Campeonatos da Europa e Nacional de Todo-Terreno
Mário Patrão e Paulino Cruz triunfam no Algarve
A Baja Terras D’el Rei teve como vencedores absolutos Mário Patrão nas motos, e Paulino Cruz nos quad. A prova algarvia proporcionou um bom espectáculo de Todo-Terreno, com grande animação na luta pelos lugares cimeiros, nesta jornada também pontuável para o Campeonato da Europa de Bajas.Nas hostes motociclísticas, 98 concorrentes alinharam à partida em Monte Gordo, dos quais 39 em moto, 43 nos quads e 16 na nova categoria dedicada aos "UTV-Buggy", que fez aqui a sua estreia no "Nacional" de Todo-Terreno com estatuto de Troféu. Esta foi a segunda prova do Campeonato lusitano, e a primeira do "Europeu" de Bajas, tendo comparecido 15 pilotos estrangeiros (6 nas motos e 9 nos quads).
O pelotão usufruiu de boas condições para a prática da modalidade, pois a chuva caída até Sexta-feira deixou o terreno livre de pó para os sectores selectivos a disputar no fim-de-semana. No Sábado ainda caíram alguns chuviscos do céu nebulado, mas hoje o dia esteve solarengo, pelo que o piso proporcionou boa tracção. Após o Prólogo realizado na Sexta-feira, na etapa de Sábado foram disputados dois sectores selectivos, e mais um no Domingo – para efeitos de Campeonato, os resultados de cada dia funcionam de forma independente, sendo atribuídas outras tantas pontuações.
Nas motos, Paulo Gonçalves e Gustavo Gaudêncio foram os mais rápidos no primeiro sector selectivo (SS1), mas ambos conheceriam problemas no segundo troço de Sábado – Gonçalves desistiu a contas com problemas eléctricos, enquanto Gaudêncio se afundava na classificação também devido a problemas na sua moto. O mais rápido no SS2 seria António Maio, mas o piloto alentejano estava fora de combate para os lugares cimeiros, pois o seu tempo foi acrescido em 37 minutos de penalização por não ter efectuado o Prólogo.Terceiro mais rápido no SS1 e segundo no seguinte, Fernando Ferreira acabou por levar a melhor nesta etapa de Sábado, batendo Mário Patrão por apenas 45 segundos, tendo ambos rodado sem contratempos assinaláveis.
No 3.º lugar surgia o melhor classificado da classe TT1, David Megre, enquanto Ruben Faria renunciava no SS2 na sequência de problemas com o travão traseiro.No sector selectivo de encerramento, António Maio efectuou o melhor tempo, com 1m01s sobre Ruben Faria, tendo este acabado com o pneu traseiro muito desgastado. Na luta pela vitória absoluta na prova impôs-se Mário Patrão, (3.º nesta etapa), apesar de uma queda no início do troço, pois conseguiu ultrapassar Fernando Ferreira (5.º na etapa), que caiu duas vezes. O piloto de Seia ganhou a Baja apenas com 41 segundos de vantagem sobre Ferreira.
Em termos de Campeonato da Europa – no qual só pontuam pilotos especificamente inscritos para essa competição – dois portugueses estão no topo da tabela, com Fernando Ferreira diante de David Megre.Ao 3.º lugar do pódio absoluto subiu Fausto Mota, que conciliou rapidez e grande regularidade ao longo da prova, e foi também o vencedor da classe TT1, batendo Pedro Oliveira apenas por 11 segundos, e David Megre por 2m27s. Mais atrás, no 6.º posto absoluto, classificou-se Luís Portela de Morais. Em termos de Troféu, João Rosa impôs-se entre os Veteranos (foi 12.º da "geral") e na Promoção levou a melhor Jorge Delfino. Referência ainda para Paulo Gonçalves que, uma vez resolvidos os problemas na sua moto, voltou à carga e foi o 4.º mais rápido na etapa final.
Nos Quads, Carlos Pereira começou por ser o mais veloz no SS1, diante de Paulino Cruz e Filipe Leal. Todavia, Pereira terminou esse troço já afectado por problemas mecânicos, que não conseguiu resolver antes do SS2 e se agravaram, obrigando o piloto a moderar drasticamente o andamento, pelo que caiu imenso na tabela classificativa. Então, Paulino Cruz foi o mais rápido e ascendeu ao comando, posição que manteria hoje, pois voltou a dominar as operações para consolidar o triunfo na Baja.
Sempre situado no lote dos mais rápidos, Filipe Leal culminou a sua boa actuação com a conquista do 2.º lugar final, seguido por Roberto Borrego, este também o melhor da classe "Stock". Nas posições seguintes ficaram, por esta ordem, Valério Gonçalves, João Simões e Valter Vasconcelos. O 7.º e melhor da classe Q1 foi António Moreira, logo seguido na "geral" pelo primeiro da classe Promoção, Nuno Rodrigues.Menção ainda para alguns pilotos de topo que registaram contratempos significativos. Logo no SS1 desistiu João Lopes, pois uma pedra projectada por uma moto atingiu-o num olho; Humberto Pinto e Luís Engeitado ficaram fora de combate nos SS1 e SS2, respectivamente, devido a problemas mecânicos nos seus quads.No que respeita ao "Europeu" de Quad-Bajas, Paulino Cruz é o comandante após esta prova inaugural, enquanto João Nazareth surge no 3.º posto, em igualdade de pontos com o 2.º classificado.
Entre os UTV – Buggy, João Carvalho começou por liderar o pelotão no SS1, mas desistiria no seguinte. Apenas seis dos 16 concorrentes completaram a etapa de Sábado, com Manuel Agonia na frente, ele que foi o mais rápido no SS2. Este piloto voltou hoje a ditar a sua lei no SS3, pelo que foi o destacado vencedor da Baja nesta categoria, com um total de 9h06m11s. No 2.º lugar ficou Nuno Carvalho, a 25m35s do vencedor, seguindo-se Nuno Van Uden, a 56m13s, e Alberto Costa, a 1h05m25s do primeiro classificado.
Campeonato Nacional de Supermoto
Marcos Baqueiro entra a vencer
Marcos Baqueiro ganhou as duas mangas da jornada inaugural do Campeonato Nacional de Supermoto. No Kartódromo de Alcanede, o piloto espanhol foi sempre o primeiro nas corridas que reuniram quinze concorrentes, muito empenhados na busca do melhor resultado.Normalmente, os circuitos de Supermoto integram uma parte de asfalto e outra, mais pequena, em terra. Porém, os terrenos circundantes da pista de Alcanede apresentavam-se demasiado lamacentos, devido à chuva caída nos dias anteriores, pelo que a organização decidiu utilizar apenas a mancha de asfalto deste kartódromo ribatejano. Em benefício da acção hoje não choveu, embora a pista estivesse húmida no início da jornada.
O espanhol Marcos Baqueiro, bem conhecido pelo seu envolvimento na Velocidade nacional, decidiu também "fazer uma perninha" no Supermoto, ele que já em 2008 tinha disputado uma prova da modalidade nesta mesma pista. Mais rápido nos treinos, Baqueiro liderou todo o tempo da primeira manga de corrida (15 minutos mais 2 voltas), para vencer com quase cinco segundos de avanço sobre o segundo colocado, Nuno Pinto. Este também cedo ficou isolado no 2.º posto, pelo que o confronto mais animado travou-se pelo 3.º lugar, com Fábio Assis a bater Luís Ferreira por escassos três décimos de segundo.Numa pista bastante sinuosa, a segunda manga foi mais interessante de seguir. Apesar de Marcos Baqueiro ter comandado novamente desde o arranque até à bandeirada de xadrez, a diferença para os imediatos perseguidores foi bastante mais pequena – na meta, superou em pouco um segundo no cronómetro. Por outro lado, Fábio Assis e Luís Ferreira reeditaram o seu particular duelo, desta vez pela 2.ª posição, com o mesmo resultado da corrida anterior e outra vez por escassa diferença – quatro décimos de segundo – favorável a Assis.
Mais atrás, um estreante no "Nacional", Luís Charana, conseguiu agora o 4.º lugar (tinha sido 6.º na manga anterior), levando a melhor no confronto directo com Nuno Pinto, que teve um desempenho menos profícuo.Em acção estiveram também quatro pilotos de Minimotos. Hélder Batista ganhou sem contestação as duas mangas, sempre secundado por Duarte Figueiredo, que averbou uma queda na segunda corrida. Quanto ao "Troféu Séries", não houve corridas por falta de participantes.Após esta prova de abertura, o "Nacional" de Supermoto irá prosseguir a 17 de Maio, no Kartódromo de Almeirim.
Mini-Supermoto
1.ª Manga:
Hélder Batista, 12 voltas em 12m42,5s;
2.º Duarte Figueiredo, a 12,5;
3.º Rodrigues Ferreira, a 37,5;
3.º Luís Moreira, a 37,7.
2.ª Manga:
1.º Hélder Batista, 12 voltas em 12m27,1s;
2.º Duarte Figueiredo, a 27,5;
3.º Rodrigues Ferreira, a 37,7;
4.º Luís Moreira, a 45,1.
Salvador Cabral / BandarraFm
Mário Patrão e Paulino Cruz triunfam no Algarve
A Baja Terras D’el Rei teve como vencedores absolutos Mário Patrão nas motos, e Paulino Cruz nos quad. A prova algarvia proporcionou um bom espectáculo de Todo-Terreno, com grande animação na luta pelos lugares cimeiros, nesta jornada também pontuável para o Campeonato da Europa de Bajas.Nas hostes motociclísticas, 98 concorrentes alinharam à partida em Monte Gordo, dos quais 39 em moto, 43 nos quads e 16 na nova categoria dedicada aos "UTV-Buggy", que fez aqui a sua estreia no "Nacional" de Todo-Terreno com estatuto de Troféu. Esta foi a segunda prova do Campeonato lusitano, e a primeira do "Europeu" de Bajas, tendo comparecido 15 pilotos estrangeiros (6 nas motos e 9 nos quads).
O pelotão usufruiu de boas condições para a prática da modalidade, pois a chuva caída até Sexta-feira deixou o terreno livre de pó para os sectores selectivos a disputar no fim-de-semana. No Sábado ainda caíram alguns chuviscos do céu nebulado, mas hoje o dia esteve solarengo, pelo que o piso proporcionou boa tracção. Após o Prólogo realizado na Sexta-feira, na etapa de Sábado foram disputados dois sectores selectivos, e mais um no Domingo – para efeitos de Campeonato, os resultados de cada dia funcionam de forma independente, sendo atribuídas outras tantas pontuações.
Nas motos, Paulo Gonçalves e Gustavo Gaudêncio foram os mais rápidos no primeiro sector selectivo (SS1), mas ambos conheceriam problemas no segundo troço de Sábado – Gonçalves desistiu a contas com problemas eléctricos, enquanto Gaudêncio se afundava na classificação também devido a problemas na sua moto. O mais rápido no SS2 seria António Maio, mas o piloto alentejano estava fora de combate para os lugares cimeiros, pois o seu tempo foi acrescido em 37 minutos de penalização por não ter efectuado o Prólogo.Terceiro mais rápido no SS1 e segundo no seguinte, Fernando Ferreira acabou por levar a melhor nesta etapa de Sábado, batendo Mário Patrão por apenas 45 segundos, tendo ambos rodado sem contratempos assinaláveis.
No 3.º lugar surgia o melhor classificado da classe TT1, David Megre, enquanto Ruben Faria renunciava no SS2 na sequência de problemas com o travão traseiro.No sector selectivo de encerramento, António Maio efectuou o melhor tempo, com 1m01s sobre Ruben Faria, tendo este acabado com o pneu traseiro muito desgastado. Na luta pela vitória absoluta na prova impôs-se Mário Patrão, (3.º nesta etapa), apesar de uma queda no início do troço, pois conseguiu ultrapassar Fernando Ferreira (5.º na etapa), que caiu duas vezes. O piloto de Seia ganhou a Baja apenas com 41 segundos de vantagem sobre Ferreira.
Em termos de Campeonato da Europa – no qual só pontuam pilotos especificamente inscritos para essa competição – dois portugueses estão no topo da tabela, com Fernando Ferreira diante de David Megre.Ao 3.º lugar do pódio absoluto subiu Fausto Mota, que conciliou rapidez e grande regularidade ao longo da prova, e foi também o vencedor da classe TT1, batendo Pedro Oliveira apenas por 11 segundos, e David Megre por 2m27s. Mais atrás, no 6.º posto absoluto, classificou-se Luís Portela de Morais. Em termos de Troféu, João Rosa impôs-se entre os Veteranos (foi 12.º da "geral") e na Promoção levou a melhor Jorge Delfino. Referência ainda para Paulo Gonçalves que, uma vez resolvidos os problemas na sua moto, voltou à carga e foi o 4.º mais rápido na etapa final.
Nos Quads, Carlos Pereira começou por ser o mais veloz no SS1, diante de Paulino Cruz e Filipe Leal. Todavia, Pereira terminou esse troço já afectado por problemas mecânicos, que não conseguiu resolver antes do SS2 e se agravaram, obrigando o piloto a moderar drasticamente o andamento, pelo que caiu imenso na tabela classificativa. Então, Paulino Cruz foi o mais rápido e ascendeu ao comando, posição que manteria hoje, pois voltou a dominar as operações para consolidar o triunfo na Baja.
Sempre situado no lote dos mais rápidos, Filipe Leal culminou a sua boa actuação com a conquista do 2.º lugar final, seguido por Roberto Borrego, este também o melhor da classe "Stock". Nas posições seguintes ficaram, por esta ordem, Valério Gonçalves, João Simões e Valter Vasconcelos. O 7.º e melhor da classe Q1 foi António Moreira, logo seguido na "geral" pelo primeiro da classe Promoção, Nuno Rodrigues.Menção ainda para alguns pilotos de topo que registaram contratempos significativos. Logo no SS1 desistiu João Lopes, pois uma pedra projectada por uma moto atingiu-o num olho; Humberto Pinto e Luís Engeitado ficaram fora de combate nos SS1 e SS2, respectivamente, devido a problemas mecânicos nos seus quads.No que respeita ao "Europeu" de Quad-Bajas, Paulino Cruz é o comandante após esta prova inaugural, enquanto João Nazareth surge no 3.º posto, em igualdade de pontos com o 2.º classificado.
Entre os UTV – Buggy, João Carvalho começou por liderar o pelotão no SS1, mas desistiria no seguinte. Apenas seis dos 16 concorrentes completaram a etapa de Sábado, com Manuel Agonia na frente, ele que foi o mais rápido no SS2. Este piloto voltou hoje a ditar a sua lei no SS3, pelo que foi o destacado vencedor da Baja nesta categoria, com um total de 9h06m11s. No 2.º lugar ficou Nuno Carvalho, a 25m35s do vencedor, seguindo-se Nuno Van Uden, a 56m13s, e Alberto Costa, a 1h05m25s do primeiro classificado.
Campeonato Nacional de Supermoto
Marcos Baqueiro entra a vencer
Marcos Baqueiro ganhou as duas mangas da jornada inaugural do Campeonato Nacional de Supermoto. No Kartódromo de Alcanede, o piloto espanhol foi sempre o primeiro nas corridas que reuniram quinze concorrentes, muito empenhados na busca do melhor resultado.Normalmente, os circuitos de Supermoto integram uma parte de asfalto e outra, mais pequena, em terra. Porém, os terrenos circundantes da pista de Alcanede apresentavam-se demasiado lamacentos, devido à chuva caída nos dias anteriores, pelo que a organização decidiu utilizar apenas a mancha de asfalto deste kartódromo ribatejano. Em benefício da acção hoje não choveu, embora a pista estivesse húmida no início da jornada.
O espanhol Marcos Baqueiro, bem conhecido pelo seu envolvimento na Velocidade nacional, decidiu também "fazer uma perninha" no Supermoto, ele que já em 2008 tinha disputado uma prova da modalidade nesta mesma pista. Mais rápido nos treinos, Baqueiro liderou todo o tempo da primeira manga de corrida (15 minutos mais 2 voltas), para vencer com quase cinco segundos de avanço sobre o segundo colocado, Nuno Pinto. Este também cedo ficou isolado no 2.º posto, pelo que o confronto mais animado travou-se pelo 3.º lugar, com Fábio Assis a bater Luís Ferreira por escassos três décimos de segundo.Numa pista bastante sinuosa, a segunda manga foi mais interessante de seguir. Apesar de Marcos Baqueiro ter comandado novamente desde o arranque até à bandeirada de xadrez, a diferença para os imediatos perseguidores foi bastante mais pequena – na meta, superou em pouco um segundo no cronómetro. Por outro lado, Fábio Assis e Luís Ferreira reeditaram o seu particular duelo, desta vez pela 2.ª posição, com o mesmo resultado da corrida anterior e outra vez por escassa diferença – quatro décimos de segundo – favorável a Assis.
Mais atrás, um estreante no "Nacional", Luís Charana, conseguiu agora o 4.º lugar (tinha sido 6.º na manga anterior), levando a melhor no confronto directo com Nuno Pinto, que teve um desempenho menos profícuo.Em acção estiveram também quatro pilotos de Minimotos. Hélder Batista ganhou sem contestação as duas mangas, sempre secundado por Duarte Figueiredo, que averbou uma queda na segunda corrida. Quanto ao "Troféu Séries", não houve corridas por falta de participantes.Após esta prova de abertura, o "Nacional" de Supermoto irá prosseguir a 17 de Maio, no Kartódromo de Almeirim.
Mini-Supermoto
1.ª Manga:
Hélder Batista, 12 voltas em 12m42,5s;
2.º Duarte Figueiredo, a 12,5;
3.º Rodrigues Ferreira, a 37,5;
3.º Luís Moreira, a 37,7.
2.ª Manga:
1.º Hélder Batista, 12 voltas em 12m27,1s;
2.º Duarte Figueiredo, a 27,5;
3.º Rodrigues Ferreira, a 37,7;
4.º Luís Moreira, a 45,1.
Salvador Cabral / BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário