terça-feira, 28 de abril de 2009

Rotações 28 Abril 2009

Miguel Nunes a primeira vitoria

A dupla do Team Tomiauto Competições/Total Miguel Nunes/Victor Calado estrearam-se a vencer no Campeonato da Madeira de Ralis ao triunfarem no V Rali da Calheta, a terceira prova da época de 2009 realizaram uma boa prestação nas estradas da zona oeste da ilha, levando a melhor sobre os campeões Alexandre Camacho/Pedro Calado que à entrada para a segunda secção foram forçados a abandonar com problemas na bomba de água.Alexandre Camacho foi líder, ganhando 4 especiais, com Miguel Nunes a ter também um bom desempenho, registando bons tempos, muito perto de Camacho.Com os campeões de fora, Miguel Nunes ficou mais tranquilo e com grande à vontade venceu quatro das cincos especiais da tarde, terminando o rali com um vantagem para Filipe Freitas/Daniel Figueiroa a dupla do Renault Clio S1600, que não tiveram uma boa entrada no rali mas que acabariam por subir um lugar depois do abandono de Camacho.

Depois de duas exibições menos conseguidas nas provas anteriores, sobretudo no Porto Santo, Filipe Freitas voltou a mostrar que é o principal candidato ao 3º lugar e o melhor de entre os S1600 em cada rali.O lugar mais baixo do pódio foi para João Magalhães/Jorge Pereira que, uma vez mais, voltaram a dar-se bem na Calheta, registando uma prestação de grande nível alcançando a vitória no Agrupamento de Produção onde desde a primeira especial se instalaram na liderança.4º e 5º foram Rui Pinto e Vítor Sá respectivamente, com o homem do Mitsubishi Evo X a chegar ao fim do rali nada contente com o rendimento do novíssimo carro do qual continua a não conseguir tirar o melhor rendimento e sem que os homens da Rallyart Itália, presentes na Calheta, encontrem as soluções adequadas.João Silva voltou a estar igual a si próprio, levando o Renault Clio R3 ao 6º lugar, acrescentando ainda ao seu pecúlio de troféus a vitoria na Júnior e nos 2 Litros/2 Rodas Motrizes, ele que andou em luta interessante com Samir Sousa até ao momento em que o jovem piloto do Porto Santo abandonou com problemas no motor do Peugeot S1600.

Rui Fernandes, que voltou a não ter uma exibição à altura dos seus pergaminhos, ficou-se pelo 7º lugar e o quarto no Grupo N.Também uma boa prestação registou o jovem Wilson Aguiar, novamente com Nuno Gomes a navegador, que levou o Citroen C2 ao 8º lugar da Geral e vencendo o Troféu Engº. Rafael Costa, deixando atrás de si, João Ferreira, que no início da época se apresentava como o principal candidato à vitória entre os C2.Duarte Ramos, ainda com algumas dificuldades para encontrar o melhor acerto no Opel Corsa S1600, fechou o top 10.Isabel Ramos/Carina Barros, na estreia do Renault Clio R3, venceram a Taça Feminina, e Filipe Bettencourt/Cora Teixeira venceram a competição particular monomarca reservada aos Citroen Saxo.O Campeonato de Ralis da Madeira ganha mais animação com os dois primeiros separados agora por dois pontos, com as expectativas a concentrarem-se todas no “Rali Município de Santa Cruz” que vai para a estrada nos dias 19 e 20 de Junho.

Classificação Prova:
1º Miguel Nunes / Victor Calado - Peugeot 207 S2000
2º Filipe Freitas / Daniel Figueiroa - Renault Clio S1600
3º João Magalhães / Jorge Pereira - Mitsubishi Lancer EVO IX
4º Rui Pinto / Duarte Lagos - Mitsubishi Lancer EVO IX
5º Vitor Sá / José Camacho - Mitsubishi Lancer Evo X
6º João Silva / Vitor Martins - Renault Clio R3
7º Rui Fernandes / Roberto Castro - Mitsubishi Lancer Evo IX
8º Wilson Aguiar - Citroen C2

Júlio Bastos ganha vantagem

Têm estado carregadas de emoção as provas do Regional Douro, e o Rali Rota do Folar não fugiu à regra., Júlio Bastos desde que se viu na frente, não mais baixou os braços para alcançar a vitória e reforçar a liderança no Regional Douro.Luís Bastos esteve próximo do primeiro lugar, depois de efectuar uma excelente prova, tendo mesmo vencido a derradeira especial.Luís Mota também embora o asfalto não seja o seu terreno de eleição, esteve muito competitivo, e subiu ao pódio.Rui Morais, vencedor do Baião, voltou a efectuar uma boa operação em termos de campeonato, depois de uma prova em que esteve entre os primeiros.António Oliveira sempre regular, somou mais um bom resultado em termos de regional.Jorge Santos venceu entre os concorrentes extra.

Classificação Prova:
1º Julio Bastos / Anibal Pereira - BMW M3
2º Luis Bastos / Paulo Marques - BMW M3
3º Luis Mota / André Mota - Mitsubishi Lancer Evo IV
4º Rui Morais / Rui Teixeira - VW Golf VR6
5º António Oliveira / António Campos - Peugeot 205 GTi
6º Jorge Leite / Estefânio Pinto - Nissan Sunny
7º José Lourenço / Américo Ribeiro - Subaru Impreza 555
8º Filipe Leite / Daniel Ribeiro - Renault Clio

Classificação do Campeonato
1º Júlio Bastos 62
2º Luís Bastos 46
3º Rui Morais 39
4º José Lourenço 39
5º António Oliveira 34
6º José Vieira 32

Nuno Pinto obteve excelente vitória

Excelente vitória em Lagos de Nuno Pinto, com uma condução limpa e sem cometer erros, contando com um excelente Lancer Evo III e também com a sorte, que lhe tem faltado noutras provas.Na sombra de Nuno Pinto andou Pedro Leone durante toda a prova, mas o tempo perdido na primeira especial não foi recuperável, ficando mesmo assim no segundo lugar.O primeiro grande protagonista da prova foi João Monteiro, liderou nas duas primeiras especiais até o motor do Sierra dar problemas e obrigar o piloto a abandonar.Rui Chaparro também foi uma das figuras, contudo o Subaru deu problemas de motor que obrigaram ao abandono.

Subiu também ao pódio, António Lampreia evidenciando um bom andamento, não conseguindo contudo lutar pela vitóriaCom um BMW acabado durante a noite, José Carlos Paté, apresentou-se muito rápido e consistente nesta prova, ficando em 4º lugar.Bruno Andrade mais uma boa prova, levando o Subaru legacy ao 5º lugar, conseguindo superar as dificuldades de uma caixa demasiado longaJá se esperava que Rui Coimbra quando terminasse uma prova ficasse bem classificado, foi o que aconteceu em Lagos, com o piloto do VW Golf a ficar em 6º lugar, sendo o melhor das duas rodas motrizes.José Neves foi outros dos desistentes que passaram pelos primeiros lugares, mas um toque num pontão acabou com as aspirações a um bom resultado, a meio da prova.

Classificação:
1º Nuno Pinto / João Silva - Mitsubishi Lancer Evo III
2º Pedro Leone / Bruno Ramos - Ford Sierra Cosworth
3º António Lampreia / Nelson Ramos - Ford Escort Cosworth
4º José Carlos Paté / José Gago - BMW 325 Ix
5º Bruno Andrade / Ricardo Barretto - Subaru Legacy Turbo
6º Rui Coimbra / José Martins - VW Golf GTi
7º João Tabaio / Rui Ventura - Ford Escort Cosworth
8º Márcio Marreiros / Paulo da Costa - Opel Corsa

Pedro Meireles decidiu apostar nesta nova versão do Impreza para a restante época, o que se traduz num aumento de competitividade no Grupo N.O Rali de Portugal serviu para apresentar a nova decoração do Impreza.Pedro Meireles vai agora ao Sata Rali dos Açores já com a versão 2009 do modelo da Subaru.Dadas as estreitas relações entre a Equipa apoiada pela Galp e a Prodrive, foi possível esta tomada de decisão em tão curto espaço de tempo.

“Penso que é uma decisão acertada para a nossa Equipa, e estamos esperançados que a chegada do novo carro seja um volte-face nos tantos azares que temos tido. Estamos bastante motivados para o futuro”, disse o piloto.Navegado por Jorge Henriques, Meireles já mostrou capacidade para lutar pelas melhores posições do Grupo N, e só uma notória falta de sorte o tem arredado de melhores resultados finais.Agora, com o Subaru Impreza N2009, o piloto de Guimarães quer continuar a lutar pelas posições cimeiras do Agrupamento, de forma a pontuar o mais possível em todas as provas do Campeonato.

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: