quarta-feira, 8 de abril de 2009

Rotações 08 Abril 2009

Corrida mais curta de que há historia na F1

Superiorizando-se numa corrida que viu o seu final antecipado devido a uma chuvada que alagou a pista malaia Jenson Button venceu o Grande Prémio da Malásia. Õ piloto britânico nem começou da melhor forma a prova de hoje, dado que, apesar de arrancar da pole-position, viu-se, após as duas primeiras curvas, na quarta posição e atrás de um lentíssimo Fernando Alonso. Enquanto isso, Nico Rosberg e Jarno Trulli dispararam na liderança, começando a construir uma vantagem para os seus perseguidores, que eram liderados pelo espanhol da Renault.
No entanto, Alonso, com o seu carro bastante pesado, não pôde resistir durante muito tempo a Button, tendo este iniciado de imediato uma recuperação assim que se viu livre do carro de Enstone. O piloto inglês aproximou-se bastante dos líderes da corrida, sem nunca se mostrar capaz de os atacar mas, ao ser dos três primeiros o último a entrar nas boxes, acabou por ascender ao primeiro lugar, passando a dominar a corrida. Com Button no comando prova, a grande questão era saber quando iria começar a chover, dado que as nuvens que pairavam sobre o circuito de Sepang garantiam que, mais tarde ou mais cedo, iriam descarregar todo o seu peso.
Kimi Raikkonen, que rodava nos pontos, foi o primeiro a arriscar, tendo montado pneus de chuva, quando ainda não caia pingo de água, o que acabou por comprometer definitivamente a prova do finlandês, dado que esteve em pista quatro voltas sem que chovesse, o que o obrigou a perder muito tempo e a destruir os seus pneus. Quando, finalmente, começou a chover, ao contrário do esperado, não foi com a intensidade que normalmente se verifica em Sepang, o que trocou as voltas às equipas, que montaram pneus de chuva nos seus carros. Só Timo Glock, que se atrasou no arranque, tinha apostado em pneumáticos intermédios e rapidamente mostrou que era ele que estava certo ao rodar mais de três segundos mais rápido que todos os outros. O piloto da Toyota rapidamente se transformou numa ameaça à liderança de Button, tendo este se visto obrigado a regressar às boxes para montar os necessários pneus intermédios, à semelhança do grosso do pelotão. No entanto, pouco depois a chuva aumentaria a sua intensidade, passando os intermédios a não darem conta da água que circulava pelo circuito, tendo Glock sido dos primeiros a montar pneumáticos de chuva.

Desta feita Button foi rápido a reagir e trocou para os pneus certos, mantendo a liderança frente a um surpreendente Nick Heidfeld que, fruto de uma só paragem e com os pneus certos, tinha ascendido ao segundo lugar. O piloto alemão viria a ser suplantado por Timo Glock, mas a corrida seria interrompida com a bandeira vermelha, o que garantiria a vitória a Button, o segundo lugar a Heidfeld e o terceiro ao jovem da Toyota, dado que nesta situação é a volta anterior à mostragem da bandeira vermelha que conta para a definir a classificação final. Jarno Trulli, que foi um dos contendores aos lugares no pódio enquanto a pista permaneceu seca, garantiu o quarto posto, superiorizando-se por curta margem a Rubens Barrichello. Mark Webber, que também foi um dos animadores da corrida, assegurou o sexto lugar, tendo Lewis Hamilton, com uma boa prova, e Nico Rosberg, que foi caindo na classificação com as diversas paragens nas boxes, fechado os lugares pontuáveis.

Dado ter sido completado menos de setenta e cinco porcento das voltas, só foram atribuídos metade dos pontos, mas nem estes os pilotos da Ferrari conseguiram alcançar, depois de, uma vez mais, terminaram fora dos oito primeiros, sendo este o pior início de temporada por parte da equipa de Maranello desde 1992. A Fórmula 1 regressa dentro de duas semanas, desta feita para disputar o Grande Prémio do Bahrein, esperando-se mais uma corrida plena de emoções, dado que os carros de 2009 parece ser capazes de se ultrapassarem e criar situações espectaculares.

Classificação Corrida:
1. Button Brawn GP
2. Heidfeld BMW Sauber
3. Glock Toyota
4. Trulli Toyota
5. Barrichello Brawn GP
6. Webber Red Bull-Renault
7. Hamilton McLaren-Mercedes
8. Rosberg Williams-Toyota
9. Massa Ferrari
10. Bourdais Toro Rosso-Ferrari
Campeonato de Pilotos:
1. Button 15
2. Barrichello 10
3. Trulli 8.5
4. Glock 8
5. Alonso 4
6. Heidfeld 4
7. Rosberg 3.5
8. Buemi 2
9. Webber 1.5
10. Bourdais \ Hamilton 1
Campeonato de Construtores:
1. Brawn GP 25
2. Toyota 16.5
3. Renault 4
4. Williams-Toyota 3.5
5. BMW-Sauber 4
6. Toro Rosso-Ferrari 3
7. Red Bull-Renault 1.5
8. McLaren-Mercedes 1

José Merceano Soma e Segue

Na segunda prova do Troféu Regional de Ralis de Alenquer 2009 a dupla formada por José Merceano e Francisco Pereira (Mitsubishi Lancer Evo IV) continuou com a sua onda de vitorias na edição de 2009 do Rali dos Carreiros.A prova que decorreu nas redondezas da localidade de Carreiros (concelho das Caldas da Rainha) tinha como um dos principais atractivos, a dúvida sobre se algum dos seus rivais conseguia derrotar José Merceano nesta segunda prova do troféu que era disputada num troço de terra batida de cerca de 9 km (4 especiais). Mas, cedo se percebeu que José Merceano vinha decidido a dominar a prova e logo na primeira especial da manhã consegui vencer com uma vantagem de cerca de 13 segundos para o segundo classificado que foi Carlos Valentim (Ford Escorth RS Cosworth).

Ainda na primeira especial começou-se a notar um dos imperativos desta prova que foi a quantidade elevada de desistências, como foram os casos de Abílio Palma que destruiu parte da traseira do seu Toyota KE 20 ao embater logo no início da especial aquando da passagem por uma pequena ponte. Outros dos desistentes na primeira especial foram Paulo Gonçalves (Peugeot 205 GTI), Eduardo Silva (BMW E36) com problemas na caixa de velocidades, ou ainda Gilberto Costa (Golf) com problemas mecânicos.

A segunda especial já teve uma história diferente visto que Carlos Valentim conseguiu vencer com uma vantagem de cerca de 3 segundos sobre José Merceano que teve uma ligeira saída de estrada. Esta especial também ficou marcada pela desistência de Pedro Carmo (Subaru Impreza) que tinha feito o terceiro lugar na primeira especial mas que se viu com problemas mecânicos que o impossibilitou de continuar em prova. Outros dos desistentes desta especial foram Mário Pires (Toyota Celica) e António Segurado (Mitsubishi Lancer Evo IV), ambos com problemas mecânicos.Para as duas classificativas da tarde, José Merceano levava uma vantagem de cerca de 10 segundos sobre o segundo classificado e imprimiu um ritmo que lhe permitiu gerir a sua vantagem e ao mesmo tempo vencer as duas especiais da tarde aumentado inclusive a sua vantagem sobre Carlos Valentim que assim terminou o rali com uma desvantagem de 21,84s para a José Merceano, grande vencedor da prova.

Na terceira posição da geral ficou António Nunes (Ford Sierra Cosworth) com uma desvantagem de 1m11,14s, no quarto posto ficou Ricardo Pinheiro (Toyota Celica) e a terminar o TOP 5 ficou Rodolfo Ribeiro (Ford Sierra Cosworth), já com uma desvantagem de 1m41,43s para o primeiro classificado.Ao nível das duas rodas motrizes é de referir que o vencedor da tracção dianteira o vencedor foi Daniel Nunes (Citroen AX GTI) ao conseguir um brilhante 8º posto na geral e, na tracção traseira o vencedor foi Adérito Santos (Ford Escort RS 2000) ao conseguir a 14ª posição da geral.O troféu Regional de Ralis de Alenquer segue no próximo mês com a realização do Rali de Sobral de Monte Agraço, sendo que a prova será disputada durante dois dias, no fim de semana de 9 e 10.

Classificação:
1º José Merceano / Francisco Pereira - Mitsubish Evo IV
2º Carlos Valentim / Luís Ribeiro - Ford Escort Cosworth
3º António Nunes / Rui Marques Ford Sierra Cosworth
4º Ricardo Pinheiro / Ricardo Marques - Toyota Celica GT4
5º Rodolfo Ribeiro / Filipe Fernandes - Ford Sierra Cosworth
6º Felipe Belmiro / David Crispim - VW Golf Rally
7º Daniel Ferreira / Marco Gomes - BMW 325 IX
8º Daniel Nunes / Carlos Ramiro - Citroen AX GTi

Salvador Cabral / BandarraFm

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