segunda-feira, 6 de abril de 2009

Sismo em Itália provoca milhares de desalojados

A região de Abruzzo, a 90 quilómetros da capital italiana, foi abalada esta madrugada por um sismo que atingiu a magnitude de 6,3 na escala de Richter. O último balanço provisório dava conta de que 40 pessoas tinham morrido, e dezenas estavam dadas como desaparecidas. Há ainda a registar milhares de desalojados.

O epicentro do sismo deu-se no subsolo da cidade de L'Aquila, a cinco quilómetros de profundidade, às 03h30 locais (02h30 de Lisboa). Na cidade de L'Aquila, com 60 mil habitantes e a mais atingida pelo abalo, registaram-se vários desmoronamentos, grande parte dos prédios caiu e os poucos que ainda estão em pé encontram-se em risco de derrocada. Seis horas antes um outro terramoto, de intensidade 4,3, tinha sido sentido na região de Pescara, a norte de Itália.
Venezuela e Timor atingidos por terramotos esta madrugada
Esta noite outros dois sismos foram sentidos noutras zonas do Planeta.
Na Venezuela, um terramoto de 4,5 na escala de Richter abalou o norte do país e atingiu os arredores de Caracas. Não há conhecimento de vítimas apenas de danos materiais.
Também Timor-Leste foi atingido por um abalo de magnitude 5,4 na escala de Richter. O epicentro deu-se no fundo mar, a 179 quilómetros a Oeste da capital timorense Díli. Não há conhecimento de vítimas ou danos materiais.

Rtp

Sem comentários: