terça-feira, 28 de abril de 2009

Delphi suspende turno da noite

Empresa da Guarda informou funcionários da decisão na sexta-feira .
A partir de hoje 30 trabalhadores vão ficar em casa por tempo indeterminado. A redução de encomendas foi a justificação dada A fábrica Delphi da Guarda, que fabrica cablagens para o sector automóvel, suspende a partir de hoje e por tempo indeterminado a laboração do turno da noite.

Segundo José Ambrósio, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas (STIMM), de Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu, a administração da empresa decidiu 'suspender o turno da noite', o que faz com que 'cerca de trinta trabalhadores fiquem em casa', 'Os restantes dez trabalhadores do mesmo turno [que labora entre as 00h00 e as 7h00] vão ser distribuídos pelos dois turnos diurnos, o primeiro, entre as 7h00 e as 15h40 e o segundo das 15h40 às 23h50', contou.

José Ambrósio referiu que a decisão foi tomada na passada sexta-feira e comunicada aos operários 'por um responsável de turno, com base na decisão da direcção da empresa', Salientou que a directora de Recursos Humanos da Delphi da Guarda, confrontada com a situação, confirmou a decisão ao Sindicato e alegou que a medida foi tomada 'porque actualmente há uma redução nas encomendas', devido à actual crise económica.Disse que a responsável informou que a suspensão da laboração do turno da noite 'tanto poderá durar um dia ou dois, como uma semana ou duas, tudo depende dos pedidos dos clientes da fábrica',

José Ambrósio referiu que os cerca de trinta operários que ficam temporariamente em casa, 'recebem o salário na mesma', mas aqueles que mudaram de turno 'deixam de receber o subsídio nocturno, o que, nalguns casos, significa uma redução de cerca de 150 euros mensais', O sindicato vai acompanhar o evoluir da situação na empresa que emprega cerca de 960 trabalhadores, garantiu o sindicalista.

O mesmo dirigente salientou que os operários têm 'preocupações em relação ao futuro', e apelou ao Governo 'para que, uma vez mais, olhe para a Delphi como uma empresa nacional e importante para o distrito da Guarda', pois é a maior unidade empregadora da região. A Delphi da Guarda tem previsto despedir, em Dezembro, cerca de metade dos actuais trabalhadores, cenário que José Ambrósio espera que não se concretize. Com a suspensão do turno da noite, 30 trabalhadores ficam em casa e 10 serão distribuídos pelos turnos diurnos.

Diario XXI

Sem comentários: