terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe Suína - 4 nível de alerta de pandemia

A Organização Mundial de Saúde modificou o alerta de pandemia do nível 3 para o 4, numa escala de 6. Esta alteração representa o reconhecimento de que existe transmissão entre humanos de um vírus capaz de causar um surto ao nível da comunidade. A OMS reviu esta tarde a escala de 6 pontos relativa a ameaças de pandemia.
A OMS utiliza esta escala de 6 pontos de alerta de pandemia como sistema de informação sobre a gravidade de uma ameaça e da necessidade de se lançar progressivamente medidas de combate à doença.
A decisão de alterar o nível de alerta é da responsabilidade da directora-geral da OMS que, para tomar a decisão, recebe conselhos de especialistas de saúde pública de todo o mundo. Esses membros da Organização Mundial de Saúde estiveram esta segunda-feira reunidos durante horas para decidirem sobre a alteração do nível de alerta de pandemia.Ao início da noite, Keiji Fukuda, assistente da directora-geral da OMS, afirmou que nesta altura "o confinamento não é uma opção viável" uma vez que o vírus alastrou a outros países.A OMS recomenda a concentração de esforços na mitigação da doença e afirma que o risco de pandemia não é inevitável. A Organização Mundial de Saúde vai continuar a acompanhar a situação.


As 6 fases do alerta de pandemia da OMS:
Fase 1
Nenhum vírus influenza animal a circular entre animais causou infecções em humanos.
Fase 2
Vírus influenza animal causou infecções em humanos e é por isso uma ameaça potencial de pandemia.
Fase 3
Vírus influenza animal ou humano-animal causa esporádicos casos em pessoas, mas sem transmissões humano-humano, excepto em circunstâncias específicas.
Fase 4
Transmissão entre humanos de um vírus influenza animal ou humano-animal capaz de causar um surto ao nível da comunidade. "A capacidade de causar surtos sutentáveis da doença numa comunidade marca uma alteração significativa no sentido ascendente sobre o risco de pandemia".
Fase 5
O mesmo vírus que causou surto ao nível da comunidade registado em dois ou mais países de uma região. "Enquanto que a maior parte dos países não serão afectados nesta fase, a declaração de Fase 5 representa um sinal forte de que uma pandemia pode estar iminente e que o tempo para finalizar a organização, comunicação e implementação das medidas de mitigação previstas é curto".
Fase 6
O vírus causa surtos sustentáveis ao nível da comunidade em mais do que uma região. "A designação desta fase indica que uma pandemia global está em curso".

Rtp

Sem comentários: