Rali de Portugal: Loeb e Armindo vencem
51ª Vitória, mais um record para Sebastien Loeb que faz equipa com Daniel Elena e que ao volante do Citroen C4 da Citroen Total WRT faz no Vodafone Rally de Portugal o pleno no Mundial de 2009, após as quatro provas já disputadas-O francês venceu com mestria o Ford Focus RS WRC 08 da BP Ford Abu Dhabi WRT tripulado por Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen, 2ºs classificados.No último degrau do podium Daniel Sordo/Marco Marti no segundo Citroen C4 da Citroen Total WRT.Se na sexta-feira, primeiro Sordo e depois Hirvonnen ainda passaram pelo comando, nas classificativas de sábado, mais extensas, mais duras e também mais selectivas, o penta campeão já não deu hipóteses a ninguém e partiu para a derradeira etapa com uma vantagem de 26,8s e com o caminho aberto para a vitória.O espectacular Peter Solberg fez “das tripas coração” ao volante do Citroen Xsara, mesmo comum carro mais antigo o 4º lugar foi seu…
51ª Vitória, mais um record para Sebastien Loeb que faz equipa com Daniel Elena e que ao volante do Citroen C4 da Citroen Total WRT faz no Vodafone Rally de Portugal o pleno no Mundial de 2009, após as quatro provas já disputadas-O francês venceu com mestria o Ford Focus RS WRC 08 da BP Ford Abu Dhabi WRT tripulado por Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen, 2ºs classificados.No último degrau do podium Daniel Sordo/Marco Marti no segundo Citroen C4 da Citroen Total WRT.Se na sexta-feira, primeiro Sordo e depois Hirvonnen ainda passaram pelo comando, nas classificativas de sábado, mais extensas, mais duras e também mais selectivas, o penta campeão já não deu hipóteses a ninguém e partiu para a derradeira etapa com uma vantagem de 26,8s e com o caminho aberto para a vitória.O espectacular Peter Solberg fez “das tripas coração” ao volante do Citroen Xsara, mesmo comum carro mais antigo o 4º lugar foi seu…
Os finlandeses vieram mesmo para voar no Rali de Portugal. Depois de Latvala no segundo dia foi a vez de Gronholm também capotar com o Impreza WRC. A desistência ficou a dever-se ao facto de o motor se calar pouco depois do capotanço.Também na ligação (junto a Almodovar) houve um acidente bem complicado. Rene Kuipers, ao volante de um Focus WRC, desrespeitou as regras de trânsito e ao ultrapassar diversos carros chocou de frente com uma pick-up. Piloto e navegador foram de pronto assistidos por médicos que se encontravam no local, mas a assistência (helicóptero) demorou mais de 30 minutos a chegar para levar os ocupantes do carro de ralis para o hospital.
Classificação Rali:
1. S Loeb/D Elena FRA Citroen C4
Classificação Rali:
1. S Loeb/D Elena FRA Citroen C4
2. M Hirvonen/J Lehtinen FIN Ford Focus RS
3. D Sordo/M Marti ESP Citroen C4
4. P Solberg/P Mills NOR Citroen Xsara
5. H Solberg/C Menkerud NOR Ford Focus RS
6. M Østberg/O Unnerud NOR Subaru Impreza
7. F Villagra/J Diaz ARG Ford Focus RS
8. K Al Qassimi/M Orr UAE Ford Focus RS
9. A Araújo/M Ramalho POR Mitsubishi Lancer
10 M Prokop/J Tománek CZE Mitsubishi Lancer
Mundial WRC Pilotos;
Mundial WRC Pilotos;
1º S. Loeb 40 pts,
2º M. Hirvonen 30 pts,
3º D. sordo 23 pts,
4ºs P. Solberg/H. Solberg 14 pts.
Armindo Araújo/Miguel Ramalho ao volante do Mitsubishi Lancer EVO IX vieram a Portugal confirmar a boa prestação de Chipre e a vitória no P-WRC no Vodafone Rally dá-lhe o comando no Mundial de Produção, sendo também fortemente ovacionado pelo muito público no Estádio do Algarve pelo seu 9º lugar da geral. O piloto português fez um Rally de Portugal com “muita cabeça”, fruto da experiência que adquiriu nesta três temporadas internacionais e que o salvaguardaram de exageros.Logo praticamente no inicio da prova ficou mais tranquilo com a desistência do seu principal adversário no campeonato, o Skoda S2000 de Sandell, mas teve sempre uma concorrência muito forte, que não o deixavam tranquilo no comando, mas que foi sempre capaz de “por em sentido”!O muito público que ao longo dos três dias o incentivou e que na Super Especial final do Estádio do Algarve o ovacionou fortemente, também pelo seu 9º lugar da geral, mereceu o espectáculo e merece a sua liderança no Mundial de Produção...
2º M. Hirvonen 30 pts,
3º D. sordo 23 pts,
4ºs P. Solberg/H. Solberg 14 pts.
Armindo Araújo/Miguel Ramalho ao volante do Mitsubishi Lancer EVO IX vieram a Portugal confirmar a boa prestação de Chipre e a vitória no P-WRC no Vodafone Rally dá-lhe o comando no Mundial de Produção, sendo também fortemente ovacionado pelo muito público no Estádio do Algarve pelo seu 9º lugar da geral. O piloto português fez um Rally de Portugal com “muita cabeça”, fruto da experiência que adquiriu nesta três temporadas internacionais e que o salvaguardaram de exageros.Logo praticamente no inicio da prova ficou mais tranquilo com a desistência do seu principal adversário no campeonato, o Skoda S2000 de Sandell, mas teve sempre uma concorrência muito forte, que não o deixavam tranquilo no comando, mas que foi sempre capaz de “por em sentido”!O muito público que ao longo dos três dias o incentivou e que na Super Especial final do Estádio do Algarve o ovacionou fortemente, também pelo seu 9º lugar da geral, mereceu o espectáculo e merece a sua liderança no Mundial de Produção...
“O sonho realizou-se. Ganhei o PWRC no Rali de Portugal e passei para a frente do campeonato. Melhor era impossível. Sabemos que nesta competição não podemos andar sempre em ritmo de ataque, é preciso saber gerir o desgaste do carro e foi isso que fizemos neste rali, bem como nas provas anteriores. Sempre que forcei um pouco, os meus adversários cederam e hoje limitei-me a gerir a vantagem. Mas acaba por ser complicado, pois ouvimos todos os barulhos do carro, mesmo aqueles que ele não faz, mas que nós imaginamos que está a fazer”, disse Armindo Araújo.Subir ao degrau mais alto do pódio foi “maravilhoso. Tenho de agradecer a toda a equipa, que tem feito um trabalho fantástico, bem como o apoio dos meus patrocinadores e do público português que me apoiou ao longo dos três dias nas especiais. Estamos na frente do campeonato e a estratégia para as próximas provas vai ser igual, impor um ritmo forte, mas sem exagerar. O prémio máximo está guardado para Outubro e espero ganhá-lo”, finalizou o piloto.
Classificação Rali:
1º A. Araújo/M. Ramalho (Mitsubishi) 4:15:31.6 (º da geral),
2º M. Prokop (Mitsubishi) a 1:07.1,
3º E. Brynildsen (Mitsubishi) a 1:13.1.
Mundial P-WRC;Classificação Rali:
1º A. Araújo/M. Ramalho (Mitsubishi) 4:15:31.6 (º da geral),
2º M. Prokop (Mitsubishi) a 1:07.1,
3º E. Brynildsen (Mitsubishi) a 1:13.1.
1º Armindo Araujo 23 pts,
2º P. Sandel 20 pts,
3ºs M. Prokop e E. Brynildsen 14 pts
Kosciuszko venceu o JWRC
2º P. Sandel 20 pts,
3ºs M. Prokop e E. Brynildsen 14 pts
Kosciuszko venceu o JWRC
Numa competição que se revelou muito pouco interessante, Michael Kosciuszko ao volante do Suzuki Swift S1600 dominou nos Junior do Mundial.Com uma vantagem substancial de 6:06.5 para o 2º classificado, Kevin Abbring (Renault Clio), Kosciuszko sai da prova portuguesa no comando do J-WRC.Na terceira posição terminou Hans Weijs, em Citroen C2, já a mais de 9 minutos do vencedor. O francês Bonato também deixou o rali por despiste. O piloto do Suzuki saiu numa zona rápida acabando por acertar num fotógrafo credenciado pela organização, ficando com pernas e braços partidos. "Estava num local onde nunca um carro de ralis iria parar", dizia um espectador que viu o acidente.
Classificação:
1 Michal KOSCIUSZKO
2. Kevin ABBRING
3. Hans WEIJS
4. Luca GRIOTTI
5. Alessandro BETTEGA
6. Simone BERTOLOTTI
Pascoal venceu no CPR e é o novo líder do campeonato
O piloto de Amarante, Victor Pascoal veio ao Vodafone Rali de Portugal recolher uma boa prestação para o Campeonato de Portugal de Ralis. Ricardo Teodósio que ao volante do Mitsubishi dominou praticamente desde o primeiro dia o CPR, acabou por sofrer um atraso nas derradeiras classificativas, quando parou para assistir outros concorrentes que tinham capotado e não permitiam a passagem do algarvio.Não fora a saída de estrada no final das classificativas de sábado e Teodósio teria a possibilidade de garantir o 1º lugar no nacional, mas fica com muito mérito na 2ª posição e terminar entre os vinte primeiros na prova do mundial, é obra!
Mas a vitória de Victor Pascoal assenta “como uma luva” para as contas do campeonato, pois as suas participações no 207 S2000 contam normalmente com a forte oposição do campeão nacional Bruno Magalhães, que desistiu logo no primeiro dia do Rali de Portugal.“Estamos muito satisfeitos com esta vitória. Vencer uma prova do Campeonato é muito bom, ainda para mais sendo o Rally de Portugal. A liderança no CPR é um prémio para toda a Equipa que esteve muito bem ao longo dos quatro dias. Queria também agradecer a todos os meus patrocinadores, e este desfecho também é para eles”, disse Vítor Pascoal. Também Mário Castro demonstrou o seu contentamento com o resultado do Amarante Rally Team: “Foi difícil, pois tivemos que lutar mesmo até ao fim, até ao estádio do Algarve! A estratégia que tínhamos definido antes da prova funcionou, e a Equipa está toda de parabéns”.
Classificação final (CPR)
1º (13º) Vitor Pascoal/Mário Castro - Peugeot 207 S2000
2º (14º) Ricardo Teodósio/Pedro Conde - Mitsubishi Lancer Evo IX
3º (18º) Pedro Rodrigues/Daniel Araújo - Subaru Impreza N12
4º (21º) Adruzilo Lopes/José Janela - Subaru Impreza N14
5º (27º) Luis Cardoso/José Rodrigues - Mitsubishi Lancer Evo VIII
6º (29º) Rui Lousado/Luis Assunção - Mitsubishi Lancer Evo VIII
7º (32º) Nuno B. Pereira/Nuno R. Silva - Subaru IMpreza N14
8º (35º) Francisco B. Leite/Luis Ramalho - SEAT Leon TDI
9º (36º) Manuel Coutinho/Manuel Babo - Mitsubishi Lancer Evo VI
10º (40º) João F. Ramos/Jorge Carvalho - Renault Clio RS
Classificação do Campeonato Absoluto
1º Vitor Pascoal - 23
2º Pedro Rodrigues - 15
3º Ricardo Teodósio - 13
4º Bruno Magalhães e Adruzilo Lopes – 10
Salvador Cabral/BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário