sexta-feira, 1 de maio de 2009

Rotações 01 Maio 2009

Provas em Destaque este Fim-de-Semana:
Slalom de Freixo de Espada à Cinta
500 Milhas Acp
Slalom de Torre de Moncorvo
RaliCross Internacional de Montalegre
Campeonato Nacional de Trial Outdoor
Ataque em Escudeiros a 10 Km de Braga, num cenário bem conhecido dos aficionados da modalidade.
Campeonato Nacional de Enduro Regresso aos trilhos em Rio Maior
Após dois meses de interregno, o Campeonato Nacional de Enduro está de regresso para a sua fase crucial, pois a penúltima jornada disputa-se em Rio Maior.
Campeonatos do Mundo e da Europa de Motocross Cortelha
tudo está preparado para receber uma centena de concorrentes ao “Mundial” MX3 e “Europeu” MX2 de Motocross, que vão dar espectáculo na pista algarvia pelo segundo ano consecutivo

Campeonato Nacional de Quad-Cross
Carlos Pereira regressa a ganhar

Carlos Pereira celebrou o regresso à actividade no “Nacional” de Quad-Cross com o triunfo nas duas mangas Q1, realizadas na pista minhota de Serafão. Nesta primeira jornada do Campeonato 2009, Vítor Soares e Tiago Gomes repartiram as vitórias na classe Q2.
O Quad-Cross está em expansão, foi estabelecido um novo recorde de participantes em provas do "Nacional", pois 37 pilotos alinharam nas corridas disputadas na "Pista do Bi", um rápido traçado com 1500 metros de perímetro. Na classe Q1, para veículos com cilindrada superior a 400cc, Carlos Pereira (bi-campeão em 2006 e 2007) está de regresso aos êxitos. Na primeira manga, com 14 pilotos em pista, inicialmente surgiu em 4.º, mas superou os adversários para "entabular" um duelo com Jonathan Gil. Sensivelmente a meio da prova, Pereira foi para a frente e afastou-se para vencer isolado.

Mas as emoções continuaram intensas pela posse do 2.º lugar – o espanhol Ivan Puime ultrapassou Gil na derradeira volta, mas este conseguiu recuperar a posição no "sprint" final, batendo o adversário directo por apenas três décimos de segundo! Mais atrás, Pedro Teixeira impôs-se a Diogo Campos na discussão do 4.º posto. Na segunda manga Q1, Jonathan Gil voltou a ser mais rápido no arranque, sendo pressionado por Carlos Pereira durante a primeira parte da corrida. Depois, Pereira incrementou o ritmo e passou adiante para ganhar outra vez. Gil voltou a superiorizar-se a Puime por escassa margem, enquanto Jorge Cardoso era agora o 4.º classificado, com curta distância sobre Pedro Teixeira.Na classe Q2 (até 400cc) alinharam 7 pilotos. O actual bi-campeão, Tiago Gomes, fez as despesas da liderança durante mais de metade da corrida, até que a caixa de fusíveis se desapertou e o seu Quad começou a falhar bastante. Apesar disso concluiu a prova, na última posição e a duas voltas do vencedor. Este foi Vítor Soares (campeão em 2006), que ganhou com apreciável vantagem sobre Leandro Ferreira e Ricardo Sousa.

Na segunda manga Q2, Tiago Gomes comandou durante todo o tempo da corrida, sendo acompanhado na primeira meia-dúzia de voltas por Vítor Soares, para depois escapar ao adversário. No duelo pelo 3.º posto, desta vez Ricardo Sousa impôs-se a Leandro Ferreira.
Na nova classe de Quad Basic competiram 7 pilotos. João Silva ganhou folgadamente as duas mangas, sempre secundado por Pedro Loureiro. Na primeira corrida Valter Vasconcelos desistiu logo na segunda volta, mas na restante manga foi 3.º classificado, posição ocupada por Josué Cunha na anterior.Finalmente, 9 jovens pilotos dos escalões Infantis e Iniciados partilharam a pista. Sandro Pais venceu as duas corridas, seguido de João Santos, e Diogo Moura na 3.ª posição. Entre os Infantis, Henrique Alves foi sempre o melhor representante, terminando nos 4.º e 5.º lugares da "geral".Após este auspicioso arranque, o Campeonato prossegue dentro de quinze dias, a 10 de Maio, numa pista que já constitui um "ex libris" da modalidade – em Fernandinho, nas imediações de Torres Vedras.

Campeonatos do Mundo e da Europa de Trial
Campeão ganhou em Chaves

O espanhol Toni Bou, campeão do mundo de Trial em título, venceu o G.P. de Portugal, disputado em Chaves. O percurso traçado nas imediações do Aeródromo de Chaves, com quinze zonas de obstáculos a cumprir em duas voltas, revelou-se adequado à mestria dos pilotos envolvidos, merecendo elogios de dirigentes e participantes nesta segunda jornada do Campeonato do Mundo. Em acção estiveram 51 pilotos, repartidos por três classes.Actual bi-campeão do mundo e líder do Campeonato antes desta prova, Toni Bou dominou as operações. Na primeira volta só penalizou 5 pontos, e na segunda "limpou" o percurso, pelo que chegou ao fim com aquela pontuação total. Já o seu maior rival, a antecessor na posse da coroa, Adam Raga, foi segundo classificado com 13 pontos.

A completar o pódio, exclusivamente composto por pilotos espanhóis, Albert Cabestany registou 21 pontos.Na classe Júnior, levou a melhor o espanhol Alfredo Gomez, com 14 pontos, apenas menos um que o britânico Alexz Wigg, enquanto o italiano Matteo Grattarola foi 3.º com 19 pontos. O português Pedro Maia, que tinha previsto alinhar nesta classe, não participou devido a indisposição física.Na classe Youth, para jovens até aos 18 anos de idade, o inglês Jonathan Richardson foi o vencedor, registando menos 5 pontos que o francês Tanguy Mottin.
O campeão nacional, Pedro Sousa, foi 17.º classificado, mas viu a acção prejudicada pelo facto de ser o segundo piloto a passar no percurso (pois os pilotos da Youth eram os primeiros a partir).

Sousa teve desempenho positivo, apesar de sentir maiores dificuldades nas zonas situadas junto do ribeiro, onde a moto patinava bastante. Quanto a Diogo Vieira, a cumprir a sua primeira aparição a este nível do "Mundial", foi 22.º e último classificado, numa prova que constitui acima de tudo uma experiência muito útil para a sua evolução.Como já ficou dito, este Trial de Chaves começou no Sábado, com a jornada inaugural do Campeonato da Europa, reunindo 41 concorrentes. O espanhol Alfredo Gomez foi o vencedor, totalizando 3 pontos de penalização, contra 7 do segundo colocado, o italiano Matteo Grattarola. Na classe Júnior, o britânico Jonathan Richardson venceu e convenceu. Nesta classe, ainda em adaptação ao percurso, Pedro Sousa e Diogo Vieira fecharam a tabela, respectivamente nos 21.º e 22.º lugares, enquanto Pedro Maia foi o único participante na classe Internacional.O Campeonato do Mundo de Trial prossegue a 16 e 17 de Maio, com o G.P. da Grã-Bretanha.

Classificações da Prova:
"Mundial":

1.º Toni Bou (Montesa) 5 pontos;
2.º Adam Raga (Gas Gas) 13;
3.º Albert Cabestany (Sherco) 21;
4.º Jeroni Fajardo (Beta) 29;
5.º Marc Freixa (Gas Gas) 38;

Classe Júnior:
1.º Alfredo Gomez (Montesa) 14;
2.º Alexz Wigg (Beta) 15;
3.º Matteo Grattarola (Sherco) 19;
4.º Guillaume Laniel (Gas Gas) 23;

Classe Youth:
1.º Jonathan Richardson (Sherco) 15;
2.º Tanguy Mottin (Gas Gas) 20;
3.º Maxime Warenghien (Sherco) 26;
4.º Hakon Pedersen (Sherco) 27;
5.º Luca Cotone (Beta) 29; …
17.º Pedro Sousa (Gas Gas) 79; …
22.º Diogo Vieira (Gas Gas) 93.

CAMPEONATO
"Mundial":

1.º Toni Bou (Montesa) 57 pontos;
2.º Adam Raga (Gas Gas) 54;
3.º Albert Cabestany (Sherco) 43;
4.º Jeroni Fajardo (Beta) 37;
5.º Takahisa Fujinami (Montesa) 36;

Troféu Júnior:
1.º Alexz Wigg (Beta) 57;
2.º Alfredo Gomez (Montesa) 54;
3.º Matteo Grattarola (Sherco) 43;
4.º Jack Challoner (Beta) 37;
5.º Guillaume Laniel (Gas Gas) 29;

Troféu Youth:
1.º Jonathan Richardson (Sherco) 60;
2.º Tanguy Mottin (Gas Gas) 49;
3.º Maxime Warenghien (Sherco) 40;
4.º Pere Borrellas (Gas Gas) 37;
5.º Luca Cotone (Beta) 33;
6.º Jonathan Walker (Sherco) 30.

CAMPEONATO DA EUROPA
Classificações da Prova:
"Europeu":

1.º Alfredo Gomez (Montesa) 3;
2.º Matteo Grattarola (Sherco) 7;
3.º Loris Gubian (Gas Gas) 10;
4.º Alexandre Ferrer (Sherco) 14.

Júnior 125cc:
1.º Jonathan Richardson (Sherco) 10;
2.º Tanguy Mottin (Gas Gas) 16;
3.º Jonathan Walker (Sherco) 16;
4.º Carlos Traviesa (Gas Gas) 17;
… 21.º Pedro Sousa (Gas Gas) 73;
22.º Diogo Vieira (Gas Gas) 92.

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: