domingo, 26 de abril de 2009

Orientação Vocacional

Todas as pessoas têm o direito de terem uma vida feliz, realizada satisfatoriamente e produtiva. Como é que os pais podem ajudar os filhos a escolherem uma decisão vocacional? Esta é sem duvida uma preocupação da grande maioria de cada família.
N
a base da preocupação partilhada entre pais e filhos na escolha de uma carreira profissional está muitas vezes a ideia, que para ser feliz e viver realizado implica uma vida de grande sucesso profissional e ainda ter tirado um curso superior.
Na verdade não é essa a única maneira de uma pessoa ser feliz e sentir-se realizada. Muitas pessoas encontram outros meios de realização mais importantes sem se empenharem em alcançar um grande sucesso.
Todavia, aqueles que gostam de aprender e aprofundar seus conhecimentos em determinada área é importante prosseguirem os estudos, ingressando no ensino superior. É claro que não é nenhuma chave mágica para abrir todas as portas. Constatamos muitas pessoas licenciadas desempregadas e muitas outras obtendo cursos profissionais com óptimos empregos.

É importante que os pais saibam ajudar os filhos. Essa ajuda poderá incluir, não forçá-los a escolher a profissão que gostaram de ter alcançado mas não conseguiram. Nem convence-los a terem o mesmo trabalho dos pais.

Com certeza, encaminhar para uma profissão mais prática, um jovem desinteressado dos estudos e que tenha chumbado várias vezes pode ser a decisão mais coerente do que teimar em querer que ele siga para um curso superior. Mas é de todo contraproducente desanimá-lo nos seus sonhos e ambições. É muito importante com realismo procurar dialogar e compreender o que vai no interior de cada jovem. Acreditar nos seus sentimentos, nas suas potencialidades, alimentar o seu sonho sem ficar preso apenas a uma possibilidade é permitir no tempo que ele possa construir a sua própria vida com maior auto-estima, confiança, autonomia e criatividade.
Sabemos que todos os pais querem que os filhos sejam felizes e realizados.
Se notar muita indefinição e duvida provavelmente é altura de ajuda junto ao psicólogo com uns testes psicotécnicos. Embora não seja milagreiro, são instrumentos que vão ajudá-lo a conhecer-se melhor, a arrumar as ideias e comparar as suas potencialidades com as dos outros jovens do seu grupo etário.
Desejamos que se sinta à vontade a contactar a Associação de Pais e

Encarregados de Educação para qualquer outro assunto ou alguma dica no desenrolar dessa orientação vocacional do seu filho. Continuamos sempre disponíveis além do horário estabelecido no nosso gabinete, junto ao Palco situado por cima da papelaria da escola, em qualquer horário que lhe seja mais conveniente.
Desejo a todos continuação de um Excelente Ano Lectivo.
Que Deus vos abençoe. Até breve,
O Presidente da Associação de Pais/E.E.
Daniel Alberto Rodrigues da Costa

Sem comentários: