grelha. E quando a três voltas do fim Sebastian Vettel e Robert Kubica se envolveram num acidente entre amboe, eles que eram, respectivamente, segundo e terceiro classificados, o brasileiro Rubens Barrichello pôde recuperar a segunda posição, com Jarno Trulli, da Toyota, no terceiro posto à frente de Lewis Hamilton. Trulli, porém, viria a ser penalizado por ter ultrapassado o piloto britânico da McLaren quando o safety-car ainda se encontrava em pista, o que permitiu a Hamilton chegar aos lugares do pódio, exactamente no último degrau correspondente ao terceiro lugar.
No final da corrida, Jenson Button afirmou "Acho que parece sempre mais fácil do que é. As primeiras voltas da corrida foram muito boas e pude manter um bom ritmo, mas quando o safety car saiu tive que ter extrema atenção para garantir que pneus se mantivessem aquecidos", disse.
Classificação da Corrida:
01 Jenson Button Brawn-Mercedes
02 Rubens Barrichello Brawn-Mercedes
03 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes
04 Timo Glock Toyota
05 Fernando Alonso Renault
06 Nico Rosberg Williams-Toyota
07 Sebastien Buemi STR-Ferrari
08 Sebastien Bourdais STR-Ferrari
09 Adrian Sutil Force India-Mercedes
10 Nick Heidfeld BMW Sauber
Filipe Albuquerque e Armando Parente pelo A1 Team Portugal no Algarve
A corrida mais esperada da época para o A1 Team Portugal aproxima-se a passos largos: o Vodafone A1GP Algarve vai ter lugar no fim-de-semana de 10 a 12 de Abril no Autódromo Internacional do Algarve. Filipe Albuquerque é o piloto oficial da equipa portuguesa, enquanto Armando Parente foi novamente chamado pela formação lusa para dar continuidade ao projecto FPAK A1 Team Portugal Júnior Team.Filipe Albuquerque vai, tal como tem acontecido ultimamente, lutar pelas vitórias, tendo como objectivo máximo vencer ambas as corridas em casa: “Vou dar o meu melhor para conseguir esse feito. Acho que a equipa merece mas em especial o público português que tenho a certeza vai aderir em massa ao nosso evento no Autódromo Internacional do Algarve”.
Armando Parente, vencedor da ADAC Fórmula Masters na Alemanha em 2008, eleito pelo Jornal Autosport como Piloto do Ano 2008 e pela Revista Auto Hoje como piloto Revelação do Ano 2008, foi chamado pela segunda vez esta temporada ao A1 Team Portugal, depois da sua presença em Sepang na Malásia. O jovem piloto português vai estar em pista nas duas sessões de treinos livres de Sexta-feira e mostra-se bastante entusiasmado por poder estar presente nesta corrida em casa: ”Acho que vai ser um fim-de-semana espectacular de corridas. A oportunidade de voltar a estar ao volante do A1GP deixa-me muito entusiasmado, sobretudo porque o vou fazer junto do público português. Vou tentar fazer o meu trabalho o melhor possível e apoiar ao máximo o Filipe Albuquerque para que consiga o seu objectivo de vencer no Algarve”.
Pedro Matos Chaves, o Director Desportivo do A1 Team Portugal elogia a sua dupla de pilotos: “As provas em Portimão serão muito importantes para nós tentarmos passar para a liderança do Campeonato A1GP. O Filipe é um excelente piloto com uma capacidade enorme de se abstrair da pressão de correr em casa. Não tenho dúvidas que vai estar no seu melhor e que vai lutar pela vitória final em ambas as corridas. O Armando é um piloto em ascensão e com muitas qualidades, que terá aqui uma segunda oportunidade de dar o seu contributo à Equipa Nacional e experimentar uma vez mais o nosso monolugar. Estou certo que se irá sentir bastante motivado por ter desta vez o apoio dos nossos compatriotas nas bancadas”.
Tragédia no Rali Checo
No que parecia ser o melhor rally do fim-de-semana, na prova de abertura do campeonato checo, o Valasská Rally, acabou por ser dramático com a morte de três espectadores.No primeiro troço do dia, Lukás Lapdavský que ocupava a 29ª posição, ao efectuar um pequeno salto numa zona que se atinge os 150km/h, perdeu o controle do seu Mitsubishi colhendo infelizmente três espectadores que estavam mal colocados. Neste trágico acidente, pai e filho perderam a vida juntamente com outro jovem que estava no mesmo local.O piloto também foi levado ao hospital com muitas dores na cervical e peito, estando ainda em observação, mas fora de perigo.A prova foi imediatamente interrompida com a rápida intervenção das equipas de socorro, mas infelizmente nada se podia fazer com as três vitimas deste viloento acidente.Em termos desportivos, Juho Hanninen ultrapassou Evgeny Novikov que foi relegado para a 5ª posição, enquanto que com os pilotos da frente, nada ficou alterado com Kresta a permanecer primeiro, Kopecky em segundo e Pech em terceiro.
Classificação Final:
1º Roman Kresta PEUGEOT 207 S2000
2º Jan Kopecky SKODA FABIA S2000
2º Jan Kopecky SKODA FABIA S2000
3º Vaclav Pech MITSUBISHI LANCER EVO 9
4º Juho Hanninen SKODA FABIA S2000
5º Evgeny Novikov MITSUBISHI LANCER EVO
Salvador Cabral / BandarraFm
4º Juho Hanninen SKODA FABIA S2000
5º Evgeny Novikov MITSUBISHI LANCER EVO
Salvador Cabral / BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário